O Palmeiras tem Mundial? Descubra se essa polêmica é mito ou verdade!

O campeonato mundial do Palmeiras de 51 é mito ou realidade. Buscamos informações da época, regulamento para responder a uma das grandes discussões futebolísticas

O Palmeiras tem Mundial?

Existem algumas polêmicas futebolísticas que atravessam décadas, grupo de amigos e até ambiente familiar. E, uma dessas é a pergunta: o Palmeiras tem Mundial ou o Palmeiras não tem Mundial?

Esse assunto está longe do fim. Até porque o Palmeiras perdeu a chance de ser campeão mundial diante do Bayern de Munique após ter sido campeão da Libertadores e, depois, eliminado pelo Tigres, do México, no Mundial de Clubes de 2020/21. Por isso, vamos esmiuçar os fatos acerca da Copa Rio Internacional de 51, que deu ao time alviverde paulista a possível grande conquista intercontinental.

Copa Rio 51

No início dos anos 50, o Secretário Geral da Fifa, Stanley Rous, sugeriu à CBD (atual CBF) a realização de um “torneio de campeões de todos os países filiados à FIFA”, daí surgiu a Copa Rio Internacional.

Ela teve grande relevância pelo fato de ter sido a primeira competição futebolística interclubes com abrangência mundial, tendo sido criada antes mesmo da Copa Intercontinental (Mundial de Clubes), da Libertadores da América e Champions League.

Time do Palmeiras de 51 que teria ganhado o mundial

A competição foi organizada com auxílio e autorização da FIFA, e tinha este nome por ter sido patrocinada pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

Este torneio internacional foi disputado por 8 equipes da Europa e América do Sul: Vasco da Gama, Áustria Viena, Nacional, Sporting, Juventus, Nice, Estrela Vermelha e o Palmeiras, que acabou vencendo o torneio.

O problema surge pelo fato do Palmeiras só ter começado a correr atrás do reconhecimento da Copa do Rio como um torneio mundial em 2002, dois anos depois do Corinthians ter conquistado a primeira Copa do Mundo de Clubes da Fifa, em 2000.

Fifa voltou atrás

Jornal de 1951 mostrando o Palmeiras como campeão mundial

Em março de 2007, o Palmeiras recebeu documento da Fifa, assinado pelo então secretário-geral, o suíço Urs Linsi, declarando o time como primeiro campeão mundial por ter vencido a Copa Rio em 1951.

Em 2014, Joseph Blatter, o dirigente máximo da entidade na época, chegou a dar entrevista falando dar o reconhecimento da Fifa para o título palmeirense. Ele destacou que a Copa Rio não seria equiparada aos mundiais da fifa, mas que receberia um certificado que chancela sua importância.

O problema surgiu quando outros clubes tentaram buscar o mesmo reconhecimento. Foi o caso do Fluminense, que disputou a Copa Rio de 52. O torneiro não teve a chancela da Fifa, mas era o mesmo que o Palmeiras conquistou no ano anterior.

Outro clube que correu atrás foi o Corinthians, que conquistou a Pequena Taça do Mundo, um torneio intercontinental que rolou de 52 até 75, entre clubes da América do Sul e Europa. O próprio São Paulo venceu o campeonato em 55.

Com medo dessa corrida pelos mundiais, a Fifa recuou, não fazendo o certificado para o Palmeiras pelo mundial de 51. Em 2017, a FIFA reconheceu como campeões mundiais os clubes que faturaram os Torneio Intercontinental, realizado entre os anos de 1960 até 2004. O Palestra sequer foi citado.

O imbróglio ficou armado e, até este momento, a Fifa não se pronunciou mais sobre o merecimento do mundial palmeirense. ‘O Palmeiras tem Mundial?’ ainda vai render muitas discussões em meses de bares e encontro de amigos.

Curtiu esse conteúdo irado que você acabou de ler?

Então se liga na novidade massa que eu tenho pra te contar: depois de colocar nosso livro nos mais vendidos da Amazon, a gente ACABOU de lançar o nosso SEGUNDO livro.
E esse vai ser um livro DIGITAL, o famoso ebook.

Acabou de sair do forno o “Seja O Cara: O Manual Do Homem Confiante Na Cama”.

É um papo de brother pra brother pra gente falar sobre as coisas que seus amigos da zuera não falam… como se tornar mais confiante na cama e resolver problemas que te atrapalham com sua parceira: Falta de confiança, ejaculação precoce, disfunção erétil e um monte de coisa que a gente cria na nossa cabeça porque ninguém toca nesse assunto.

O livro acabou de ser lançado eu tenho belo presente pra você, a gente decidiu fazer um desconto especial de lançamento.

Mas preciso te dizer algo MUITO IMPORTANTE: Esse desconto de mais de 30%, é por tempo EXTREMAMENTE limitado.

Na próxima segunda-feira 17/12 o preço vai voltar ao valor original do livro.

Então não dá bobeira não! Se você quer se tornar um cara mais confiante na cama e ainda garantir esse desconto de lançamento a hora é agora!

Clica aqui no Link e confira tudo sobre o Livro!

Compartilhe
Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso