4 passos simples para fazer uma lista de supermercado

Grocery list

Para os que nunca se acostumaram a ir ao supermercado sozinhos, fazer uma lista de compras pode parecer uma tarefa extremamente difícil. Há quem recomende planilhas de Excel, aplicativos de celular… Mas não precisa de nada disso.

Basta ter o mínimo de organização, além de papel e caneta (ou um celular), e seguir alguns passos muito simples. Listamos quatro coisas que você precisa fazer para chegar à lista de supermercado ideal.

Comece com antecedência

Lista de mercado

Abriu a geladeira e viu que falta suco? Foi procurar a mostarda no armário e viu que não tem? Vá passando pro papel (ou pro celular) esses produtos que estão faltando, ainda que você não vá comprar naquele mesmo dia ou naquela semana. Começar a lista com antecedência ajuda na organização e evita que você esqueça coisas na pressa de fazer uma minutos antes de ir às compras.

Cheque o estoque

Geladeira

Antes de ir ao mercado, dê uma olhada nos armários, na dispensa, geladeira e freezer. Sem essa de “lembro de cabeça o que falta”. Cheque direito seu estoque pra poder passar tudo pra lista e ver o que você necessita comprar.

Veja a validade do que está lá

Validade

Você pode achar que não precisa comprar algo porque tem na sua casa e, consequentemente, não está em falta. Mas a data de validade pode estar muito em cima e você logo precisará jogar aquilo fora. Vá prestando atenção na validade das coisas pra saber se não vale a pena colocar aquele produto na lista, ainda que você tenha no estoque.

Anote marcas e quantidade

Compras

Crédito:Shutterstock

Quando for escrevendo ou sentar pra escrever a lista, anote as marcas dos produtos que você precisa. Às vezes você comprou um produto pelo bom preço, gostou, e pode buscar de novo nas prateleiras. A quantidade também é importante, e por isso é essencial checar o estoque e sair de casa sabendo o que (e uma ideia de quanto) comprar.

Dica bônus: deixe a fome em casa

Aprenda receitas simples e que qualquer um pode fazer

Se você estiver fazendo ou terminando a lista pouco antes de sair para o mercado, evite sair de casa com fome. Há quem acredite que, por estarem com o estômago vazio, pessoas compram mais comida quando vão ao mercado. Você não precisa desse gasto, nem incluir na lista aquilo que você só quer comprar porque está com fome.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »