Música é muito mais do que alguns versos em cima de um acorde. Ela é uma forma de aliviar um pouco o dia a dia. Acredite: existem diversas pesquisas que comprovam que a música não só faz bem para a alma, como também para o organismo. Com ela, você pode lidar melhor com os mais diferentes problemas como stress, depressão e, até mesmo, apetite desregulado.
Pensando nisso o site norte-americano The Greatist reuniu algumas pesquisas que compravam cientificamente que a música pode melhor quase tudo na vida. Confira os motivos abaixo:
Aliviar a dor
Um estudo alemão comprovou que a música pode reduzir a nossa percepção da dor. Os efeitos costumam ser maiores em tratamentos com pacientes idosos ou em medicina paliativa com pacientes terminais.
Melhorar a performance na corrida
Segundo a Sociedade de Americana de Fisiologia, escutar uma música acelerada enquanto você corre pode te ajudar a correr mais rápido, aumentar sua motivação e ainda melhorar sua resistência. Tudo isso porque quando nos focamos em um disco que gostamos muito, podemos nos distrair e correr um ou dois quilômetros a mais.
Melhorar a qualidade do sono
Segundo o Insituto do Comportamento de Budapeste, música clássica pode ajudar a tratar a insônia, sendo uma alternativa mais segura e barata para remédios para dormir. Mas nada de ouvir heavy metal para tentar pegar no sono.
Te ajudar a comer menos
Um estudo da Universidade de Medicina de Cincinnati comprovou que ouvir uma música calma durante uma refeição te ajuda a comer mais devagar e, consequentemente, comer menos. Uma boa para quem está de dieta.
Reduzir o stress
Ouvir música pode aliviar o stress. Uma boa canção ativa uma série de mecanismos do nosso corpo que reduzem a tensão e nos dá a sensação de calma. Pelo menos é o que diz o Departamento de Saúde de Parma.
Aliviar os sintomas da depressão
Uma pesquisa da Universidade de Medicina da Alemanha provou que, se você estiver se sentindo triste, música pode ajudar a elevar sua moral. Entre os gêneros que mais animam estão as músicas clássicas e de meditação. Entre as que mais deprimem estão o heavy metal e a música eletrônica.
Ajudar a se dar melhor em atividade sob grande pressão
A Universidade de Middlesex provou que jogadores de basquete que estão sobre muita pressão tendem a jogar melhor após ouvir uma música com uma boa batida e letras bacanas.
Reduz ansiedade
Uma canção pode ter o mesmo efeito contra a ansiedade do que uma sessão de massagem. É o que diz o grupo de pesquisa da Saúde em Seattle. Aliás, o estudo provou que se você ouvir uma música calma na massagista, a sensação de alívio será duas vezes maior.
Melhorar o astral no trânsito
Ouvir música enquanto você dirige também pode te ajudar a ficar de bom humor frente ao trânsito do dia a dia, segundo o Laboratório de Pesquisas da Holanda.
Ajudar pacientes com câncer
A Universidade do Texas provou que a música pode ajudar a pacientes com câncer a comunicar seus sentimentos, lidar com o stress e aliviar a dor e desconforto. Ela também pode ajuda-los a reduzir ansiedade e melhorar a qualidade de vida.
Ajudar pacientes que tiveram enfarte
Pesquisadores do Instituto do Comportamento de Helsinki colocaram pacientes que tiveram enfarte para ouvir duas horas de música por dia. Após o estudo, os enfermos tiveram um aumento de memória e atenção, além de ficarem mais bem-humorados do que os outros que não tinham ouvido música.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso