15 Alimentos (Sólidos) para curar Ressaca

15 Alimentos (Sólidos) para curar Ressaca

Você acordou com a cabeça explodindo, a sensação de que comeu um guarda-chuva, fedendo a suor e álcool. Bem que te avisaram que tomar whisky depois daquelas cervejas não seriam uma boa ideia. Hoje você tem certeza disso e a ressaca veio com tudo para comprovar.

Ano Novo, Carnaval, festa de final de ano na firma, sítio com amigos e, na empolgação, você toma demais do que deveria. Hoje é aquele dia em que faz promessas de que é a última vez que isso acontece. Mas, no fundo, sabe que elas não vão durar muito.

Para amenizar os efeitos colaterais, desintoxicar seu fígado e trazer você de volta à vida, confira quais alimentos ajudam a você curar a ressaca!

Confira as piores histórias e ciladas de Carnaval

 

Atum

Crédito: Reprodução

Segundo o Colégio Oficial de Dietistas-Nutricionistas de Navarra, o atum é rico em alfa-cetoglutarato, uma enzima que ajuda a minimizar os sintomas da ressaca e também é vasodilatador, favorecendo a irrigação sanguínea dos tecidos, fornecendo oxigênio e eliminando toxinas.

Você pode comer o atum na manteiga ou pegar aquele de lata e fazer um sanduíche, já que o pão ajuda na reposição de carboidratos, proporcionando energia para você viver em um dia de ressaca.

Aspargo

Crédito: Reprodução

O vegetal de gosto peculiar pode salvar o dia pós-bebedeira! De acordo com um estudo da Universidade Nacional Jeju, da Coréia do Sul, os aspargos possuem aminoácidos e minerais que aliviam a ressaca e protegem as células do fígado contra as toxinas do álcool. Além disso, o vegetal tem propriedades antifúngicas, diuréticas e anti-inflamatórias para aliviar sua dor de cabeça!

Para tornar a iguaria mais agradável, a solução é fazê-lo na frigideira com uma colher de azeite (ou manteiga), e um pouquinho de sal. Para acompanhar, arroz que é uma boa fonte de carboidratos.

Banana

Crédito: Reprodução

Quando bebemos, o potássio é um dos minerais mais eliminados. Comer alimentos ricos dele ajudam na reposição, item que auxilia o sistema nervoso e muscular.

Batata

Crédito: Reprodução

Na onda do potássio, o tubérculo pode ser seu grande aliado. Uma batata média cozida com casca tem cerca de 296 miligramas de potássio (mais que o dobro de uma banana), e esse mineral é muito bom para curar dores de cabeça.

Brócolis

Crédito: Reprodução

O brócolis é rico em cisteína, um aminoácido responsável pela eliminação de boa parte do acetaldeído (álcool da bebida), sendo responsável pela aceleração no processo da cura da ressaca.

Torrada

Crédito: Reprodução


As torradas têm elevado teor de amido, composto que ajuda a aliviar os enjoos de estômago, e também contribui em regular os níveis de açúcar no sangue.

Melancia

Crédito: Reprodução


Uma das causas da ressaca é a desidratação que o consumo excessivo de álcool causa. E, para combater isso, a melancia oferece muita hidratação, além de contar com minerais como o magnésio e o potássio.

Espinafre

Crédito: Reprodução


Um dos sintomas da ressaca é a dor de cabeça. Para enfrentar o mal aposte no espinafre, uma folha rica em riboflavina, um tipo de vitamina B que pode prevenir enxaquecas.

Picles

Crédito: Reprodução


Quando bebemos, perdemos também muitas vitaminas, sais minerais e sal. Se você tiver picles em conserva, pode te ajudar. Ele é rico em vitamina A, ferro, potássio e cálcio e manganês.

Bolachas de Água e Sal

bolacha de agua e sal

Simples e funcional, as famosas bolachinhas de água e sal ajudam a você que está com dificuldades na digestão.

Tomate

tomate


Os tomates são ricos em licopeno, um antioxidante que reduz a inflamação no corpo. Também têm frutose e vitamina C, que ajudam o fígado a digerir o álcool.

Você pode comer ele cru, com azeite e sal, ou fazer um suco de tomate para melhorar a sensação da ressaca matinal.

Cogumelo

cogumelo

Cogumelos são ricos em selênio, antioxidantes e vitamina B. Eles ajudam o fígado no processo de desintoxicação. Só não vale fazer aquele chazinho mágico!

Ovo

ovo


Começar o dia ressacado com ovos é uma ótima ideia. Entre seus múltiplos benefícios está o fato de que vêm repletos de vitaminas B: B2, B6, B12…

Para ter uma ideia, a B6, particularmente, desempenha um papel essencial em nossa recuperação. E, como se não bastasse, os ovos são ricos em cisteína, um aminoácido eficaz contra as toxinas.

Bacon

bacon


O Bacon soluciona muitos problemas, incluindo a bebedeira. Segundo um estudo da Universidade de Newcastle (Reino Unido), o bacon contribui com as proteínas, que se decompõem em aminoácidos e nos fazem sentir melhor.

Se você combinar com os ovos e pão, terá um café da manhã dos campeões contra a ressaca!

Comidas gordurosas (junkie food)

Crédito: Reprodução


Os alimentos gordurosos ajudam a revestir seu estômago dos efeitos nocivos do álcool, dificultando a absorção do mesmo no organismo. Se você não conseguir forrar a barriga antes de beber, pode terminar a noite batendo um bom hambúrguer com fritas ou pizza.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »