Quais são os times brasileiros com Mundial?

Quais são os times brasileiros com Mundial?

Futebol é quase como política e religião. Sempre que se discute, existe uma chance de sair briga. Mas poucos assuntos são tão polêmicos como “Quais são os times brasileiros com Mundial?”

Graças à “maravilhosa” (leia ironicamente) organização da FIFA, exitem muitas polêmicas sobre quais são os times nacionais que conseguiram se sagrar campeões do mundo.

Tudo porque antes de 2005 – ou da confusa edição de 2000, – não existia o Mundial de Clubes, apenas a Copa Intercontinental. O problema é que o torneio sempre esteve envolto em muitas confusões, com times boicotando o campeonato com frequência. Logo, era comum o vice da Champions League ir disputar o “título mundial”.

título mundial

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Logo, quando se fala em Mundial, a FIFA – que é de longe um exemplo de honestidade e bons interesses – não cita vários times, como Palmeiras, Santos, Grêmio e nem os dois primeiros títulos do São Paulo.

Bem, tendo apresentado o cenário geral, o MHM separou uma lista com os times brasileiros que já conquistaram um Mundial, seja ele reconhecido pela FIFA, ou não. Se liga:

São Paulo

  • Mundial de Clubes 2005
  • Copa Intercontinental 1993
  • Copa Intercontinental 1992

Dos times brasileiros, o São Paulo é o que mais obteve conquistas em mundiais. Primeiro. conquistou duas Copas Intercontinentais: uma em 92 contra o Barcelona e outra em 93 contra o Milan.

Em 2005, no meio de um período de títulos e conquistas, o tricolor conquistou o troféu do primeiro Mundial de Clubes – que substituiu a Copa Intercontinental – em cima do Liverpool, por 1 a 0, sob o comando do capitão e goleiro-artilheiro Rogério Ceni.

Corinthians

Corinthians

  • Mundial de Clubes 2012
  • Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2000

Em 2012, o Corinthians finalmente conseguiu conquistar a tão desejada Libertadores. Na sequência, faturou o Mundial em cima do Chelsea e celebrou o título ao lado de 30 mil torcedores no Japão. Para muitos, este é o “mundial que vale”.

Já o Mundial de 2000 do Corinthians está envolvido em muitas polêmicas já que o campeão da Libertadores daquele ano não participou daquela edição do torneio. Sem contar o fato que muito dos times que disputaram o campeonato vieram para cá no maior clima de oba oba. Mas, já que a FIFA reconhece o título, cá está ele em nossa lista.

Santos

Santos

  • Copa Intercontinental 1962
  • Copa Intercontinental 1963

O Santos de Pelé fez fama Internacional com duas Copas Intercontinentais ganhas na sequência. A primeira veio contra o Peñarol, em 62, e a segunda na vitória contra uma das formações mais famosas do Milan, em 63. Aliado com os títulos em Copa do Mundo, estes campeonatos fizeram de Edson Arantes do Nascimento o rei do futebol.

Internacional

f9-ergue-a-taca

  • Mundial de Clubes 2006

Contrariando todas as expectativas, o Inter superou o São Paulo na Libertadores e foi para o Mundial. Chegando lá, foi de azarão a campeão, vencendo por 1 a 0 o Barcelona que na época tinha em seu elenco Ronaldinho, Deco e Iniesta. Para completar a história digna de filme, o gol veio do reserva Adriano Gabiru, que tinha acabo de entrar em campo.

Flamengo

Flamengo

  • Copa Intercontinental 1981

O Flamengo de Zico sagrou-se campeão em cima do Liverpool por 3 a 0 com dois gols de Nunes e um de Adílio, todos no primeiro tempo.

Grêmio

Grêmio

  • Copa Intercontinental 1983

O Grêmio sagrou-se campeão do mundo batendo o Hamburgo, um dos times mais forte da Europa na década de 80. O título veio de maneira dramática, com dois gols de Renato Gaúcho. Um para empatar a partida no segundo tempo e um na prorrogação para carimbar o título.

E o Palmeiras, tem mundial?

palmeiras-mundial51

  • Copa Rio 1951

Em 1951, foi disputada a Copa Rio, que também foi conhecida como Torneio Internacional de Clubes Campeões – uma espécie de predecessora do que se tornou a Copa Intercontinental e o Mundial de Clubes.

Participaram do torneio o Vasco da Gama, Áustria Viena, Nacional, Sporting, Juventus, Nice, Estrela Vermelha e o Palmeiras, que acabou vencendo o torneio.

O problema é que, foram várias as vezes que a Fifa reconheceu o título, mas acabou dando pra atrás, para evitar polêmicas ou dores de cabeça em ter que reconhecer outros possíveis títulos mundiais.

Para quem é torcedor, o título do Mundial do Palmeiras é uma certeza, mas para quem não, a zoeira não tem limites.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »