5 Razões para não deixar o seu dinheiro no banco

Reunimos alguns motivos que explicam que o seu dinheiro rende mais fora do banco

5 Razões para não deixar o seu dinheiro no banco

O Neymar Jr. no banco não rende nada. Dinheiro também não.

O comercial da Rico que estreou no intervalo do Fantástico na Rede Globo no domingo, 20/5, faz uma ótima analogia a função do craque Neymar no banco de reservas com o seu dinheiro nos Bancos financeiros. Poderiam render bem mais se não estivessem ali.

+ Abra uma conta na Rico e começe a investir a partir de R$ 30
+ 5 Passos para investir com pouco dinheiro
Como investir no tesouro direto

Brincadeiras à parte, há décadas, empurram um pensamento ao brasileiro de que deixar o dinheiro no banco é uma maneira de manter seus recursos a salvos e que o gerente da conta era como se fosse aquele seu anjo da guarda, um profissional sempre atento para cuidar do seu dinheiro da melhor forma possível (para você, é claro)!

Só que as coisas não funcionam bem assim. Claro que deixar o dinheiro no banco ainda é melhor do que deixar debaixo do colchão. Mas, contar com as opções dos Bancos ainda está longe de ser a melhor opção de investimento para você.

Se você duvida, vou listar algumas razões para você não deixar seu dinheiro no banco. Se liga!

1- Existe um conflito de interesses

5 Razões para não deixar o seu dinheiro no banco

Um princípio básico impede que o seu dinheiro renda mais para você por lá do que em outros lugares, é o conflito de interesses entre você e o gerente do seu banco.

Esse princípio aponta que o melhor para você não é necessariamente melhor para o seu gerente. Lembre-se que o gerente, apesar de cuidar da sua conta, é um funcionário do banco e tem por função básica trazer lucro para a empresa. Esse lucro vem de atingir metas de vendas de determinados produtos financeiros.

Existem bons produtos financeiros, porém, acabam sendo mais acessíveis (ou disponibilizados) para clientes de alta renda. E mesmo assim quando são oferecidos a uma classe média têm taxas de administração elevadas que não vale a pena a rentabilidade. Vide fundos de investimentos, CDB’s, letras de crédito imobiliário e do agronegócio.

A grande maioria recebe indicação de produtos que proporcionam retornos baixos ou quase nulos, vide os clássicos títulos de capitalização, consórcios e planos de previdência. Além da conhecida poupança, é claro.

Esses produtos apesar de renderem muito pouco para o investido, trazem muito retorno para o banco. E mesmo que você seja contemplado com um prêmio no sorteio do título de capitalizaçao, quem ganha mesmo é o banco com seu investimento.

2. O banco precisa do seu dinheiro

A afirmação acima é uma verdade universal que surgiu com a criação dos bancos. Na prática, você empresta dinheiro pro banco para ele ganhar mais dinheiro emprestando a outras pessoas.

Para isso, o banco sempre tentará captar o seu dinheiro ao menor preço e pelo máximo de tempo. Quando você deixa seu dinheiro parado na conta corrente, está entregando o dinheiro “de graça” para o banco, ou seja, com 0% de juros.

Você até pode dizer que tem a liberdade de sacar esse dinheiro quando quiser, é verdade, mas se você não aplicá-lo, o banco o faz por você diariamente e retém todo o lucro sem repassar nada.

Além da movimentação por conta corrente, existem outras formas de captação de recursos no banco: poupança, PIC, CDB e vários outros produtos que ele vende. O gerente do banco representa tanto a área de compras, tentando captar o seu dinheiro ao menor preço possível, como a área de vendas, concedendo empréstimos ao maior preço possível.

Por isso você precisa avaliar as recomendações dele com muito cuidado.

3. Altas Taxas praticadas

5 Razões para não deixar o seu dinheiro no banco

Com um pouco de conhecimento e interesse, você pode até sentar com sua gerente e pedir para que ela te ofereça bons produtos para investimento. Mas, nessas horas, vai perceber que o banco está ganhando nas altas taxas de adminstração, que é a cobrança de um tributo para cuidar dos seus produtos financeiros.

Nos últimos tempos, virou costumeiro ter produtos do tipo fundos de renda fixa no banco que basicamente só aplicam o seu dinheiro no Tesouro Direto, mas que cobram grandes taxas de administração que inviabiliza o lucro.

Eles podem até estarem cobrando pouco pelo produto em si. Mas, tenha certeza que no fim das contas, é o seu dinheiro que estará rendendo menos. O que leva a situação abaixo.

4. Baixos Rendimentos dos produtos

5 Razões para não deixar o seu dinheiro no banco

Os grandes bancos comerciais podem até serem conhecidos por dar uma segurança maior em períodos de crise financeira. Só que, do outro lado, eles não têm fama de oferecer um leque de produtos com muitas oportunidades de bons rendimentos.

Normalmente, se você não tem uma conta ‘premium’, as opções de investimento que restam são bem limitadas e com baixos rendimentos.

Quer um exemplo? Boa parte dos fundos de renda fixa dos bancos investem o seu dinheiro no Tesouro Direto. Só que nestes fundos, os bancos não oferecem muitos incentivos para que você ganhe o máximo possível na plataforma. O resultado é que você deixa de ganhar dinheiro e ainda por cima deixa uma fatia dos seus rendimentos com eles.

O que você precisa saber é que, se quer investir em fundo de renda fixa, deixe de lado os bancos comerciais, que aplicam taxas e invista diretamente no Tesouro Direto por meio de uma corretora de investimentos como a Rico, que não cobra taxa administrativa e oferece a um melhor preço possível.

5. Falta de Opções de Investimentos

5 Razões para não deixar o seu dinheiro no banco

Você já percebeu que quando vai investir pelo seu Banco não são muitas as opções disponíveis e mesmo aquelas que você procura são escassas ou ausentes?

+ Saiba quais são os tipos de investimentos e qual é o melhor para você!

Isso ocorre porque quando vamos investir pelos bancos comerciais, as opções disponíveis normalmente são aqueles fundos administrados pelo próprio banco. Outras opções como CDB acabam também atreladas a este banco.

Agora, quando você abre uma conta em uma corretora de investimento, por exemplo, você passa a ter acesso a um leque de variedade de investimentos. Pode investir no Tesouro Direto, comprar um CDB de um banco pequeno, fundos imobiliários ou até mesmo comprar ações de empresas na bolsa.

Resumindo, fora do banco você tem mais opções e maior rentabilidade para investir seu dinheiro!

Rico Corretora

Crédito: Reprodução

Este texto é padrocinado pela Rico, uma corretora online, onde você consegue investir seu dinheiro, de maneira fácil e segura, a partir de R$ 30.

A corretora possui uma cartela de produtos que disponibiliza para seus investidores, de títulos de Renda Fixa (Tesouro Direto), Fundos de Investimentos até títulos de Renda Variável.

Além da plataforma de investimentos, a Rico possui um canal no youtube e um blog, ambos tiram dúvidas e te ajudam e organizar sua vida financeira!

Conheça a plataforma e comece a investir na Rico

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso