Dwight D. Eisenhower jogava bridge com seus colegas oficiais para as primeiras horas da manhã; Franklin Roosevelt e Thomas Jefferson eram jogadores fanáticos por xadrez; presidentes de Theodore Roosevelt a Harry Truman jogaram pôquer com seus assessores; Abraham Lincoln jogou gamão com seus filhos. Isso só para citar algumas autoridades norte-americanas famosas.
Quase todo grande homem da história tinha um tabuleiro ou jogo de cartas favorito – assim como milhões de homens cujos nomes se perderam no tempo. Isto antes de chegar a era digital.
A origem dos jogos analógicos é uma coisa milenar. Registros de jogos de tabuleiro foram encontrados em todo o mundo – dos astecas a Grécia Clássica. Seja um soldado de infantaria ou rei, os jogos analógicos era uma forma de ajudar os homens passarem o tempo desde o início da civilização.
Hoje em dia, estamos mais propensos a jogar jogos de vídeo nos nossos televisores ou smatphones. Mas jogos de cartas e de tabuleiro ainda podem ser excelentes passatempos, mesmo na nossa era digital. Veja abaixo as 7 razões:
1# Jogos analógicos não precisam de energia – você pode praticá-los em qualquer lugar.
Enquanto os jogos digitais necessitam de eletricidade, ou uma bateria carregada, jogos analógicos podem ser jogados em qualquer lugar, a qualquer hora. São, portanto, excelentes formas de romper o tédio quando as luzes se apagam, quando você estiver acampando, ou quando você está preso no aeroporto e precisa preservar a bateria do seu celular.
2# Jogos analógicos ensinam as crianças habilidades importantes da vida.
Jogos de tabuleiro são uma ótima maneira de se relacionar com a família, e isso é bom para o cérebro dos pequenos. Mesmo os jogos mais simples que não precisam de nenhuma habilidade, pode ensinar a seus filhos coisas como sequenciamento, padrões, contagem e identificação de cor e forma. Inclusive, jogos que incluem uma trilha linear de números comprovadamente aumentam a compreensão numérica de crianças.
Jogos analógicos ensinam as crianças sobre a importância de seguir as direções, se revezar, socializar com os outros – todos os conhecimentos essenciais para ter sucesso na escola e na vida. Um estudo descobriu que os estudantes que jogavam damas desenvolveram maior capacidade de resolver problemas, comunicar e resolver conflitos.
Outra das importantes habilidades que as crianças (e adultos!) ganham em jogos de tabuleiro é aprender a lidar com a perda. Aqui não dá para restartar e começar de novo, somente uma nova partida, mas a derrota já está prevista e devidamente sacramentada pelos presentes.
3# Jogos analógicos oferecem lições de vida para todos.
Jogos analógicos não são educativos só para crianças – para os mais velhos também. Existem basicamente três tipos de jogos: os que são baseados puramente em habilidade/estratégia; aqueles que são baseados inteiramente na sorte; e aquelas que envolvem ambos.
O elemento do acaso mantém as coisas interessantes, e oferece aos jogadores menos habilidosos a esperança, ainda que pequena, de que ainda pode ser capaz de alcançar a vitória, mesmo que se tiver jogando pela primeira vez. Muito diferente dos jogos digitais, onde a prática coloca o jogador em vantagem.
É legal fazer o paralelo dos jogos analógicos com a vida. Em um pôquer, por exemplo, você não escolhe a mão de cartas que vai começar e você não sabe o que vai virar nas próximas rodadas. Os jogadores começam em níveis desiguais, estão sujeitos às correntes de azar, e você tem que encontrar sozinho a melhor maneira de sair vencedor.
Na vida, às vezes as coisas caem em seu favor, e às vezes eles caem contra você. Jogos analógicos são, portanto, um grande lembrete de que algumas coisas estão fora do seu controle, e tudo que você pode fazer é se concentrar em uma coisa dentro de seu controle: a eclosão de uma estratégia para fazer o melhor com o que você tem.
4# Jogos analógicos facilitam a socialização interativa e livre de pressão.
Numa época em que as pessoas, membros da família ou mesmo indivíduos vivendo sob o mesmo teto, muitas vezes têm suas cabeças enterradas em frente a televisões ou computadores, jogos analógicos oferecem a oportunidade de se envolver em alguma atividade animada, com interação face-a-face.
O que é verdade sobre jogos analógicos é que, ao contrário dos games, você não tem que prestar atenção ao que está acontecendo o tempo todo. Isso cria agradáveis momentos para falar sobre o que o que está acontecendo na vida real.
A conversa facilitada por jogos analógicos torna uma ótima atividade para fazer com frequência. O jogo tira a pressão de fazer uma conversa direta – se você tem algo a dizer, você pode dizer tranquilamente, mas se você não fizer isso, você pode voltar sua atenção para o jogo. Isso contribui para um ambiente descontraído e confortável.
5# Jogos analógicos fornecem uma fonte de entretenimento que irá ajudá-lo a dormir melhor à noite.
A luz azul que é emitida a partir de dispositivos eletrônicos, como telefone e televisão pode interferir com o seu ritmo cardíaco e torná-lo difícil de adormecer à noite. Isto posiciona os tabuleiro e jogos de cartas como uma forma excepcionalmente adequado de entretenimento noturno.
6# Jogos analógicos ligam as gerações (e impulsionam o cérebro dos mais velhos).
Não há muitos avós gamemaníacos que saibam jogar um Call of Duty, mas a maioria gostaria de sentar com você para um jogo de cartas. Embora isto fosse frequente no passado, nos dias de hoje é uma raridade. Por causa da maneira como os jogos analógicos facilitam a conversação, estes jogos são sempre uma ótima maneira de falar sobre sua vida e memórias.
Não só cartas são uma ótima maneira de se conectar com as pessoas mais velhas, mas ajuda a desenvolver o seu cérebro ao mesmo tempo. Engajar-se a algo mentalmente estimulante e atividades de lazer pode reduzir o risco da doença de Alzheimer e demência. Então, pratique com seus avôs para reforçar o seu vínculo e ajudar a mente deles a ficarem afiada.
7# jogos analógicos são uma ótima maneira de envolver-se em mais jogo.
Em nosso estressante e excessivamente programado mundo, cada adulto precisa de mais tempo para jogar. Jogos de todos os tipos são uma ótima maneira de relaxar e se divertir, e jogos analógicos, em particular, fazem algumas brincadeiras especialmente benéfica e gratificante por todos os motivos acima mencionados. Você terá que usar sua memória, lógica e imaginação – características que muitas vezes atrofiam no mundo moderno. E você vai experimentar a endorfina das competições, além de socializar com um grupo de pessoas.
Então, o que você está esperando? De vez em quando, desligue o Xbox e seu smartphone. Pegue algumas cartas do baralho ou vá praticar um bom jogo de tabuleiro à moda antiga.
Fonte: Art of Manliness
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso