Como fazer a dor de academia passar

training_progress_principles2_a

Um dos principais desafios de quem começa – ou volta – a fazer academia é superar aquela fase maldita das dores musculares pós-treino.

Toda empolgação daqueles primeiros dias que você volta a puxar ferro são seguidos por aquelas dores que acordam com você na manhã seguinte.

Para quem não sabe, este é um sintoma normal chamado mialgia. Ela acontece por dois motivos. O primeiro é o acúmulo do ácido lático – substância que nosso corpo produz ao fazer exercícios – nos músculos. O segundo é porque quando malhamos rompemos as membranas dos tecidos de nossos músculos. Mas esse suplício não é a toa.

Para se recuperar disso, nosso corpo entra num processo inflamatório que acaba fazendo com que ganhemos massa e músculos.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Mesmo assim, sabemos que é foda de aguentar a dor de academia. Para te ajudar, separamos algumas dicas de como aliviar a dor muscular pós-treino. Se liga:

Compressa de água quente

Compressa-no-braço

Um das dicas mais simples é fazer uma compressa com água quente com uma bolsa d’água – ou até mesmo uma toalha – nos músculos que estão doloridos.

O calor faz com que os vasos sanguíneos se dilatem, aumentando o fluxo sanguíneo na zona afetada pela dor e fazendo com que o ácido lático acumulado se espalhe um pouco. Além disso, a temperatura faz com que os músculos relaxem.

Cinco minutos de compressa de água quente já deve trazer algum alívio para dores leves. Para dores mais intensas, o método costuma demorar um pouco mais.

Massagem para relaxar

self-massage2

Um estudo provou que a massagem pode ter um efeito positivo na recuperação dos músculos. Primeiro, você deve massagear as regiões acima e abaixo da área dolorida e, em seguida, o músculo em si.

O processo ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo além de acelerar a remoção de substâncias químicas que produzem a dor. A massagem vai ser melhor ainda se for uma gata que aplicar em você. Recomendo o uso do gel para massagem que aquece em contato com a pele.

Continuar praticando exercícios com frequência

Man-at-Gym

Segundo nosso amigo Diego Paladini, do Saúde na Rotina, “A dor muscular é sinal de que o seu corpo passou um pouco do ponto na hora do exercício e que precisa descansar mais antes de voltar a treinar.”

Dê um tempo para seu corpo descansar, mas não fique completamente no sedentarismo. Continue treinando regularmente, mas com um nível menos intenso. Além disso, procure se alongar bem e aquecer o corpo antes do treino.

Um lanche saudável pós-treino

Para prevenir a dor pós-treino, procure comer um lanche saudável após malhar. Aposte em alimentos com ricos em carboidratos e proteínas, como carnes magras, que podem ajudar a reparar os músculos, ajudando a reduzir a dor.

Anti-inflamatório

headaches_2344523b

A primeira coisa que eu te digo é que você nunca deve se automedicar. Você pode ter alguma alergia ou até mesmo criar uma resistência do seu corpo com aquele medicamento no futuro, o que vai ser uma puta dor de cabeça.

Agora, falando desse medicamento em si, ele deve ser o seu último recurso, para ser usado somente em caso de muita dor. Afinal, ele inibi a regeneração pós-treino do tecido muscular fazendo com que você não tenha ganho de massa. Vai fazer com que o seu treino tenha sido a toa.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »