Conheça o surpreendente treino do THOR, o Chris Hemsworth, para Vingadores!

Conheça o surpreendente treino do THOR, o Chris Hemsworth, para Vingadores!

Rumo ao lançamento de Vingadores: Ultimato, Chris Hemsworth, o Thor, aparece novamente com um físico marcante e impactante. Porém, desde quando o ator começou a interpretar o deus nórdico, o treinamento para alcançar o físico do Thor não foi fácil. O treino do Thor, na verdade, é um processo que o Chris Hemsworth inclusive não mantém exatamente igual enquanto não está gravando.

Felizmente, o protagonista australiano tinha uma arma secreta com ele no set: seu treinador de longa data Luke Zocchi, que foi capaz de levá-lo através de um programa que lhe permitiria ganhar massa e construir o formato corporal proposto rapidamente. “Eu precisava ter certeza de que não o estava estafando porque ele trabalhava muitas horas todos os dias”, diz Zocchi. “A maior parte do trabalho que fazemos para que o Chris ‘aumente’ para o Thor é feito nos meses anteriores à frente das câmeras.”

O treino do Thor tem foco no treino funcional

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Isso significava que Hemsworth tinha que confiar no fortalecimento do “core”. “Houve treinamento básico em todas as sessões que fizemos”, diz Zocchi. “As pessoas pensam que core é sobre treinar o seu abdômen, mas é muito mais. Há suas costas, glúteos e sua cadeia posterior. Eu acredito em exercícios funcionais. Adoro caminhadas de urso, pranchas e flexões mais dinâmicas. Meu objetivo no treino é que ele se mova mais organicamente.”

Essa mentalidade funcional começou enquanto se preparava para Avengers: Age of Ultron, que foi quando Zocchi começou a trabalhar com Hemsworth. Eles haviam se conhecido anos antes em uma academia de boxe. “Chris me disse que, embora ele fosse grande no primeiro filme de Thor, ele não se sentia como se estivesse se movendo bem”, diz Zocchi. “Então, fizemos a transição de seu programa puramente de musculação para um pensamento mais completo. Os pesos ainda estavam lá, mas eram apenas uma parte do programa e não o programa inteiro. ”

Para Zocchi, treinar o core não apenas fez com que Hemsworth parecesse mais forte e “fit” para a câmera, mas também o ajudou em suas cenas intensivas em dublês. Esse sucesso também chegou ao seu dia-a-dia, permitindo ao ator desfrutar melhor de coisas como surf e Muay Thai. “Ele gosta de kickbox, então isso é incorporado ao seu treinamento”, diz Zocchi. “Ocasionalmente, eu tenho que segurar as almofadas para ele, e eu realmente preciso me preparar para seus chutes, porque ele vai me derrubar.”

Entenda as características particulares do treino do Thor

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“Ele tem uma boa forma natural, mas normalmente é 10kg mais leve que Thor”, explica Zocchi. “Ele não pode manter o peso do personagem por muito tempo”.

Ele conhece o corpo de Hemsworth tão bem que ele pode assistir a qualquer filme da Marvel e identificar quando cada cena foi filmada com base em quão sutilmente “mais magro” o ator parece.

“Ele começa [cada filmagem] enorme, mas eu posso dizer que no final ele vai ficando cada vez menor. É por isso que normalmente fazemos a cena com menos roupa no início”, Zocchi ri.

“Em Vingadors 2, ele teve seu ‘maior’ físico e a figurinista que o media se virava para mim e brincava: ‘Você treina ele?’ Eu dizia que sim e ela completava: “Então, por que você não se parece com ele?”

“São diferentes tipos de corpo!” Zocchie ri. “Nós comemos a mesma comida, nós treinamos o mesmo, mas todo mundo tem uma aparência diferente.”

Ter isso em mente é importantíssimo na hora de buscar a forma física de outra pessoa.

A abordagem do treinador para os exercícios e nutrição é apresentada em seu livro The Diet A-List and Fitness Plan, uma extensão do seu popular programa de coaching on-line Twenty40. É uma filosofia fundada no treinamento duro e alimentação correta. Porém, de forma frequente.

“A coisa mais importante para obter resultados é ser consistente. A consistência é fundamental”, insiste Zocchi, dizendo que muitos homens começam os programas de treinamento e os abandonam quando não produzem músculos instantâneos.

A alimentação é importantissima

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Outro erro cometido por quem quer ganhar massa é apenas se concentrar no que você está fazendo na academia e ignorar o que está comendo.

“A nutrição desempenha um papel ainda maior do que o treinamento”, diz ele, descartando os modismos nutricionais “supercomplicados”, como a dieta cetônica, o ciclo de carb e “todas essas coisas malucas”.

“Se você comer alimentos limpos básicos com o equilíbrio certo de proteína, carboidratos e gordura, você obtém resultados”, diz Zocchi. “Carboidratos têm uma má reputação, mas se você está treinando duro, isso é o que seu corpo gasta para queimar combustível. Se eu não faço nenhum carboidrato, fico frágil e fraco – nem de longe eu fico forte.”

“As pessoas me perguntam muito como ter os braços de Chris Hemsworth?” ele diz. “Eu rio – se eu pudesse ter braços de Chris Hemsworth, eu teria braços como Chris Hemsworth!”

Ou seja: cada físico é único e seu formato corporal não é igual ao físico do seu colega de academia.

“Não busco desanimar as pessoas, mas todo mundo tem seu próprio corpo e forma”, diz ele. “Eu entendo ter inspirações, mas o ideal é ser o melhor que você pode ser. Trabalhar com o que você tem.”

Treinamento detalhado do Chris Hemsworth

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Em um vídeo desenvolvido pela revista Men’s Health, Luke Zocchi explica de maneira detalhada o treinamento do Chris Hemsworh. Nós destrinchamos o vídeo e listamos o roteiro!

Mas antes, vale lembrar: sempre consulte um profissional antes de inciar a prática de qualquer atividade física.

Aquecimento

Duração: 10 minutos

Exercícios:

  • Caminhadas de urso / 20 segundos com 10 segundos de descanso / 10 repetições
  • Agachamentos com o peso do corpo / 20 segundos com 10 segundos de descanso / 1o repetições

Treino

De forma resumida, o treino consiste em 8 exercícios de peso com 8 repetições e 3 exercícios de “core” sem pausas. O circuito deve ser repetido 3 vezes!

Exercícios:

  • Burpee com halteres / 8 repetições
  • Rosca simultânea com desenvolvimento de ombros com halteres / 8 repetições
  • Agachamento globlet com halteres / 8 repetições
  • Extensão de triceps com halteres / 8 repetições
  • Afundo reverso com rosca martelo com halteres / 8 repetições

Os próximos 3 exercícios são feitos em seguida e sem pausas entre um e o outro, você só descansa no final do terceiro:

  • Levantamento lateral / 8 repetições
  • Levantamento frontal / 8 repetições
  • Remada na vertical / 8 repetições

Os exercícios de “core” consistem basicamente na prancha com algumas variações. Vale lembrar, não há pausa entre eles:

  • Prancha com soco / 8 repetições
  • Pulsação na prancha / 8 repetições
  • Prancha com elevação do quadril / 8 repetições

O circuito completo deve ser repetido 3 vezes!

Lembrando, no fim das contas, além do treino você precisa prestar atenção na sua alimentação, e você deve fazer o treino 5 vezes na semana. E, é claro, você precisa se lembrar que o seu corpo e o seu metabolismo não são iguais ao do Chris Hemsworth! Por isso, treine para ser o melhor que você pode ser, e não para ser igual ao Thor.

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