O cabelo branco precoce é um fenômeno que atinge muitos homens e preocupa os mais jovens, principalmente pela questão estética, podendo mexer com a aparência do rapaz e criando nele uma sensação de que está envelhecendo mais rápido do que deveria.
Mas por que em algumas pessoas os fios brancos aparecem cedo? O que pode ser feito para diminuir ou acabar com eles? Tentamos responder algumas dessas perguntas nesse post, com coisas que precisa saber sobre o cabelo branco precoce.
É uma questão genética
O aparecimento de cabelos brancos na cabeça de um jovem está relacionado principalmente à herança genética. Alguns deles já sofrem com o aparecimento dos fios bem antes de pensar em se estressar, ou seja, não é o estresse o fator determinante para o aparecimento. Todos ficarão grisalhos, alguns mais rápido, outros não.
Mas o estresse influencia?
De acordo com especialistas na área, o conhecimento sobre o surgimento e o aumento dos pelos brancos no couro cabeludo é menor do que eles gostariam, mas o estresse pode estar sim relacionado ao embranquecimento. Isso porque os melanócitos, células que produzem a melanina (um pigmento que dá cor à pele e ao cabelo), podem sofrer a influência do sistema nervoso.
Arrancar os fios
Não, os fios não vão nascer em dobro se você arrancar eles. Se fosse assim, pessoas carecas tratariam a calvície arrancando os cabelos, o que seria uma contradição. Arrancar, na verdade, danifica a região. Então se quer diminuir os fios, você pode cortar, mas não arranque.
Como tratar? Existe tratamento?
Não existe um tratamento para evitar ou algo que comprovadamente vá diminuir a incidência dos indesejados cabelos brancos na sua cabeça. Cientistas britânicos e alemães alegam ter descoberto uma espécie de “cura”, com um tratamento que remove do cabelo o peróxido de hidrogênio, um descolorante natural que tira a cor dos fios do cabelo. Mas isso ainda não é comercializado.
E os produtos, como tinturas?
O homem precisa tomar muito cuidado com os produtos que passa na cabeça, desde água oxigenada a sprays e tinturas. Eles podem conter substâncias que prejudicam o couro cabeludo (como a amônia, por exemplo), além de outras que podem acelerar a formação do cabelo grisalho.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso