14 tecidos de roupas masculinas para sobreviver ao calor

14 tecidos de roupas masculinas para sobreviver ao calor

Brasil, um país tropical abençoado por Deus, bonito por natureza e presenteado com um calor quase constante em todas as épocas do ano.

Mesmo se você morar no Sul do Brasil, provavelmente experimenta ondsa de calor intenso no verão – ou em qualquer outra estação do ano.

Se você mora no Norte, Nordeste ou na região central, sabe que as altas temperaturas raramente vão embora. Pensando nisso, separamos algumas dicas de tecidos ideais para serem utilizados em dias de calor.

Entendendo qual tecido é o ideal para você

14 tecidos de roupas masculinas para sobreviver ao calor

O primeiro passo é verificar a composição dos tecidos nas etiquetas. Para sobreviver ao calor, prefira os tecidos naturais, como seda, algodão, linho e lã, ou mistos com a maior porcentagem de naturais.

A maioria das roupas que encontramos nas lojas são feitas com tecidos sintéticos, como poliéster, poliamida, acrílico. Eles impedem a transpiração e facilitam a proliferação de bactérias, então evite-os ao máximo nos dias mais quentes.

Veja os 14 tecidos de roupas masculinas para sobreviver ao calor:

Algodão

O algodão pode aparecer como a matéria-prima de alguns tipos de tecido que vamos citar a seguir, e a vantagem dele é que, por ser uma fibra natural, não bloqueia a transpiração da pele e consegue evitar a proliferação de bactérias que causam o mau cheiro.

Linho

O linho é feito a partir da planta com mesmo nome é uma excelente opção para o calor. Além de leve, o tecido também é muito estiloso e é tendência no visual masculino. Ele pode ser aplicado em calças, bermudas, blazers e camisas, tem um toque rústico, mas amassa com facilidade. Se você não procura esse efeito, busque tecidos mistos feitos com linho e viscose.

Tencel

14 tecidos de roupas masculinas para sobreviver ao calor

O tencel, apesar de não ser uma fibra muito conhecida, é muito interessante para o calor. Ela é originada a partir da celulose da polpa de árvores e é agradável à pele porque tem a maciez do algodão, o toque da seda, o caimento fluido das fibras de celulose e um leve brilho. Além disso, o tecido resiste bem à umidade!

Seda

A seda é uma fibra natural usada na fabricação de vários tipos de tecidos e é perfeita para ser usada nessa época. Mas se você não tem condições de comprar uma camisa de seda – afinal, esse tipo de camisa custa caro – ou acha que o estilo desse tecido não combina com você, tente buscar um tecido misto de seda com algodão, como o tricoline acetinado ou a cambraia acetinada.

Viscose

A viscose é uma fibra artificial, mas usa a celulose como base e, por isso, é refrescante. Os tecidos 100% viscose costumam ser leves e fluidos porque absorvem a umidade e a transpiração. Infelizmente, peças feitas com esse tecido encolhem com facilidade, e também amarrotam facilmente.

Viscolaycra

14 tecidos de roupas masculinas para sobreviver ao calor

Peças feitas com malha são ótimas para o calor. Aposte em camisetas de malha, bermudas e até mesmo calças neste tecido e você não vai se arrepender. A viscolycra, que é uma mistura de viscose com elastano, é a escolha mais confortável para as épocas mais quentes do ano.

Cambraia

Este tecido pode ser confeccionado com algodão ou linho. Ele é leve, transparente – no caso o de algodão – e normalmente utilizado em camisaria e em roupas infantis. O tecido cambraia de linho é um pouco mais pesado que o de algodão.

Se você precisa trabalhar com uma roupa mais formal, aposte no tecido cambraia de linho para camisas.

Laise

A laise – lê-se “lése” – é um tecido que pode ser usado em camisas, bermudas e outras peças mais “leves”. Normalmente, ele é branco e costuma ser encontrado com uns pequenos furos e um bordado nas laterais. É ideal para roupas femininas, mas também é possível encontrar peças masculinas com este tecido.

Lã Fria

A lã fria é feita de 100% lã, mas adequada ao clima mais quente, perfeito para variações térmicas. O tecido é uma composição de fios muito finos – o que o torna leve, confortável e ideal para roupas de alfaiataria.

É possível encontrar o tecido identificado como Super 100, 120, 150, 180 – quanto maior o número, mais fino o fio – e o mais indicado é o Super 120, que é fresco e resistente. Cuidado: alguns fabricantes misturaram a lã fria com fibras de poliéster para baratear a produção, mas o resultado é uma peça mais pesada e menos maleável e refrescante.

Tricoline

14 tecidos de roupas masculinas para sobreviver ao calor

O tricoline é um tecido de algodão um pouco mais pesado que a cambraia. Também é possível encontrar tricoline o tricoline acetinado, que é feito de algodão,um pouco mais leve que o comum e com aspecto lustroso em um dos lados.

Brim

O brim é um tecido de sarja normalmente feito de algodão e com certa porcentagem de elastano. Apesar de não ser um tecido leve – pelo contrário, ele é grosso e rígido -, ele é muito usado em calças e bermudas, mas, por ser de algodão, é uma opção mais formal para usar no calor.

Sarja acetinada

A sarja acetinada 100% algodão é um pouco mais refinada que o brim porque tem um toque lustroso e um aspecto mais refinado.

Embora o nome sugira, não é um tipo de sarja, apenas se assemelha ao peso da sarja comum e, por isso, tem uma ótima aplicação em calças e peças de alfaiataria.

Cetim

O cetim tem um aspecto brilhante, liso e escorregadio, e é um dos tecidos finos que podem ser feitos com qualquer matéria-prima, como algodão e seda.

Como é mais barato produzir o cetim com poliéster ou poliamida, a maioria das roupas que vemos com esse tecido tem uma pegada de brilho exagerada e, por isso, muitas pessoas torcem o nariz para ele.

É um pouco difícil encontrar um cetim com fibra natural, mas preste atenção no aspecto que ele possui e seu toque. Se for mais macio, sedoso, com um brilho sutil, provavelmente é de melhor qualidade.

Crepe

O crepe também pode ser produzido com vários tipos de fibras, encontrado em seda, algodão, poliéster, viscose. Existe uma infinidade de tipos de tecido crepe – e, inclusive, muitos mudam de nome ao longo dos anos – caracterizado por aspecto granulado, mas bastante leve e fluido. Um dos tipos mais finos, o Crepe Chiffon, é transparente e com textura levemente enrugada. Outro bastante indicado para confeccionar blusas é o Crepe da China, que é opaco e tem ótimo caimento. Procure sempre aquele feito com fibra natural, para não ter o mesmo efeito que o cetim. Esses dois últimos perdem um pouco no quesito frescor se for 100% poliéster ou alguma outra fibra sintética.

Pronto, agora você já consegue sobreviver ao calor escolhendo bem o material da sua roupa!

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »