Como Criar um Look Masculino Minimalista

Estimo Minimalista Masculino

O termo minimalismo se refere a uma série de movimentos artísticos, culturais e científicos que abrangem diferentes momentos do século 20. Que tem como objetivo fazer uso de poucos elementos fundamentais em suas composições.

O minimalismo é um estilo de vida e uma tendência em vários aspectos das expressões visuais e estéticas, desde a moda até as tatuagens, passando pela arquitetura e pelo design. O termo é autoexplicativo. Na moda masculina, o minimalismo utiliza composições de roupas que usam poucos elementos para elaborar um visual completo.

Estampas em camisetas, lavagens especiais em calças e qualquer outro elemento que seja aplicado sobre a peça ficam de fora. No minimalismo, a frase “menos é mais” uma regra de ouro.

Falando assim, para quem não é adepto do estilo, o minimalismo pode parecer sem graça. É comum que muitos homens, inclusive, escolham peças de roupas exatamente por causa de uma estampa maneira ou lavagem descolada.
Contudo, escolher as peças observando unicamente as aplicações pode tirar a atenção que deveria ser dada à forma e aos materiais utilizados para sua confecção. No minimalismo, esse risco é bem menor.

Inclusive, essa é uma estratégia de alguns dos considerados gênios contemporâneos. Homens como Bill Gates, fundador da Microsoft, Steve Jobs, fundador da Apple, e Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, aderiram ao minimalismo quando suas carreiras começaram a decolar.

Em diversas entrevistas dos três, todos comentam sobre o estilo, um ponto em comum nas suas falas. Segundo eles, usar roupas menos elaboradas deixa-os mais criativos.
Isso porque o tempo e a energia que usariam para compor um look, pensar em cores, estampas e combinações é poupado para que sejam aplicados no trabalho. Exatamente por isso, é muito comum que arquitetos, artistas e designers também adotem o estilo minimalista.

Longe da mesmice

Apesar de simples, o estilo minimalista está longe de ser careta. Um erro comum, principalmente entre os novos adeptos, é achar que simplesmente uma calça jeans e uma camiseta dão conta do recado. Em algumas ocasiões, até dá mesmo, mas o minimalismo anda de mãos dadas com a sofisticação, e é essa a principal dica para não ficar na mesmice e destacar-se com o estilo.

Como foi dito, material e forma são pontos extremamente importantes de serem observados na hora de construir um look minimalista. Assim, sempre que possível, busque peças de qualidade. Atentar-se a esses aspectos na hora da compra vai facilitar a composição dos looks posteriormente.

Prefira roupas com corte reto, tipo alfaiataria, e um pouco mais folgadas. Isso vai conferir um aspecto extremamente elegante ao seu visual. Roupas justas podem até combinar com estilos um pouco mais extravagantes, mas, no minimalismo, elas podem te deixar com um aspecto de desleixo.

Costuras que aparecem pouco ou nada também devem ser priorizadas. Uma costura aparente, com a linha na cor errada, pode destoar do look a ponto de prejudicá-lo

Limites do monocromático

Um truque bastante utilizado, e muito eficiente, na hora de montar um look minimalista, em especial para os homens, é apostar na monocromia, ou seja, em um look em que todas as peças tenham a mesma cor. Apesar de simples, os visuais monocromáticos requerem atenção.

Algumas cores, como o azul-marinho, o cinza e o branco, caem superbem nesses casos, transmitindo firmeza e tranquilidade. No caso do azul-marinho, em especial, o tom sobre tom também pode ser uma ótima opção. Para isso, basta escolher peças da mesma cor, com tons diferentes. O mesmo funciona bem com o verde-militar.

O famoso visual todo preto, chamado de all-black é um curinga minimalista, evite muitas peças na composição ou muitos acessórios.

Correntes e pulseiras com cores metálicas já são o suficiente, por exemplo, mas mesmo um relógio de outra cor já vai ajudar a suavizar a aparência. A exceção fica para looks mais esportivos em que se utiliza bermuda. Nesses casos, o look todo preto está liberado.

Confira alguns estilos

Moda Masculina Minimalista

Crédito: ReproduçãoCrédito: Reprodução  Look Masculino Minimalista

Lojas para montar look minimalista

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »