Sejamos honestos: quando falamos em livros de autoajuda, sempre pensamos em papagaiadas embrulhadas em uma camada brilhante ilustrada pelo poder do marketing.
- Gosta de ler? Veja os melhores livros que você precisa ler antes de morrer!
- Conheça também 30 razões para ler no seu dia a dia!
- Dê uma olhada também na nossa sugestão de livros para leitura rápida e de qualidade
Obras que comumente carregam páginas e páginas de frases de efeito sem mecânica alguma, ou sequer um caminho prático que você possa realmente trilhar.
Na maioria das vezes, os autores de livros de autoajuda reúnem palavras bonitas em um arranjo motivacional para te fazer acreditar que você pode ter tudo o que quer – mas nunca te mostram realmente omo conseguir fazer isso.
Porém, apesar das falácias na maioria desses livros, é possível encontrar livros de autoajuda que realmente são bons e que podem te ajudar a mudar de vida.
A maioria deles, entretanto, não se encaixa propriamente no setor de “autoajuda”.
Na verdade, boa parte dos livros que falaremos aqui são biografias ou livros que podem te ajudar a montar um caminho melhor para a sua vida, sem, é claro, todas as frases vazias daqueles livros que você já conhece.
Veja nossa seleção de livros de autoajuda que realmente podem te ajudar:
Guia Definitivo Para Não Quebrar a Cara: (ou Pelo Menos Tentar) – o livro do MHM
Os melhores conselhos nem sempre vem em palavras gentis e tapinhas de boa sorte nas costas. Às vezes, o que a gente realmente precisa é de um bom tapa na cara para acordar para a vida. E o propósito deste livro é esse.
Não agredir as pessoas gratuitamente, mas sim levantar sua atenção para algumas boas lições da vida que você talvez tenha ignorado. Ou até mesmo tenha ouvido, mas deixo passar porque se distraiu com a música do momento ou um novo vídeo no YouTube.
Este livro é um convite a prestar atenção novamente a estes bons conselhos. A sentar e refletir sobre algumas cagadas que você fez – ou pode fazer – e que poderiam ser facilmente evitadas. E quem sabe assim você não consegue evitar futuras burradas e viver uma vida mais leve?
O Milagre de Manhã
Este livro fez muito sucesso, e não é por menos. Ele é um excelente exemplo de livros de autoajuda que não são vazios.
Com ele, você pode conhecer o método simples e eficaz que vai proporcionar a vida dos sonhos — antes das 8 horas da manhã!
Hal Elrod, autor da obra, explica os benefícios de acordar cedo e desenvolver todo o nosso potencial e as nossas habilidades.
O milagre da manhã permite que o leitor alcance níveis de sucesso jamais imaginados, tanto na vida pessoal quanto profissional.
A mudança de hábitos e a nova rotina matinal proposta por Hal vai proporcionar melhorias significativas na saúde, na felicidade, nos relacionamentos, nas finanças, na espiritualidade ou quaisquer outras áreas que necessitem ser aprimoradas.
- Veja mais aqui: O Milagre de Manhã
A Coragem de ser Imperfeito
Viver é experimentar incertezas, riscos e se expor emocionalmente. Mas isso não precisa ser ruim.
Como mostra Brené Brown, a vulnerabilidade não é uma medida de fraqueza, mas a melhor definição de coragem. Quando fugimos de emoções como medo, mágoa e decepção, também nos fechamos para o amor, a aceitação e a criatividade.
Por isso, as pessoas que se defendem a todo custo do erro e do fracasso acabam se frustrando e se distanciando das experiências marcantes que dão significado à vida.
Por outro lado, as que se expõem e se abrem para coisas novas são mais autênticas e realizadas, ainda que se tornem alvo de críticas e de inveja.
É preciso lidar com os dois lados da moeda para se ter uma vida plena.
Em sua pesquisa pioneira sobre vulnerabilidade, Brené Brown concluiu que fazemos uso de um verdadeiro arsenal contra a vergonha de nos expor e a sensação de não sermos bons o bastante, e que existem estratégias eficazes para serem usadas nesse “desarmamento”.
Nesse livro, ela apresenta suas descobertas e estratégias bem-sucedidas, toca em feridas delicadas e provoca grandes insights, desafiando-nos a mudar a maneira como vivemos e nos relacionamos.
- Descubra mais aqui: A Coragem de ser Imperfeito
O Poder do Agora
Um dos livros de autoajuda que realmente pode mudar a sua percepção do mundo é O Poder do Agora.
Nós passamos a maior parte de nossas vidas pensando no passado e fazendo planos para o futuro.
Ignoramos ou negamos o presente e adiamos nossas conquistas para algum dia distante, quando conseguiremos tudo o que desejamos e seremos, finalmente, felizes.
Mas, se queremos realmente mudar nossas vidas, precisamos começar neste momento.
Essa é a mensagem simples, mas transformadora de Eckhart Tolle: viver no Agora é o melhor caminho para a felicidade e a iluminação.
Segundo Deepak Chopra, autor de As Sete Leis Espirituais do Sucesso: “Este é um dos melhores livros que surgiram nos últimos tempos. Cada frase transmite verdade e poder.”
E de acordo com o Google:
Para compreender a jornada em direção a O Poder do Agora, a primeira coisa a fazer é deixar para trás nossa mente analítica e nosso falso ego.
Desde o primeiro capítulo subiremos rapidamente para uma altitude mais elevada, onde se respira um ar mais leve, o ar espiritual. Embora seja uma travessia desafiadora, Eckhart Tolle nos guia com sua linguagem simples e facilita o entendimento de conceitos complexos ao escrever no formato de perguntas e respostas.
Combinando conceitos do cristianismo, do budismo, do hinduísmo, do taoísmo e de outras tradições espirituais, Tolle elaborou um guia de grande eficiência para a descoberta do nosso potencial interior.
Esse livro é um manual prático que nos ensina a tomar consciência dos pensamentos e das emoções que nos impedem de vivenciar plenamente a alegria e a paz que estão dentro de nós mesmos.
- Conheça mais sobre o livro aqui: O Poder do Agora
Eu Sou Malala
Este não é um livro de autoajuda, mas certamente ajudou muitas pessoas a compreender o poder da dedicação e da coragem em enxergar além dos muros da nossa visão limitada.
Esta é uma história real de uma família exilada pelo terrorismo global, da luta pelo direito à educação feminina e dos obstáculos à valorização da mulher em uma sociedade que privilegia filhos homens.
Quando o Talibã tomou controle do vale do Swat, uma menina levantou a voz. Malala Yousafzai recusou-se a permanecer em silêncio e lutou pelo seu direito à educação.
Mas em 9 de outubro de 2012, uma terça-feira, ela quase pagou o preço com a vida.
Malala foi atingida na cabeça por um tiro à queima-roupa dentro do ônibus no qual voltava da escola. Poucos acreditaram que ela sobreviveria.
Mas a recuperação milagrosa de Malala a levou em uma viagem extraordinária de um vale remoto no norte do Paquistão para as salas das Nações Unidas em Nova Yor
k. Aos dezesseis anos, ela se tornou um símbolo global de protesto pacífico e a candidata mais jovem da história a receber o Prêmio Nobel da Paz.
- Descubra mais sobre o livro e se encante: Eu Sou Malala
O Poder do Hábito
Ao identificar como um hábito funciona, você é capaz de vencê-lo ou controlá-lo. É este o poder do livro O Poder do Hábito.
O Poder do Hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios é um livro de Charles Duhigg, ex-repórter do New York Times, publicado em Fevereiro de 2012 pela Random House. Explora a ciência por trás da criação e reforma de hábitos.
O livro cita vários casos de sucesso profissionais e traça algo em comum entre todos eles: o fato de que essas pessoas conseguiram ter sucesso focando em padrões que moldam cada aspecto de nossas vidas.
Tiveram êxito transformando hábitos. Com perspicácia e habilidade, Charles Duhigg apresenta um novo entendimento da natureza humana e seu potencial para a transformação.
- Descubra mais aqui: O Poder do Hábito
As coisas que você só vê quando desacelera
Escrito pelo mestre zen-budista sul-coreano Haemin Sunim, As coisas que você só vê quando desacelera é um daqueles raros e tão necessários livros para quem deseja tranquilizar os pensamentos e cultivar a calma e a autocompaixão.
Ilustrado com extrema delicadeza, ele nos ajuda a entender nossos relacionamentos, nosso trabalho, nossas aspirações e nossa espiritualidade sob um novo prisma, revelando como a prática da atenção plena pode transformar nosso modo de ser e de lidar com tudo o que fazemos.
Você vai descobrir que a forma como percebemos o mundo é um reflexo do que se passa em nossa mente. Quando nossa mente está alegre e compassiva, o mundo também está.
Quando ela está repleta de pensamentos negativos, o mundo parece sombrio. E quando nossa mente descansa, o mundo faz o mesmo.
- Veja mais aqui: As coisas que você só vê quando desacelera
Como Fazer amigos e Influenciar Pessoas
O guia clássico e definitivo para relacionar-se com as pessoas.
Não é por acaso que, mais de setenta anos depois de sua primeira edição, depois de mais de 50 milhões de exemplares vendidos, Como fazer amigos e influenciar pessoas segue sendo um livro inovador, e uma das principais referências do mundo sobre relacionamentos, seja no âmbito profissional ou pessoal.
Os conselhos, métodos e as ideias de Dale Carnegie já beneficiaram milhões de pessoas, e permanecem completamente atuais.
Carnegie fornece, nesse livro, técnicas e métodos, de maneira extremamente direta, para que qualquer pessoa alcance seus objetivos pessoais e profissionais.
- Descubra mais sobre a obra aqui: Como Fazer amigos e Influenciar Pessoas
A Boa Sorte
A sorte é uma questão de acaso?
Este livro mostra que, na verdade, a sorte não existe. O que existe é a criação de condições para que ela aconteça. O livro traz a história de dois amigos de infância que não se encontravam há 50 anos.
Um se tornou bem-sucedido e o outro não soube aproveitar muito bem as oportunidades que teve.
O segredo do amigo bem-sucedido está numa fábula contada por seu avô durante a infância e que serviu de lema durante toda sua vida. A
obra de Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes foi publicada em mais de 60 países e procura mostrar como criar as condições certas para obter o sucesso, mesmo em circunstâncias difíceis da vida.
- Veja mais aqui: A Boa Sorte
O Velho e o Mar
Por último não poderíamos deixar de falar de O Velho e o Mar.
Como falamos, não é um livro de autoajuda, mas certamente mudará sua vida.
Para você ter noção da importância da obra, Hemingway, o autor do livro, enviou junto com os originais de O velho e o mar (1952), um bilhete ao seu editor, em que dizia: “Eu sei que isso é o melhor que posso escrever na minha vida toda”.
E ele estava certo. O velho e o Mar garantiu o Pulitzer ao autor em 1953 e, no ano seguinte, o Prêmio Nobel de Literatura.
“É um consenso crítico que O velho e o mar pode ter sido o ‘canto do cisne’ de Hemingway, sua obra-prima depois de um longo período sem boas recepções”, afirma Daniel Puglia, professor do Departamento de Língua Inglesa da USP.
A narrativa é breve, mas forte e impactante. Foi o último livro publicado de Hemingway, e conta a história de Santiago, um velho pescador cubano.
Após 84 dias sem conseguir uma presa, mas instado por um jovem companheiro a continuar tentando. Qualquer informação extra sobre história pode atrapalhar a experiência catártica que é ler O Velho e o Mar.
“A obra é vista como uma alegoria da dificuldade de alcançar o almejado, o sonho do que seria uma grande obra, reconhecida pelos outros”, afirma Puglia.
“Ao mesmo tempo, é uma realização cheia de dor, cheia de pavor, de percalços, do medo de chegar na praia e só encontrar o esqueleto da obra”.
- Compre aqui: O Velho e o Mar
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso