Comidas de estádios de futebol no Brasil e no mundo

chori

Qual o paulistano que frequentou estádios de futebol e nunca experimentou o famoso sanduíche de pernil? Ou o mineiro que sempre fez questão de comer o feijão tropeiro nas partidas realizadas no Mineirão?

Comida de porta de estádio é parte da experiência de assistir ao futebol in loco. E não é só no Brasil que existem comidas boleiras tradicionais. Confira “lanches futebolísticos” brasileiros e gringos.

Sanduíche de Pernil – Estádios de São Paulo

Pernil

Comer um lanche de pernil antes dos jogos em São Paulo era quase uma obrigação para o torcedor da capital paulista, principalmente nos jogos do Pacaembu e do Morumbi. Porém, a venda do sanduíche na rua foi proibida e hoje são poucas as barracas que ainda servem o lanche.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Cannoli – Rua Javari, São Paulo

cannoli juventus 1

Ir a um jogo do Juventus na Rua Javari e não comer o cannoli é um grande erro que os desavisados costumam cometer. O doce de massa frita recheada é muito tradicional e consumido no estádio. Dica: não deixe para ir comprar o seu no intervalo, quando todo mundo vai.

Feijão Tropeiro – Mineirão, Belo Horizonte

Tropeiro

Marca registrada na história do Mineirão, o feijão tropeiro deveria ser tombado como patrimônio histórico do futebol mineiro. Hoje as porções são menos generosas do que em outros tempos, mas ainda assim vale a pena comer o tradicional prato de Minas Gerais.

Espetinhos – Estádios de Recife

Espetinhos Recife

Espetinhos – também conhecidos como “filé miau” ou “churrasco de gato” –  são comuns em ruas que circundam estádios pelo Brasil. Mas no Recife, eles são servidos dentro dos estádios. Os ingredientes variam: carne, frango, queijo coalho e salsichão.

Linguiça – Bragança Paulista, São Paulo

DSC06750

Em Bragança Paulista, no Estádio Nabi Abi Chedid, o torcedor pode consumir o famoso lanche de linguiça da cidade. Lanches de calabresa são comuns em outros lugares do país, mas no caso de Bragança, terra da linguiça, a comida ganha ainda mais valor.

Bolinho de bacalhau – Canindé, São Paulo

Bolinho-de-Bacalhau

A Portuguesa segue sendo um clube tradicional até naquilo que serve aos torcedores antes e depois dos jogos no Canindé. Em dias de partida da Lusa, bares da região do estádio servem gostosos bolinhos de bacalhau.

Choripán – Estádios da Argentina

choripan

O popular “chori” está em basicamente todos os estádios de futebol da Argentina. Choripán nada mais é – no nome e no preparo – do que chorizo dentro do pão, temperado com molho chimichurri.

Tacos – Estádios do México

Tacos

Tradicional na culinária do país, os tacos também se fazem presentes nos estádios de futebol mexicanos. Chili, carne, verduras e pimenta são alguns dos recheios encontrados.

Sanduíche de Jamón – Estádios da Espanha

Jamon Serrano1

Em estádios da Espanha, é possível comer o sanduíche de jamón crudo (presunto cru) ou de jamón serrano (presunto serrano). Alguns acompanham queijo e geralmente são servidos em baguetes – que nem sempre são grandes.

Fish and Chips – Estádios da Inglaterra

Fish_and_Chips_1024x1024

O fish and chips é parte da cultura britânica e também costuma “frequentar” os estádios ingleses em dias de jogos. O prato consiste em uma porção de batatas fritas e um peixe, também frito.

Bratwurst – Estádios da Alemanha

Bratwurst

O bratwurtst nada mais é que o salsichão alemão. E como bom elemento alemão, está muito ligado ao futebol e faz a felicidade dos torcedores que o consomem nos estádios. A salsicha geralmente é grelhada e servida com mostarda ou ketchup.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »