Cabelo branco masculino: descubra como cuidar

Sabe tudo sobre cabelo branco? Então dê uma olhada neste guia para entender por que o seu vai ficar assim e saber como cuidar dele.

Cabelo branco masculino: descubra como cuidar

Se você tiver cabelo para sempre, uma hora ele vai ficar branco. Pode ser antes ou depois do esperado, mas o aparecimento dos cabelos branco masculino sempre vem.

Mas se antes o cabelo branco era um sinal de envelhecimento que prejudicava a imagem da pessoa, agora os caras (e até as mulheres) estão aprendendo a usar os tons de cinza a seu favor. Para ter um belo cabelo branco, contudo, é preciso entender como ele funciona.

Como é o processo do embranquecimento dos cabelos? É possível retardá-lo? Quais são as diferenças entre cabelos brancos e pigmentados? Perguntamos tudo isso ao médico e tricologista Dr. Ademir Leite Junior. O profissional, que é Presidente da Academia Brasileira de Tricologia, ensina a seguir algumas coisa.

Com qual idade o cabelo branco aparece?

Os fios brancos podem aparecer em qualquer idade, até mesmo durante a infância. Normalmente, contudo, dão seus primeiros sinais após os 30 anos de idade para a maioria das pessoas.

Canície é o nome oficial do processo de embranquecimento dos cabelos. Mas não existe regra. Da mesma forma que há adolescentes que começam a ter cabelos brancos existem idosos que não ficam com os cabelos grisalhos.

Por que o cabelo fica branco

Cabelo branco, como tratar

Cada folículo piloso (a raiz do cabelo) apresenta um conjunto de células que produzem a melanina (pigmento do cabelo) e que estão ativas (trabalhando). Neste mesmo folículo há um estoque de células que renovam as células ativas na medida que estas vão envelhecendo.

Quando essas células (tanto as ativas como as do estoque de renovação) se esgotam, os cabelos ficam brancos. Ou seja, é o estoque de células que temos em cada raiz do cabelo que faz com que eles mantenham o pigmento por maior tempo. Se este estoque é grande, nossos cabelos tenderão a ficar brancos mais tardiamente.

Motivos do embranquecimento

O médico explica que, além do consumo das células que produzem os pigmentos dos nossos cabelos (melanócitos), existem momentos em nossas vidas em que a produção do pigmento diminui. Isto se dá por eventos traumáticos ou estresse, por exemplo.

O estresse parece ter um envolvimento direto com o aparecimento precoce dos fios brancos, segundo o médico. E ele adverte que ainda existem casos de doenças e medicamentos que podem acelerar o aparecimento de cabelos brancos.

Caminho sem volta

Por que o cabelo fica branco

Infelizmente, para quem tem pavor à ideia da cabeça grisalha, não há nenhum medicamento que tenha efeito comprovado na recuperação da coloração dos cabelos. Uma vez brancos, não há mais volta.

A ideia é aceitar a coisa e apostar no charme, mas quem quiser disfarçar o enbranquecimento ainda tem que recorrer aos métodos tradicionais. Sim, estamos falando de tinta. As colorações sintéticas ainda são a maneira mais eficaz de cobrir os fios brancos.

Como cuidar dos cabelos brancos

Os cabelos brancos apresentam a mesma estrutura anatômica dos fios pigmentados, com a única diferença sendo o pigmento que dá a cor aos mesmos. Isso significa que o seu tipo de cabelo não vai mudar com a idade.

Dessa maneira, os fios brancos devem ser tratados da mesma forma que os fios pigmentados. Mantenha sua rotina de shampoo e condicionador normalmente, trocando se quiser para linhas voltadas a cabelos mais claros.

Arrancar um fio de cabelo branco faz crescerem outros?

O tricologista é claro quanto a isso: é mentira. O senso comum de que a cada fio branco arrancado nascem outros sete fios brancos é um mito.

Uma vez arrancado, um fio branco pode voltar a nascer branco, mas isso não interfere na pigmentação dos fios a seu redor. Cada fio de cabelo tem seu próprio conjunto de células que produzem a melanina (pigmento dos cabelos).

Felipe Blumen
Felipe Blumen

Historiador, jornalista de lifestyle e fã de foguetes, Corinthians, gibis e outras bagunças.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso