Conheça os filmes mais injustiçados da história do Oscar!

A maior premiação do cinema também tem suas injustiças. Conheça os filmes mais injustiçados da história do Oscar!

Eu amo temporada de premiações, e sou conhecida por obsessivamente assistir aos discursos de aceitação do Oscar aos prantos. Sério, eu realmente me emociono muito com a festa.

No entanto, na minha opinião – e na opinião de muitos cinéfilos por aí 0 houve algumas injustiças. Na verdade, muitas.

Apesar disso, a magia da festa continua viva, afinal, eu acredito que o Oscar é uma festa para comemorar o cinema, apesar, é claro, dos principais prêmios da noite representarem muito na carreira dos artistas que os levam.

Por isso, as famosas “injustiças” são tão sentidas entre os cinéfilos.

Quando um filme leva o título de “Melhor Filme”, um diretor ganha o principal prêmio da noite e uma atriz leva a estatueta para a casa como “a melhor” daquele ano, a indústria passa a pagar mais pelo trabalho do vencedor e, consequentemente, a carreira do ganhador decola (em alguns casos, ainda mais).

Porém, pelo lobby das produtoras – que consegue convencer os membros da academia na hora da votação -, as injustiças continuam rolando. Para refrescar a sua memória, selecionamos os principais filmes mais injustiçados da história do Oscar.

Os Bons Companheiros

Conheça os filmes mais injustiçados da história do Oscar!

Ano: 1990

Indicados: Tempo de Despertar, Dança Com Lobos, Ghost, O Poderoso Chefão Parte III, Bons Companheiros

Vencedor: Dança com Lobos

O filme que deveria ter ganhado: Os Bons Companheiros

“Dança com Lobos” era como uma armadilha para o Oscar – um épico deslumbrante e arrebatador dirigido por um grande nome (Costner), mas vazio na essência e pouco lembrado hoje em dia.

Considerando que “Os Bons Companheiros” foi a obra-prima de Martin Scorsese – uma visão antropológica sombria e engraçada sobre desajustados que abriu o caminho para os “Sopranos” e ainda é copiada anualmente por algum cineasta menor ou outro, o filme realmente deveria ter lavado a estatueta.

A Vida é Bela

Conheça os filmes mais injustiçados da história do Oscar!

Ano: 1999

Indicados: Shakespeare Apaixonado, Elizabeth, A Vida é Bela, O Resgate do Soldado Ryan, Além da Linha Vermelha

Vencedor: Shakespeare Apaixonado

O filme que deveria ter ganhado: A Vida é Bela

O Oscar de 1999 foi bem atípico. Todos estavam esperando que Elizabeth, A Vida é Bela ou ao menos O Resgate do Soldado Ryan fossem os destaques da noite, mas Shakespeare Apaixonado levou várias estatuetas para a casa.

O Oscar de Melhor Filme entretanto deveria ser de A Vida é Bela. Um filme italiano doce, absolutamente atemporal e incrivelmente bem dirigido que retrata os horrores do nazismo de um jeito único e inesquecível.

Cisne Negro

Conheça os filmes mais injustiçados da história do Oscar!

Ano: 2011

Indicados: Cisne Negro, O Lutador, A Origem, Minhas Mães e Meu Pai, O Discurso do Rei, 127 Horas, A Rede Social, Toy Story 3, Bravura Indômita, Inverno da Alma.

Vencedor: O Discurso do Rei

O filme que deveria ter ganhado: Cisne Negro

Qualquer um dos filmes merecia o prêmio de Melhor Filme, menos o Discurso do Rei. Porém, Cisne Negro certamente deveria ter levado a estatueta para a casa no lugar do piegas e vazio drama britânico.

Cisne Negro, de Darren Aronofsky, é uma obra prima disruptiva que, assim como a ballet Lago dos Cisnes, consegue pegar nossas emoções e misturá-las de uma forma invasiva e difícil de esquecer.

A agonia e o êxtase da perfeição criam uma atmosfera completamente cruel e ao mesmo tempo capaz de nos fazer analisar a psiquê humana.

Três Anúncios para um Crime

Conheça os filmes mais injustiçados da história do Oscar!

Ano: 2018

Indicados: Me Chame pelo Seu Nome, O Destino de Uma Nação, Corra!, Dunkirk, Lady Bird; Trama Fantasma, Phantom Thread; The Post – A Guerra, A Forma da Água, Três Anúncios para um Crime

Vencedor: A Forma da Água

O filme que deveria ter ganhado: Três Anúncios para um Crime

Tudo bem, A Forma da Água realmente é um filme excelente, tanto em estrutura, quanto em técnica e também como fábula. Porém, apesar de tudo, Três Anúncios para um Crime deveria ter levado o prêmio de melhor filme.

Uma narrativa atual, ácida, envolvente, com planos absolutamente incríveis e personagens sem maniqueísmos completamente bem construídos. Três Anúncios Para um Crime é um filme que te faz querer levantar e aplaudir, uma obra que certamente ficará na mente das pessoas por muito mais tempo que a Forma da Água.

Há muitas listas de injustiçados do Oscar por aí, mas a maioria delas parte de uma premissa de gosto pessoal. Nesta lista, entretanto, tentei me apegar apenas em aspectos técnicos em questão e relevância para a indústria nos anos seguintes!

Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso