Porque você não deve consumir proteína demais

mingau-whey-monstruoso

É o maior clichê das academias. Muitos adeptos da musculação associam o consumo de proteínas com o ganho de músculos.

Graças ao baixo valor calórico da substância, não se preocupam em consumi-la em excesso, como se não houvessem consequências para o exagero. É só reparar como certas pessoas apostam em uma dieta com muita carne, ovos e muito whey protein.

A princípio parece dar certo. Uma dieta focada em proteína promove uma rápida perda de peso, porém pode ter consequências danosas a longo prazo.

Protein-Powder-e13999361381721

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

O consumo excessivo de proteína pode causar danos nas funções hepáticas e renais, pois produz grande quantidade de ureia e outros compostos que sobrecarregam o fígado e os rins.

Tem mais. Ingerir uma quantidade exagerada de proteína é uma medida inútil já que o organismo acaba não aproveitando toda ela e elimina os excessos através da urina

Outro problema é que, ao comer carnes em excesso, você acaba ingerindo uma quantidade muito grande de gordura, o que faz aumentar o nível do seu colesterol ruim.  Os riscos aumentam depois dos 30.

Segundo um estudo da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, o consumo exagerado de proteína animal – incluindo também ovos, leite e queijo – aumentou em quatro vezes as chances de morte por câncer e diabetes em pessoas na faixa dos 35 aos 58 anos. O percentual é maior do que o associado ao tabagismo.

A dieta da proteína

Whey-Protein-Análise-de-marcas-brasileiras-HQSC

Se consumir proteínas em excesso é ruim, consumir só a substância é pior ainda.  Sem carboidratos, ficamos sem energia. Assim, o fígado tem que trabalhar pra transforma a proteína em combustível para o nosso corpo. Logo, o corpo trabalha mais para compensar a falta dos outros elementos.

Além disso, essa dieta não oferece energia suficiente já que – normalmente – o organismo utiliza gorduras e carboidratos para gerar energia para os exercícios.

Ou seja, seu desempenho cai, seu corpo começa a produzir substâncias tóxicas e, além disso, na ausência de carboidrato, o organismo não é capaz de construir músculos, o que prejudica qualquer treino de hipertrofia.

tomando-shake-610x330

O ideal é que você tenha uma alimentação balanceada que conte com proteínas, carboidratos, gorduras, grãos e frutas. Quanto mais colorido seu prato melhor.

Sem falar que ao invés de dietas extremas, o ideal é que você coma de três em três horas. Afinal, de nada adianta entre em forma e não estar saudável.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »