As corridas de carro mais perigosas do mundo

Alguns circuitos e provas testam os limites dos veículos de quatro rodas. Saiba quais são algumas das mais arriscadas corridas atualmente

Os fãs de corridas de carro já se acostumaram em ver batidas e acidentes que eventualmente acontecem durante as provas. Mas algumas dessas corridas, inclusive famosas e televisionadas, reservam mais choques e representam mais riscos do que outras.

Ralis, provas tradicionais em circuito oval e até eventos com envolvimento de criminosos… O perigo está presente em todos os tipos de desafio sobre quatro rodas. Saiba quais são as corridas mais perigosas do mundo.

Rali Dakar

Rali Dakar

Pra quem não conhece muito bem o Rali Dakar, observar as paisagens e os grandes carros enfrentando o deserto pode parecer muito bacana. Mas a corrida acontece sob temperaturas altíssimas, em terrenos irregulares e com recursos limitados além do próprio veículo. A prova acontecia na Europa e na África, hoje rola na América do Sul.

69 mortes já ocorreram, somando pilotos, profissionais do evento e espectadores. (Sim, a foto é de um caminhão, que são apenas uma parte dos veículos utilizados no Rali Dakar).

Nascar

Nascar

Os circuitos ovais da Nascar são uma verdadeira fábrica de choques e acidentes entre os veículos. Há ainda o risco de algumas partes dos carros voarem no público, que fica bem próximo às grades da pista.

Entre as provas mais tradicionais do automobilismo, a Nascar tem uma das pistas mais mortais e perigosas: a Daytona 500, que já vitimou 36 profissionais (pilotos, fiscais e outras pessoas).

Baja 1000

Baja 1000

Não bastasse ter terrenos irregulares, essa prova disputada no México conta com algumas particularidades. O público interfere no percurso, criando obstáculos aos corredores, como buracos, lombadas, etc.

Há ainda a participação de figuras ilustres como líderes dos cartéis de drogas e pessoas que roubam os corpos de pessoas que morrem na prova – sim, essas histórias já aconteceram.

Pikes Peak

Pikes Peak

Já imaginou uma espécie de escalada na montanha com carros? Pois a Pikes Peak é mais ou menos isso. O objetivo é conseguir chegar ao topo da montanha, que fica a 4.300 metros (em Colorado, Estados Unidos), no menor tempo possível. São 20km de extensão e 156 curvas.

Há quem diga que o circuito, agora todo asfaltado, está curiosamente mais perigoso do que antes, quando havia trechos de terra. Até protótipos podem ser utilizados nesse evento.

East African Safari Rally

East African Rally

Por muito tempo essa prova foi considerada a mais complicada do Campeonato Mundial de Rali. Desde 2003 – por conta da falta de fundos e organização – não faz mais parte do calendário oficial, mas corredores ainda se arriscam naquele que é o desafio sobre quatro rodas mais difícil do continente africano.

O governo do Quênia tenta recolocar a prova, que tem 1000km, no circuito oficial do Mundial.

Bruno Rodrigues
Bruno Rodrigues

Paulistano, louco por futebol e jornalista. Necessariamente nessa ordem porque esse sou eu.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso