Tudo o que você precisa saber para entender a NFL

Entenda de uma vez por todas como funciona a NFL

A National Football League é a maior liga de futebol americano do mundo, com trinta e dois times nos Estados Unidos. Em termos de renda e número de fãs, a NFL é a maior liga de esportes na América do Norte e uma das maiores do planeta.

Assim como o jogo em si, o regulamento e as tabelas da NFL, que também dá nome ao principal campeonato de futebol americano, parecem complexas ao primeiro olhar, mas, uma vez que você pega o espírito da coisa, fica fácil entender como tudo funciona.

As regras do campeonato seguem a lógica de outros campeonatos norte-americanos de outros esportes, com primeira fase, playoffs e finais.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Pré temporada e temporada regular

Entenda de uma vez por todas como funciona a NFL

Para você entender como funcionam as disputas, veja o que o site The Playoffs, portal especializado em esportes americanos, explicou:

O campeonato começa com uma pré-temporada de quatro jogos para cada time. Funciona assim: A NFL marca os jogos e não há definições estabelecidas para a escolha das disputas, mas há várias regras que impedem um duelo de acontecer na pré temporada, como: distância, confrontos locais restritos e repetição de jogos.

O que faz com que os times negociem entre si as partidas e mandem os confrontos para NFL decidir a disponibilidade. Cada time, obrigatoriamente, tem que jogar dois desses quatro jogos em casa.

Após esses quatro jogos – 1 jogo por semana – a temporada regular começa e também segue com jogos semanais. No total, são 17 semanas de confrontos e cada equipe fica de folga em uma semana pré determinada.

Como funcionam as disputas

Entenda de uma vez por todas como funciona a NFL

O sistema de disputa é o seguinte: São 32 times, divididos em duas conferências: a AFC (American Football League) e a NFC (National Football League).

Essas conferências foram estabelecidas por Ligas menores que duraram até 1966, quando as duas se uniram para criar a NFL e, então, criaram a atual Era do Super Bowl (a final do campeonato, entre o campeão da AFC e o da NFC), a partir de 1967.

Além da existência das Conferências AFC e NFC, os times são divididos regionalmente dentro da mesma Conferência e, por isso, cada Conferência é dividida em Oeste, Norte, Sul e Leste. Entenda:

AFC

Divisões:
East (leste) – Buffalo Bills, Miami Dolphins, New England Patriots, New York Jets.
North (norte) – Baltimore Ravens, Cincinnati Bengals, Cleveland Browns, Pittsburgh Steelers.
South (sul) – Houston Texans, Indianapolis Colts, Jacksonville Jaguars, Tennessee Titans.
West (oeste) – Denver Broncos, Kansas City Chiefs, Oakland Raiders, San Diego Chargers.

NFC

Divisões:
East (leste) – Dallas Cowboys, New york Giants, Philadelphia Eagles, Washington Redskins.
North (norte) – Chicago Bears, Detroit Lions, Green Bay Packers, Minnesota Vikings.
South (sul) – Atlanta Falcons, Carolina Panthers, New Orleans Saints, Tampa Bay Buccaneers.
West (oeste) – Arizona Cardinals, St.Louis Rams, San Francisco 49ers, Seattle Seahawks.

A definição dos jogos

Entenda de uma vez por todas como funciona a NFL

O critério para as disputas dos jogos são:

  • Jogos de ida-e-volta contra equipes da mesma divisão: 6 jogos, uma vez que cada divisão é composta por 4 equipes
  • Um jogo contra cada equipe de uma divisão da mesma conferência: 4 jogos definidos por sorteio
  • Um jogo contra cada equipe de uma divisão da outra conferência: 4 jogos definidos por sorteio
  • Dois jogos contra equipes definidas através de um sistema de cálculos adotado pela NFL.

Playoffs

Entenda de uma vez por todas como funciona a NFL

Muita gente se confunde com os playoffs e, pra não te enrolar ainda mais com tanta informação, vamos resumir. Enquanto a temporada regular costuma acontecer entre setembro e dezembro, os playoffs rolam no mês de janeiro.

Eles são disputados em jogos únicos por 12 times: os 8 campeões das 8 divisões e os 2 melhores de cada conferência que não ganharam a divisão (Wild-Card).

Em cada conferência, os 4 campeões de divisão são classificados com os números de 1 a 4, na ordem da melhor campanha na temporada regular.

Os dois times de Wild-Card recebem os números 5 e 6. Na primeira semana dos playoffs, chamada de “Wild Card Weekend”, o time 3 joga contra o time 6 e o time 4 joga contra o 5, enquanto os times 1 e 2 não jogam.

A segunda semana é chamada de “Divisional Playoff” e corresponde às semifinais da conferência. Nela, o time 1 joga contra o pior time que avançou do “Wild Card Weekend”, e o time 2 joga contra o melhor.

Por fim, na terceira semana acontece o final da conferência. Todos os confrontos acontecem em jogo único disputado na casa do melhor time, aquele com a melhor classificação na temporada regular.

Super Bowl

Entenda de uma vez por todas como funciona a NFL

Resumidamente, o Super Bowl é a grande final da NFL. Um jogo único disputado sempre no primeiro domingo de fevereiro em um estádio pré definido e os campeões da AFC e da NFC decidem o campeonato.

Parece – e realmente é – um pouco confuso. Mas quando você começa a acompanhar os jogos, tudo fica mais intuitivo e fácil de entender.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »