Se você já curte histórias em quadrinhos, sabe que nem só de super-herói as HQs vivem. Muitas histórias de ficção ou não ficção contadas por desenhos e balões se tornaram icônicas sem apresentar um único superpoder. Se você não curte quadrinhos, saiba disso. Quadrinhos são um formato interessante, passam emoções que só o elemento textual presente em um livro “comum” não consegue expressar. E alguns deles são melhores do que a maioria dos livros. Perfeitos para fazer alguém entrar no mundo (e se apaixonar, possivelmente) por HQs.
- HQs que todo homem deveria ler
- 6 HQs da Viúva Negra para ler enquanto você está empolgado com o filme
- 5 razões pra você começar a ler quadrinhos agora
Se você quer saber mais ou ainda não está convencido, talvez as histórias que separamos a seguir façam o trabalho. Se liga nas dicas:
Desvendando os Quadrinhos
Bem, o título já explica por si só o conteúdo da leitura. O autor Scott Mccloud conta de forma genial alguns conceitos do processo criativo na escrita e no desenho de quadrinhos – e um pouco de como a mente humana se comporta com texto e imagem. Se você quer aprender sobre algo novo, vai por mim, essa obra é perfeita.
Onde comprar: Desvendando os Quadrinhos – Scott Mccloud
Maus
A obra do gênio Art Spiegelman relata, na visão do próprio autor, como foi a vida de seu pai, um judeu polonês, durante o regime nazista, dentro e fora dos campos de concentração. O autor brinca com as próprias emoções, e também com as do leitor, ao trazer a narrativa de uma forma mais próxima e ambientada, relatando os personagens como animais de uma forma muito bem pensada. Vale a pena conferir essa que foi a primeira HQ na história a receber o renomado prêmio Pulitzer de jornalismo.
Onde comprar: Maus – Art Spiegelman
V de Vingança
Sempre muito atual, o título traz à tona temas relacionados a liberdade e sociedade, tecendo críticas sociais que com certeza vão te fazer sentir indignação com aspectos tanto do quadrinho quanto da vida real. Com uma história marcante e muito profunda, vale a pena arriscar a leitura. Ah, e ele foi escrito por um cara chamado Alan Moore, que é só um dos melhores de todos os tempos nisso.
Onde comprar: V de Vingança – Alan Moore e David Lloyd
Pílulas azuis
Se você gosta de um bom romance, chegou a sua hora. “Pílulas azuis” é uma espécie de autobiografia em forma de graphic novel que conta uma história de amor. Mas a relação entre os personagens principais muda de rumo após a Cati, a amada de Frederik Peeters (o autor), revelar ser portadora do vírus HIV. A trama é repleta de emoções e com certeza vale a leitura.
Onde comprar: Pílulas Azuis – Frederik Peeters
Persépolis
Outro título emocionante em que a autora Marjane Satrapi conta como foi viver na pele as tensões políticas e culturais da Revolução Iraniana de 1979. Ela destrincha uma realidade em que o regime em ascensão da nova República Islâmica controla como a população deve agir e se vestir. Uma bela crítica social à vida como ela é em muitos países do Oriente-Médio.
Onde comprar: Persépolis – Marjane Satrapi
Batman – A Piada Mortal
Se você quer dar uma chance ao universo das HQs tradicionais, mas não sabe por onde começar, esse título é o ideal. A narrativa traz uma história vista através da ótica do Coringa, vilão mundialmente conhecido por todos. O quadrinho explora toda a sua loucura, tendo um desenvolvimento de personagem sensacional para você que quer mergulhar de cabeça nesse mundo.
Onde comprar: Batman: A Piada Mortal – Alan Moore e Brian Bolland
Sandman
Sabe quem é Neil Gaiman? O cara que escreveu “Coraline”, “Good Omens”, “American Gods” e mais um monte de outras (ótimas coisas) também é o autor de “Sandman” – frequentemente considerado uma das melhores HQs da história. A edição especial de 30 anos traz a história de um cultista que tenta aprisionar a morte para conseguir vida eterna, mas acaba por capturar seu irmão, conhecido por Sonho ou Morpheus. Muita mitologia e ótimo roteiro.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso