Saiba a diferença entre Racismo e Injúria Racial

O Colunista vai desvendar a polêmica futebolística

Recentemente tivemos um triste episódio no futebol brasileiro. Em um jogo entre as equipes do Santos e do Grêmio, houve provocação ao guarda redes da equipe do Santos, o goleiro Aranha, onde foram feitas uma série de injúrias de cunho racial contra o atleta “aracnídeo”.

Embora tenha-se veiculado em todas as mídias que houve crime de racismo contra o goleiro do Santos, na verdade o que houve foi injúria racial, que é outro crime e está previsto no Código Penal Brasileiro, diferente do Racismo que está previsto em uma lei “especial” ( Lei n° 7.716/89).

E como o MHM é um blog de qualidade, aqui não passamos pilha errada, nosso compromisso é não falar besteira e manter nossos leitores bem informados.

Então vamos diferenciar a Injúria Racial do Racismo.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura


Saiba a diferença entre Racismo e Injúria Racial 2

A Injúria Racial, está prevista no artigo 140, § 3º do Código Penal, se caracterizando como qualquer tipo de ofensa discriminatória onde o alvo, ou a vítima no caso, é uma pessoa ou grupo determinado de pessoas. Na injúria racial, há uma atribuição negativa a uma pessoa, ofendendo a honra da vítima, ou seja, sua própria autoestima.

Portanto, os xingamentos referentes à raça ou cor da vítima constituem o crime de “injúria qualificada” e não crime de “racismo” .

Já o Racismo está previsto do artigo 20 da Lei nº 7.716/89 e diferente da injúria racial, só ocorre quando as ofensas atingirem toda uma “raça”, etnia, religião ou origem, onde não há como determinar o número de vítimas ofendidas.

Por exemplo: Não permitir a entrada de negros em determinado estabelecimento, deixar de vender algum produto só para os Judeus, não empregar indígenas numa empresa, etc.

Outra diferença está na pena, o crime de racismo também está previsto na Constituição Federal, onde está determinado que a prática desse crime é inafiançável, já na injúria racial, é possível o réu pagar fiança e responder o crime em liberdade.

Saiba a diferença entre Racismo e Injúria Racial 3

Por fim, sei o quanto o Leonardo e o Edson gostam de futebol e sei que todos do blog MHM ficaram tristes com o episódio ocorrido com a torcedora do Grêmio e o Goleiro Aranha. Sem dúvida que ela errou, mas aqui não nos damos ao trabalho de fazer qualquer juízo de valor, temos o desejo que os culpados sejam punidos nos termos da lei.

Infelizmente sabemos que essa não foi a primeira e nem será a última vez que isso acontece, então fecho a matéria com uma frase de esperança do meu maior ídolo, Nelson Mandela:

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”

Quer ter seu texto publicado aqui? Mande um e-mail com sugestão para[email protected] e quem sabe nós não publicamos?

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »