Regras de como abotoar um terno

Para você que não está acostumado a se vestir socialmente te ensinamos as regras básicas de como vestir um terno.

Regras de como abotoar um terno

Apesar do terno ser umas das peças mais populares e antigas do guarda-roupas masculino, ele também é um dos itens que mais causa dúvidas na hora de ser vestido. Entre os detalhes que mais levantam questionamentos estão os botões.

Devo abotoar um, dois ou todos? O do meio sempre fica fechado? E o botão de baixo? O que faço com ele? Quem diria que um item tão simples como um botão poderia levantar tantas dúvidas.

Para começo de conversa, por padrão, o terno deve estar abotoado quando você estiver de pé e aberto quando você estiver sentado. Um terno fechado define melhor sua silhueta quando você está de pé. Já desabotoá-lo na hora de sentar, permite que você se sente mais confortavelmente.

Outra coisa que você deve saber é que, muitos dos ternos de 3 botões não foram feitos para serem abotoados completamente. Logo, se você fechar todos os botões, restringirá os seus movimentos.

Para você que não está acostumado a se vestir socialmente te ensinamos as regras básicas de como vestir um terno. Confira:

como abotoar um terno

Como abotoar terno com 1 botão

Clássicos para ocasiões que você tem que se vestir a la black tie, os ternos de um botão só estão se tornando cada vez mais populares. Você deve sempre abotoá-los quando estiver de pé.

Como abotoar terno com 2 botões

No terno de dois botões, você deve manter o superior abotoado e o de baixo aberto. Você pode abrir uma exceção se for muito alto para evitar que a abertura do paletó mostre a frente da sua calça e seu cinto.

Como abotoar terno com 3 botões

A convenção diz que você deve manter o botão do meio fechado e o de baixo aberto. Quando ao botão de cima, cabe a você decidir como prefere mante-lo.

Quer mais dicas de Roupas Sociais


Dicas de Roupas Sociais - Crédito MHM

Compartilhe
Edson Castro
Edson Castro

Jornalista, ilustrador, apaixonado pela vida e por viver aventuras. Coleciona HQs, tênis e boas histórias para contar.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso