Você provavelmente já deve ter sentido este drama: com 20 anos, você bebia, enchia a cara e, no dia seguinte, estava novo em folha. Mas, aos 30 e poucos, o cenário mudou e apenas um copo de cerveja é o bastante para te fazer acordar com um gosto de cabo de guarda-chuva na boca e com a cabeça explodindo.
- Veja 8 coisas que acontecem no seu corpo quando você para de ingerir álcool
- Será que dá pra ser feliz sóbrio?
Será que a idade é realmente o problema? A Dra. Ray, uma médica e colunista do Jornal New York Times, explica o que realmente acontece com o seu corpo quando você bebe depois dos 25 anos.
O verdadeiro “problema” pode ser que você esteja bebendo menos à medida que envelhece, o que reduz sua tolerância ao álcool, disse Lara Ray, professora de psicologia clínica da Universidade da Califórnia, Los Angeles, que pesquisa o alcoolismo. Alguém que quer festejar como um calouro de 20 e poucos anos, mas que leva o estilo de vida de um adulto responsável de 42 anos, simplesmente pode ter perdido a tolerância alcoólica, disse ela.
“A idade pode alterar a regularidade com a qual você bebe”, disse a Dar. Ray. “Se você não foi a uma festa em duas ou três semanas, a sua ressaca pode representar menos sobre a sua idade e mais sobre seu histórico de ingestão de álcool.
A verdadeira causa da ressaca
Além disso, à medida que envelhecemos, perdemos massa muscular, substituindo-a por gordura. A mesma bebida causará mais intoxicação em um corpo com maior teor de gordura em comparação com um mais delgado, disse ela. Mas isso tende a ser verdade para pessoas com mais de 65 anos, e não para pessoas com mais de 30.
Dra. Ray aconselha a beber mais devagar para compensar essa alteração na composição corporal e beber mais água ou outros líquidos para diluir o álcool. Um pico rápido nos níveis de álcool no sangue, seguido de uma queda rápida, faz com que a ressaca seja mais provável, disse ela, evitando que mudanças repentinas ajudem.
A base biológica da ressaca ainda não está clara, disse o Dr. Marc Schuckit, professor de psiquiatria na Universidade da Califórnia, em San Diego. Algumas pessoas pensam que a ressaca, na verdade, é apenas o ato do seu corpo eliminar o álcool; outros pensam que as ressacas são causadas pela desidratação ou por um desequilíbrio de eletrólitos como o sódio, potássio ou magnésio, disse o médico.
Seja qual for a causa, “ele não é bom para você”, disse ele. Ressacas são um sinal de que você está bebendo demais, independentemente da idade.
“Você está sofrendo ressacas ruins por uma causa justificável: seu corpo está reagindo à quantidade de álcool que você está bebendo”, disse ele, acrescentando que ele não gosta de oferecer “cura” para a ressaca das pessoas, porque ele acha que a questão real é prevenção “a única cura para a ressaca é reduzir o consumo de álcool ou simplesmente parar de beber”, reforça.
Ou seja: quer evitar a ressaca? Beba muita água enquanto bebe álcool e durma bem. A receita é a mesma para qualquer idade!
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso