Vai viajar para curtir umas férias ou até mesmo por um mês por causa do trabalho? Você não precisa largar os exercícios e nem abrir mão da sua rotina de academia por estar fora da sua cidade.
- Veja os melhores abdominais para fazer em casa
- Descubra 10 exercícios físicos que você pode fazer em casa
É claro: se a viagem for apenas por um final de semana ou se você vai passar apenas 4 dias fora, não tem problema algum deixar o treino de lado e relaxar. Sua saúde não vai ser comprometida por isso!
Mas, se a viagem for longa e você quiser manter o corpo em movimento e garantir que seu condicionamento físico não vai ser prejudicada, nós selecionamos alguns exercícios que você pode fazer no quarto do hotel e se manter ativo.
Mas que fique claro: esse treino não vai te fazer ganhar músculos e nem te deixar grande durante a viagem. Na verdade, ele funciona como um treinamento para te manter em movimento e saudável durante as férias.
Dito isso, veja quais são os exercícios principais para se manter em forma nas férias:
Burpees
Um dos exercícios mais básicos, porém extremamente eficaz para movimentar o corpo e se manter saudável. Esse exercício é bastante utilizado em treinos de crossfit, mas, se você nunca o praticou antes, é melhor começar com séries mais curtas.
O burpee é composto de agachamento, flexão de braço, extensão de quadril e salto. Além de malhar essas regiões específicas, ele também te ajuda a manter o condicionamento cardiovascular e a força nos membros superiores e inferiores.
Lembrando: o ideal é fazer os burpees apenas se você já frequenta a academia ou segue uma rotina de exercícios há um tempo.
Se esse é o seu caso, a quantidade de repetições vai variar de acordo com o seu condicionamento físico e capacidade.
Agachamento
Se você quiser, pode fazer o agachamento com algum peso, como, por exemplo, alguns livros empilhados ou até mesmo a mala vazia ou cheia. O importante é realizar o agachamento para manter a força e a resistência nos músculos do quadríceps e dos isquiotibiais e glúteos.
Flexão de braço
É claro que a flexão de braço não poderia ficar de fora. Se você já malha – o que a gente espera que você faça para seguir essas recomendações – deve saber que se quiser uma maior sobrecarga no peito, o ideal é afastar mais as mãos ou elevar os pés. Mas, se o seu objetivo é ativar o tríceps de forma mais intensa, as mãos devem ficar mais próximas uma da outra.
Para intensificar o treino, pode alternar a velocidade e até usar a isometria em alguns pontos do movimento.
Não sabe o que é um exercício isométrico? A gente explica: eles funcionam ao provocar contrações musculares gerando força muscular e prevenindo o aparecimento de lesões – isso acontece porque o corpo fica “parado” em uma posição por um determinado período de tempo.
Por exemplo: você pode encostar as costas na parede e simular estar sentado em uma cadeira, deixando os joelhos dobrados a 90o. Ficar parado nessa posição por 10 segundos, por exemplo, é um mega exercício.
Flexão plantar para as panturrilhas
Basta subir em uma escada e ficar com a ponta dos pés apoiada na extremidade de um degrau. O movimento você já sabe: só é preciso levantar e abaixar os calcanhares.
Prancha
Essa posição é ótima para manter toda a musculatura do core estabilizada e fortalecida. Como falamos acima, é um exercício isométrico que ajuda na ativação dos músculos da região do abdômen e lombar.
Abdominal
Não deixe o abdômen de lado! O treino de abdominal é o mais fácil de ser realizado fora da academia e você nem precisa gastar muitas horas do dia para fazer as suas séries!
Por fim, o mais importante de tudo é aproveitar. Se você está de férias, curta o descanso ao máximo. Isso também é fundamental para a sua saúde, acredite.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso