Comer mais proteínas no café da manhã ajuda a emagrecer

Reprodução

Se você pensou que esta era uma refeição para a hora do almoço, errou. Este prato – composto por feijão, ovos, bacon, linguiça, tomate – é um tradicional café da manhã britânico e, talvez, o grande responsável por sua população ter uma média de peso mais baixa que a brasileira ou norte-americana.

Quem comprovou isto foram vários estudos apontando que refeições matinais ricas em proteínas ajudam a emagrecer.

O primeiro estudo a comprovar a tese foi feito por cientistas europeus com 15 homens, em 2006. Parte do grupo ingeriu refeições altamente proteicas pela manhã (com 58,1% da energia vindos de proteínas, e 14,1%, de carboidratos) e outro grupo alimentos mais calóricos (19,3% vindos de proteínas, e 47,3%, de carboidratos).

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Não só o sangue de cada um foi analisado, como o nível de saciedade foi testado várias vezes num período de três horas logo após a ingestão para descobrir quanto tempo levava até que o sujeito tivesse fome novamente.

Reprodução

A conclusão foi que o café da manhã proteico reduziu as concentrações que eram liberadas no decorrer do dia de grelina, um hormônio que causa fome. Além disso, reduziu o ritmo de esvaziamento gástrico. Ao retardá-lo, a fome era inibida.

O segundo estudo foi realizado pelos norte-americanos em 2014. Dividiram 20 jovens em três grupos: um pula o café da manhã, um come alimentos dos quais 15% da energia vêm da proteína, outro ingere refeições proteicas, com 40% oriundos dela durante uma semana.

No sétimo dia, concluíram que a ingestão de mais proteínas reduz muito a vontade de comer alimentos salgados e doces durante o dia. Além disso, aumenta o nível de ácido homovanílico, que libera dopamina no cérebro. A dopamina é a recompensa que o cérebro dá ao corpo quando comemos. Resumindo: proteínas fazem o cérebro se sentir recompensado mais rápido e por mais tempo.

Embora em qualquer dieta alimentar, o espaçamento das refeições não pode ser muito longo, os estudos comprovaram que o consumo de proteína pode fazer você comer em menor quantidade, já que seu organismo não está tão sedendo por comida na refeição seguinte.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »