Graças ao comando do técnico Tite, o Brasil foi a primeira seleção a se classificar para a Copa do Mundo de 2018. Dessa forma, segue como o maior vencedor, com cinco títulos, e a única seleção que disputou todos os torneios desde a sua criação.
+ 8 Seleções Favoritas para a Copa do Mundo 2018
+ Tudo o que você precisa saber sobre a Copa da Rússia
+ Seleções classificadas para a Copa do Mundo 2018
Ranking da Fifa: 2º lugar
Probabilidade do Brasil ser campeão*: 14,2%
Eliminatórias da Copa
O Brasil garantiu sua classificação com antecipação, já em março de 2017, faltando quatro rodadas para o fim das Eliminatórias.
E o responsável por essa campanha foi Tite, que assumiu a seleção desacreditada no meio do campeonato – seleção antes no comando de Dunga com 2 vitórias, 3 empates e 1 derrota no torneio -, ára fazer uma recuperação perfeita nas eliminatórias da Copa, com dez vitórias e dois empates no comando do treinador, conquistando 32 pontos.
Brasil na Copa do Mundo 2018
Para a Copa da Rússia, o Brasil foi sorteado como cabeça de Chave no Grupo E, e disputa a fase de grupos com Suíça, Costa Rica e Sérvia. A seleção é a grande favorita para levar a primeira colocação.
+ Todas as Camisas da Copa do Mundo 2018
Entre os pontos que contam a favor da seleção canarinho, está a equipe consistente, que tem uma forma própria de jogar, atributo que Tite deu uma cara a seleção, que na era Dunga era uma simples reunião de bons jogadores, mas sem consciência coletiva.
O time une qualidade individual com segurança defensiva, com destaque para o bom desempenho do goleiro Alisson, um dos melhores do mundo.
Neymar é a grande estrela do time que, apesar da sua recente contusão nos meses que antecederam a Copa, vai conseguir se recuperar a tempo de jogar no torneio.
Outro ponto positivo do elenco é que, por enquanto, não apareceu a ‘Neymardependência’, com o time mantendo a sua qualidade mesmo sem o craque em campo. Em 2014, a seleção sentiu muito a ausência do jogador na partida em que ele estava de fora, contra a Argentina.
Casemiro, Marcelo, Gabriel Jesus e Philippe Coutinho são outros grandes craques que serão responsáveis por levar o Brasil para seu quinto título mundial.
Conheça a lista de convocados do Brasil para a Copa do Mundo 2018 (14/5)
Goleiros
Alisson (Roma-ITA)
Cássio (Corinthians-BRA)
Ederson (Manchester City-ING)
Defensores
Fagner (Corinthians-BRA)
Danilo (Manchester City-ING)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Filipe Luís (Atlético de Madri-ESP)
Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA)
Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA)
Miranda (Inter de Milão-ITA)
Pedro Geromel (Grêmio-BRA)
Meias
Casemiro (Real Madrid-ESP)
Fernandinho (Manchester City-ING)
Paulinho (Barcelona-ESP)
Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN)
Fred (Shakhtar Donetsk-UCR)
Philippe Coutinho (Barcelona-ESP)
Willian (Chelsea-ING)
Atacantes
Neymar (Paris Saint-Germain-FRA)
Gabriel Jesus (Manchester City-ING)
Douglas Costa (Juventus-ITA)
Roberto Firmino (Liverpool-ING)
Taison (Shakhtar Donetsk-UCR)
Algumas curiosidades dessa convocação
- Média de idade dos convocados: 28 anos
- Mais novo: Gabriel Jesus (21 anos)
- Mais velhos: Fernandinho, Miranda e Thiago Silva (33 anos)
- 9 jogadores com 30 anos ou mais: Cassio, Fernandinho, Filipe Luís, Geromel, Marcelo, Miranda, Renato Augusto, Taison e Thiago Silva
* A análise foi realizada pela Opta, prestigiado site britânico de estatísticas do esporte. Sua pesquisa se baseia nos dados ofensivos e defensivos de cada país, levando em conta as performances das seleções em todos os resultados oficiais nos quatro anos anteriores à Copa do Mundo, incluindo eliminatórias, campeonatos da confederação, amistosos e performance nas duas Copas anteriores (2010 e 2014). Além disso, os confrontos no torneio mundial de 2018 também são levados em conta.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso