Se existisse realmente uma fonte da juventude, ela não seria composta de água, mas sim cerveja. Esta é a conclusão que chegaram os pesquisadores da universidade de Tel Aviv e Columbia, ao elaborar um estudo comprovando que a cerveja pode mantê-lo jovem por mais tempo.
+ 15 Benefícios da Cerveja para sua Saúde
O álcool do fermentado tem o poder de deixar o seu DNA mais jovem. Por outro lado, o café contribui com o efeito oposto, ajudando a envelhecer.
A equipe, liderada por Martin Kupiec, professor de microbiologia molecular e da biotecnologia no TAU, usaram células de levedura de cerveja para explorar como diferentes fatores ambientais podem afetar o nosso DNA.
As células do nosso corpo se dividem, fazendo cópias das pontas dos cromossomos (os telômeros), que são sequências de DNA. Só que, com o tempo, os tais telômeros ficam mais curtos a cada divisão – até não poderem mais se dividir e morrerem. Este é o processo natural de envelhecimento.
A cerveja pode entrar na história retardando esse encurtamento e manter o DNA vivo por mais tempo. Isso funcionou com as leveduras expostas à substância pelos pesquisadores. E como elas dividem importantes semelhanças genéticas com a gente, eles acreditam que o resultado seja o mesmo em seres humanos.
“Pela primeira vez nós identificamos alguns fatores ambientais que alteram o comprimento dos telômeros, e nós mostramos como eles fazem isso”, disse Kupiec em um comunicado. “O que aprendemos possa um dia contribuir para a prevenção e tratamento de doenças humanas.”
Agora que você já sabe disso, antes de dormir a melhor pedida é deixar o cafezinho de lado e abrir uma cerveja. Além de gostosa, faz rejuvenescer!
Fonte: Jornals
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso