O ronco é um problema que afeta muitos homens, além de afetar também todas as pessoas que estão ao redor daqueles que roncam. Esse ronco alto e incômodo (aos outros) pode ser o sinal de uma patologia mais grave, como por exemplo a apneia (fechamento das vias nasais durante períodos do sono).
Existem alguns hábitos que agravam o problema e não ajudam nada no tratamento. Saiba o que você pode fazer para amenizar o ronco no dia a dia e lembre-se: se você ronca muito, procure um especialista para investigar essa questão profundamente.
Dê uma segurada no álcool
O álcool relaxa o músculo da faringe, que naturalmente já fica mais relaxado durante a noite. Esse relaxamento muscular dificulta a passagem do ar porque estreita os canais, fazendo com que o barulho do ronco aumente bastante.
Relaxantes musculares: evite
O efeito é parecido ao do álcool. Com a ingestão de relaxantes musculares, a musculatura afrouxa exageradamente e isso faz com que você praticamente grite enquanto ronca, de tão alto.
Cigarro prejudica
O tabagismo também é um hábito que influencia diretamente no som e na frequência do seu ronco. O cigarro irrita a faringe e pode provocar inchaço na região, dificultando a circulação de ar. A combinação cigarro + bebida alcoólica, então…
Ganho de peso e obesidade
O acúmulo de gordura fica sempre mais evidente na barriga, mas o pescoço também engorda junto. Essa deposição de gordura na região aumenta a obstrução da faringe. Isso, somado alguns aspectos como amídalas grandes, relaxamento exagerado da musculatura e respiração bucal, pode potencializar demais o ronco.
Não durma de barriga pra cima
Dormir de barriga para cima favorece a manifestação do ronco porque, com essa posição, a tendência é que você abra a boca e seu queixo dê uma recuada, pressionando a faringe. Isso resulta no estreitamento dela e na vibração dos tecidos, o que facilita o ronco. Procure dormir de lado ou de bruços.
Cuide da rinite e outras patologias
Rinite alérgica, desvio de septo, pólipo nasal, amídalas e adenoides grandes… Todos esses fatores contribuem para obstruções crônicas no nariz. Esses tipos de problema podem desencadear na respiração bucal e em outras situações que pioram o ronco.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso