Todo mundo já passou por isso: derrubou café na roupa de manhã, perdeu o ônibus, pegou trânsito, vacilou na apresentação, entregou um trabalho errado, ouviu bronca do chefe, estourou o prazo de um projeto, ficou esperando o cliente e ele não apareceu, enfim, se você nunca viveu nada disso, vai viver.
- Veja 10 dicas de especialistas para você conseguir um emprego mais rápido
- Descubra como voltar a gostar do seu emprego
Todo mundo já precisou encarar um dia horrível no trabalho.
Isso aconteceu recentemente com você? Veja como sobreviver:
5 Dicas para lidar com um dia horrível no trabalho
Não tome uma grande decisão
A gente só consegue decidir algo com clareza e segurança quando paramos para refletir sobre o assunto e ponderamos bem os prós e contras de cada cenário. Isso não acontece quando estamos estressados, chateados, tristes ou angustiados. E, é claro, isso não acontece quando a nossa única vontade é mandar nosso chefe para “aquele lugar”.
Então, antes de entrar com o pé na porta do seu supervisor e dizer que você se demite, pare, respire, vá para a casa, durma, descanse a cabeça e pondere toda a situação para ver se o melhor é realmente trocar de emprego.
Duvide de si mesmo
Assim como não conseguimos tomar grandes decisões quando estamos nervosos, também não conseguimos enxergar os acontecimentos com clareza na hora que o estresse bate na porta. Então, na hora, é melhor não acreditar em tudo o que você sente.
O jeito que percebemos as coisas é influenciado pelo nosso estado emocional e, quando a gente está só o pó, não conseguimos julgar nada. Por isso, duvide das suas decisões no escritório e fora dele.
Tente ir embora mais cedo
É claro, se você tiver essa possibilidade.
Trabalha em um sistema de banco de horas? Tem liberdade com seu supervisor? Consegue pedir para sair mais cedo? Então, faça isso. O seu dia de trabalho e até a sua imagem no escritório pode ficar comprometida se você resolver continuar por lá extremamente estressado e mal-humorado. Para não perder o controle, tente ir embora.
Cuidado com o jeito que você trata as pessoas
Quando estamos estressados e sem paciência, qualquer pessoa é um alvo. Às vezes, seu chefe não te fez nada, ou o cliente está em um dia ótimo e, mesmo assim, você insiste em agir com grosseria, responder as pessoas com arrogância e até entrar em brigas desnecessárias.
Então, se você não conseguir ser gentil, é melhor evitar conversas. Diga que você está concentrado em uma tarefa, precisa de atenção e não pode conversar com ninguém.
Deixe as tarefas mais difíceis para outro dia
Se você tem algum projeto difícil para entregar, não trabalhe nele em um dia ruim. Escolha as tarefas mais agradáveis, leves e gostosas de fazer quando você não estiver bem, ou estiver estressado por alguma coisa que aconteceu no trabalho.
Por fim, respire fundo. Volte para a casa, fique ao lado das pessoas que você gosta, assista um filme, saia para jantar, tire a sua mente do escritório e, assim, no dia seguinte você vai estar preparado para refletir sobre o que aconteceu e tomar uma boa decisão.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso