Filmes de terror podem te fazer engordar. Descubra o motivo!

Filmes de terror podem te fazer engordar. Descubra o motivo!

Sim. Filmes de terror podem te fazer engordar! E isso vai totalmente contra uma pesquisa recente que disse justamente o contrário.

Assistir a filmes assustadores pode, na verdade, fazer com que uma pessoa procure por alimentos mais gordurosos e ganhe peso, segundo novas pesquisas.

Filmes violentos ou tensos têm provado fazer com que as pessoas fiquem mais estressadas, nervosas e exaustas.

Consequentemente, elas acabam buscando comidas gordurosas para compensar.

Mas os espectadores de comédias românticas ou filmes dramáticos não mostraram a mesma resposta emocional – e não comeram tanto chocolate ou batatas fritas.

Filmes de terror podem te fazer engordar. Descubra o motivo!

Filmes de terror podem levar as pessoas a buscarem consolo na comida como uma forma de atenuar o estresse provocado pelos hormônios aumentados durante o filme, disseram os cientistas.

Pesquisadores disseram que este é o primeiro estudo a investigar o efeito dos filmes em nossas escolhas alimentares e também no nossos apetite.

Estudos anteriores inclusive já ligaram videogames violentos a um aumento no apetite.

Os resultados sugerem que não é apenas ficar parado enquanto assiste o que leva ao ganho de peso, mas o que é mostrado na tela.

O estudo, realizado pela Lebanese American University, em Nova York, envolveu 84 participantes com idades entre 20 e 30 anos que foram designados aleatoriamente para assistir a um filme de terror ou a uma comédia romântica.

Como o estudo funcionou

Filmes de terror podem te fazer engordar. Descubra o motivo!

Antes do estudo, várias medidas foram tomadas, incluindo a frequência cardíaca, pressão arterial e força de preensão, e seus níveis de estresse e apetite foram avaliados.

Os participantes receberam uma bandeja contendo uma variedade de lanches, incluindo pipoca, batatas fritas, biscoitos, chocolate, doces, maçãs, suco de laranja e refrigerante.

Eles foram informados de que poderiam comer o que quisessem, foram deixados sozinhos e não foram observados durante o filme para se sentirem confortáveis.

As pessoas que assistiram ao filme de terror tiveram pontuações mais altos de nervosismo, exaustão e tristeza depois de terem visto o filme, mas o grupo que assistiu a comédia romântica não marcou diferenças significativas.

Nenhum dos participantes do grupo mostrou diferenças nos níveis de apetite ou fome em comparação com o início do filme, de acordo com os resultados publicados em Eating Behaviors.

Filmes de terror podem te fazer engordar. Descubra o motivo!

Mas o grupo que viu o filme de terror tinha comido mais enquanto assistia ao filme, com uma média de 6.45 alimentos em comparação aos 4,93 alimentos devorados pelo grupo que viu a comédia romântica.

Os autores, liderados pelo Dr. Lama Mattar, disseram: “Nossos resultados relataram que os filmes violentos tiveram um efeito agudo estressante e intenso sobre os espectadores, mesmo que assistir a um filme seja uma atividade passiva.”

Completando: “Os participantes do grupo experimental pontuaram mais nas subescalas de nervosismo e exaustão em comparação com os escores da linha de base, enquanto os controles não mostraram nenhum aumento nesses escores”.

Dos 42 participantes do grupo experimental, 62% consumiram mais de dois itens gordurosos e 71,4% consumiram mais de dois itens salgados.

Não houve diferença significativa no consumo de itens açucarados entre os dois grupos.

“Esse resultado implica que o ganho de peso e a obesidade associados ao tempo de tela podem não apenas ser atribuídos ao fato de que é uma atividade sedentária, mas também um aumento associado em lanches densos em energia”, disseram os autores.

Conclusão

Filmes de terror podem te fazer engordar. Descubra o motivo!

Basicamente, este novo estudo não contradiz o estudo anterior que afirmava que filmes de terror podem te ajudar a emagrecer.

Afinal, a tensão do filme pode acelerar o seu metabolismo e te ajudar a perder algumas calorias.

Porém, pelo estresse e pelas outras substâncias liberadas durante o filme, você pode acabar comendo coisas mais gordurosas para compensar o estresse – o que pode te fazer engordar.

Bom, no fim das contas a nossa opinião continua sendo a mesma: assista aos filmes que você gosta e seja feliz.

Todos os dias, novas pesquisas surgem por aí te dizendo o que você deve ou não fazer, então, é melhor seguir uma vida saudável por desejo próprio, e não por incentivo de terceiros.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »