O que você precisa saber sobre correr na areia

Existe uma curiosidade por parte de algumas pessoas sobre os efeitos de praticar a corrida na praia. Tentamos dar algumas respostas sobre essa prática

A corrida na areia é uma prática que desperta curiosidade em algumas pessoas, levantando dúvidas sobre os reais efeitos do exercício físico na praia. Assim como qualquer terreno, trará benefícios em alguns aspectos, mas o corredor terá dificuldades em outros.

De qualquer forma, a paisagem ajuda e estimula a pessoa, pois além da sensação de bem-estar da atividade há um ambiente que favorece demais essa sensação. A seguir, o que você precisa saber sobre correr na areia e quais os impactos disso no seu corpo.

O impacto é menor sobre as articulações

Esqueleto

Por não se tratar de um terreno tão duro como o asfalto, o impacto sobre suas articulações é menor, poupando seus ossos do desgaste que o solo firme causa a eles. Dá até pra aumentar o volume de exercícios e treinos ao longo da semana, justamente por essa diminuição de impacto.

Exige muito da musculatura

Músculos

A exigência muscular do treino na praia é enorme porque o esforço pra tirar o pé da areia e dar a passada, a chamada propulsão, é bem grande – especialmente na areia fofa. Em razão do terreno irregular, alguns mecanismos dos nossos músculos (os proprioceptores) são estimulados para ajudar a prevenir lesões e dar equilíbrio, o que torna o exercício menos arriscado.

Você ganha mais preparo e resistência

10 Dicas para melhorar o desempenho nas provas corridas

Ao trabalhar a musculatura com um esforço maior, ganharemos mais preparo físico e mais resistência, o que pode ajudar até em outras atividades físicas. Jogadores de futebol, surfistas profissionais e atletas de outros esportes já fizeram e fazem trabalhos específicos na areia para ganhar preparo e resistência de olho no seu desempenho nessas modalidades.

Lesões

Cissé tornozelo

Apesar dos estímulos musculares de prevenção de lesões serem ativados pela corrida na areia, essa atividade não faz com que você esteja menos sujeito a outros tipos de lesão, principalmente de tornozelo. Justamente por ser irregular, a praia pode ter buracos e prejudicar a sua passada, fazendo com que vire o pé.

Cuidado com a inclinação da praia

Praia da Pipa

Para fugir dos buracos e dessa irregularidade da praia, corredores tendem a ir para a areia mais dura, próxima à água. Só que além do impacto maior pelo fato de o solo ser mais duro, precisam prestar atenção na inclinação da praia. Essas áreas geralmente são mais inclinadas, prejudicando a coluna e sobrecarregando um dos lados do corpo.

Descalço ou de tênis?

Correndo na praia

Dispense o tênis. O melhor pra correr na areia é descalço mesmo, a menos que você esteja sentindo algum tipo de lesão nos tendões do pé. Para quem quer algo mais profissional, são indicadas as sapatilhas ou aqueles tênis fivefingers, que farão com que você eventualmente não pise em lixo, cacos de vidro e qualquer outra coisa que possa estar no seu caminho.

Mergulho no mar? Só depois!

No swimming

Nunca cometa o erro de dar um mergulho no mar e depois iniciar sua corrida. A água salgada aumentará a possibilidade de você ter uma bela assadura nas coxas, o que não vai ser nada agradável. Quer lavar a alma no mar? Faça depois da corrida, quando estiver indo embora.

Bruno Rodrigues
Bruno Rodrigues

Paulistano, louco por futebol e jornalista. Necessariamente nessa ordem porque esse sou eu.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso