Vice-campeã mundial do último campeonato realizado no Brasil, a Argentina chega para a Copa do Mundo 2018 depois de muitas dificuldades, uma classificação na bacia das almas, muitos problemas com técnicos e elencos e deve apostar todas suas fichas em Messi e na sua tradição para chegar ao título mundial.
+ Tudo o que você precisa saber sobre a Copa da Rússia
+ Seleções classificadas para a Copa do Mundo 2018
+ Todas as Camisas da Copa do Mundo 2018
Ranking da Fifa: 4º lugar
Probabilidade da Argentina ser campeã*: 10,9%
Eliminatórias da Copa
Para chegar a Copa da Rússia, a Argentina passou sufoco e a vaga só veio na última rodada nas Eliminatórias Sulamericanas. Depois de muita dificuldade e apenas sete vitórias nas 18 partidas jogadas, a seleção ainda não tinha se classificado para o Mundial.
Eles precisavam de uma vitória para levar a vaga na Rússia sem ir para a repescagem. Foi com um show de Lionel Messi que a equipe venceu o Equador por 3 a 1, com todos os gols marcados pelo camisa 10.
+ Todas as Camisas da Copa do Mundo 2018
Argentina na Copa do Mundo 2018
De 2014 para cá muitas coisas mudaram. A Argentina ainda busca a reconstrução para a Copa do Mundo. Neste período, passaram por lá três técnicos diferentes, Tata Martino, Edgardo Bauza e, agora, Jorge Sampaoli. Com isso, várias escalações e troca de esquema tático.
+ Conheça o grupo D na Copa do Mundo 2018
Essa instabilidade ainda piora com a pressão de não ter conquistado nenhum título nos últimos 25 anos, desde a Copa América de 93.
A seu favor, a equipe conta com o gênio Lionel Messi, com cinco Bolas de Ouro e o fato de ter carregado o time nas costas na castigada classificação para a Copa.
Outro ponto positivo é que a vice campeão de 2014 não tem peso nenhum para este torneio, sendo considerada por alguns especialistas até como fora dos favoritos. O técnico Jorge Sampaoli será o responsável por montar a equipe que vai para a Rússia, que tem craques como os meias Mascherano e Di María, além dos atacantes Sergio Agüero e Gonzalo Higuaín.
Lista de 35 pré-convocados da Argentina para a Copa do Mundo 2018
Goleiros
Sergio Romero (Manchester United)
Wilfredo Caballero (Chelsea)
Franco Armani (River Plate)
Defensores
Javier Mascherano (Hebei China Fortune-CHN)
Gabriel Mercado (Sevilla)
Federico Fazio (Roma)
Marcos Rojo (Manchester United)
Nicolás Otamendi (Manchester City)
Nicolás Tagliafico (Independiente)
Cristian Ansaldi (Torino)
Eduardo Salvio (Benfica)
Marcos Acuña (Sporting)
Meio-campistas
Cristian Pavón (Boca Juniors-ARG)
Maximiliano Meza (Independiente-ARG)
Ángel Di María (Paris Saint-Germain-FRA)
Manuel Lanzini (West Ham-ING)
Giovani Lo Celso (Paris Saint-Germain-FRA)
Ever Banega (Sevilla-ESP)
Lucas Biglia (Milan-ITA)
Eduardo Salvio (Benfica-POR)
Atacantes
Paulo Dybala (Juventus-ITA)
Lionel Messi (Barcelona-ESP)
Gonzalo Higuaín (Juventus-ITA)
Sergio Agüero (Manchester City-ING).
* A análise foi realizada pela Opta, prestigiado site britânico de estatísticas do esporte. Sua pesquisa se baseia nos dados ofensivos e defensivos de cada país, levando em conta as performances das seleções em todos os resultados oficiais nos quatro anos anteriores à Copa do Mundo, incluindo eliminatórias, campeonatos da confederação, amistosos e performance nas duas Copas anteriores (2010 e 2014). Além disso, os confrontos no torneio mundial de 2018 também são levados em conta.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso