Você sabe qual é a origem do Dia dos Pais?

Você sabe qual é a origem do Dia dos Pais?

Assim como praticamente todas as datas comemorativas, a origem e o significado do Dia dos Pais varia de acordo com o país onde a data é comemorada. Mas, no geral, a data representa mais que presentes – e, hoje, nós vamos te dar uma pequena aula de história para te ajudar a compreender a criação do Dia dos Pais em vários lugares do mundo..

Resumidamente, a maioria das datas festivas tem sua criação relacionada ao catolicismo ou a religião predominante no país.

O motivo para a criação da data, entretanto, é bem óbvio: estreitar os laços familiares, mas qual a história por trás da escolha da data?

A história da origem do Dia dos Pais

Você sabe qual é a origem do Dia dos Pais?

A lenda diz que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais.

Seu objetivo era homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 quando dava a luz, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho.

Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos.

Na época, também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. Então, o primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora.

A rosa, aliás, foi escolhida como símbolo do evento: as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.

Depois disso, a comemoração se espalhou além da cidade de Spokane, e em 1924, o presidente Calvin Coolidge apoiou a ideia de um Dia dos Pais nacional. Em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).

A origem do Dia dos Pais em outros países

Você sabe qual é a origem do Dia dos Pais?

No Brasil, a ideia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering, e foi comemorada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. Assim como outras datas comemorativas brasileiras, a escolha da data tem relação com alguma personalidade, data ou figura católica.

Porém, sua data foi alterada para o segundo domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia.

Além do Brasil e dos Estados Unidos, pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais de uma forma diferente! Se liga na história de cada um deles:

Na Itália, Espanha e Portugal, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Apesar da ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.

No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muitas festas. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.

Na Argentina, a data é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.

Na Grécia, a comemoração é recente e surgiu na empolgação que o povo tinha com o Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais no dia 21 de junho.

Em Portugal, a data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que São José, e surgiu porque é comercialmente interessante, já que os portugueses não dão muita importância para essa comemoração.

No Canadá, o Dia dos Pais canadense é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, porque ainda é considerada uma data mais comercial.

Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais, os pais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa).

No Paraguai, a data é comemorada no segundo domingo de junho.

No Peru, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, mas não é uma data muito especial para eles.

Na Austrália, a data é comemorada no segundo domingo de setembro, com muita publicidade.

Na África do Sul, a comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.

na Rússia, as pessoas não comemoram exatamente um Dia dos Pais. Lá, os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, e a data é chmada de “o dia do defensor da pátria”.

E aí, matou sua curiosidade?

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »