30 Cervejas Belgas que você tem que beber antes de morrer

Crédito: Reprodução

Se tem uma escola que manda bem no quesito cerveja, esta é a Bélgica. Apesar de não terem nenhum título mundial (de futebol, é claro), os belgas dão um show nos mais diversos rótulos, estilos e bares de cerveja especial!

+ Conheça o Delírium Café São Paulo
20 Cervejas IPAs que você tem que conhecer

Para resumir o estilo de cervejas belgas em poucas palavras, eu diria que é uma escola com muita inventividade e sem estilos determinados. A Bélgica é  considerada o Paraíso das Cervejas, por concentrar em um espaço pequeno (do tamanho do Ceará), mais de mil rótulos diferentes, além de toda a tradição das cervejas de abadia e trapistas.

“A escola belga é uma escola lúdica, os rótulos são divertidos, com ingredientes dos mais diversos e mais teor alcoólico”, resume Paulo Almeida, um dos sócios do Empório Alto de Pinheiros e também do Delirium Café SP.

Melhores Cervejas belgas 2

Sem preocupação com a lei de pureza alemã, as receitas das brejas belgas abusam do uso de especiarias e frutas, como semente de coentro, cardamomo, cascas de laranja. No aroma e sabor, a presença do frutado e malte sobresaem o lúpulo.

“Eles não tem compromisso com estilo nenhum, tem compromisso em fazer cerveja interessante”, resume David Michelsohn, dono da cervejaria paulistana Júpiter.

Se tem algo que eles são puristas é em relação aos copos, com cada cervejaria tendo o item exclusivo para os rótulos. Se você estiver em uma viagem à Belgica, não estranhe se não te servirem uma cerveja em um bar por não ter o copo adequado. Lá isto é muito comum.

Diferença de cerveja de Abadia e Trapistas

Uma das coisas mais comuns é o consumidor confundir as cervejas de Abadia e Trapistas. Apesar de ter os estilos similares, a principal diferença é que para ser considerada uma cerveja Trapistas, precisa ser feita em mosteiros que atendem às exigências definidas (não produzir cerveja para obtenção lucro, produzidas por monges religiosos ou sob supervisão deles e reverter o dinheiro para obras assistenciais). As cervejas de Abadia tem um selo próprio, mas caso seja produzida sem o certificado, pode ser chamada de cervejas do estilo Abadia.

30 Cervejas Belgas que você tem que tomar antes de morrer

1# Delirium Tremens (8,5% ABV)

Melhores Cervejas belgas 1

Estilo: Belgian Golden Strong Ale
Descrição: O tradicional rótulo do elefante rosa da cervejaria Huyghe é um dos mais famosos do mundo. Um aroma de malte caramelo presente, frutas cítricas como laranja, limão, além de frutas amarelas, como abacaxi e damasco. O alto teor alcoólico de 8,5% não é notado.

2# Waterloo Double Dark (8,5% ABV)

Cerveja Waterloo - Cervejas belgas

Estilo: Belgian Dark Strong Ale
Descrição: Esta tradicional cerveja belga encontra sua origem em 1815, na época da batalha de Waterloo. Seu processo de fabricação de cerveja à moda antiga de malte e lúpulo finamente selecionados lhe confere um carácter forte, saboroso e vigoroso.

3# Westvleteren 12 (10,2% ABV)

Cerveja Westvleteren 12 - Cervejas belgas

Estilo: Belgian Quadruppel
Descrição: Para comprar essa, boa parte das pessoas vão a abadia Saint Sixtus of Westvleteren Westvleteren Trappist, na Belgica. Os clientes precisam concordar em não revendê-las para terceiros. Você quer saber se vale a pena ir atrás dessa quadrupel? Vale, tanto que ela alcançou a nota máxima no Rate Beer, o site de avaliação colaborativa de cervejas. (obs: se você quiser comprar por aqui, tem que estar disposto a pagar de R$ 300 pela garrafa)

4# Trappistes Rochefort 8 (9,2% ABV)

Cerveja Rochefort- Cervejas belgas

Estilo: Belgian Dark Strong Ale
Descrição: A Trappistes Rochefort 8 é uma cerveja belga trapista, produzida pela Abadia de Notre-Dame de St. Remy. Começou a sua produção cervejeira em 1595.

5# Affligem Blond (6,8% ABV)

Cerveja Affligem- Cervejas belgas

Estilo: Belgian Blond Ale
Descrição: a abadia mais antiga em Flandres foi construída no ano de 1074, quando seis cavaleiros arrependidos de suas vidas violentas se estabeleceram em Affligem e adotaram a vida monástica. Para passar o tempo, nada melhor do que fazer cerveja!

6# La Chouffe (8% ABV)

Cerveja La Chouffe - Cervejas belgas

Estilo: Belgian Specialty Ale
Descrição: A La Chouffe é o carro chefe da micro-cervejaria, uma cerveja especial não filtrada e fermentada diretamente no barril. Leve sabor de lúpulo, casca de laranja e coentro.

7# Gueuze Mariage Parfait (8% ABV)

Cerveja Mariage Parfait - Cervejas belgas

Estilo: Lambic – Gueuze
Descrição: é o casamento perfeito entre cervejas Lambic envelhecidas, selecionadas pelo próprio mestre-cervejeiro. É uma mistura de 100% de cervejas deste estilo, maturadas em tonéis de carvalho, passando ainda por uma segunda fermentação na garrafa, uma tradição mantida desde 1835.

8# Lindemans Kriek (4% ABV)

Cerveja Lindemans Kriek - Cervejas belgas

Estilo: Fruit Lambic
Descrição: esta cerveja ácida e frutada é uma das mais tradicionais fruit lambic. Ela é seca, com acidez intensa e aroma e sabor que remetem à cereja, madeira e vinagre.

9# Gregorius Trappistenbier (9,7% ABV)

Cerveja Gregorius - Cervejas belgas

Estilo: Belgian Dark Strong Ale
Descrição: com prazo de validade indeterminado, esta cerveja pode ser chamada de vinho de cevada. Contem notas de especiarias, malte e aroma de frutas secas.

10# Leffe Brown (6,5% ABV)

Cerveja Leffe - Cervejas belgas


Estilo: Belgian Dubbel
Descrição: Produzida desde o século 13 pelos monges da Abadia Belga de Leffe, a marca Leffe é a cerveja tipo Abadia mais consumida no mundo. O rótulo já foi considerado um dos melhores do mundo.

11# Corne La Triple 10 (10% ABV)

Cerveja Corne- Cervejas belgas

Estilo: Belgian Tripel
Descrição: a cerveja servida no copo que imita um chifre foge um pouco dos padrões dos estilo. Ela não usa candi sugar e especiarias comuns que as tripels normalmente usam.

12# La Trappe Quadrupel (10% ABV)

Cerveja La Trappe Quadrupel - Cervejas belgas

Estilo: Belgian Quadrupel
Descrição: este exemplar de forte teor alcoólico é feito no mosteiro trapista da Holanda. É uma ótima cerveja de guarda, ou seja, para conservar e tomar futuramente.

13# Mort Subite Framboise (4,5% ABV)
Morte Subite- Cervejas belgas

Estilo: Fruit Lambic
Descrição: espontaneamente fermentada, é lentamente amadurecida em barris de carvalho de madeira. O sumo das framboesas mais maduras é adicionado, o que dá a esta tradicional cerveja o sabor frutado extremo de framboesas.

14# Kwak (8% ABV)

Cerveja Kwak - Cervejas belgas

Estilo: Belgian Golden Strong Ale
Descrição: é uma cerveja âmbar fabricado desde os anos 1980. É filtrada antes de ser embalada em garrafas e barris. Seu copo também é icônico, feito para ser consumido nas viagens de carroça sem derramar.

15# Deus Brut des Flandres (11,5% ABV)

Cerveja Deuss - Cervejas belgas

Estilo: Bière Brut
Descrição: esta icônica cerveja passa por um longo processo de fermentação chamado método champenoise, onde as garrafas vão para a França e repousam nas caves, da mesma forma que champanhe.

16# St. Bernardus 12 (10,5% ABV)

Cerveja ST. Bernardus - Cervejas belgas

Estilo: Belgian Quadrupel
Descrição: a mais alcoólicas da cervejaria, esta quadrupel tem o sabor frutado intenso e é uma ótima opção de cerveja de guarda.

17# Lucifer (8% ABV)

Cerveja Lucifer - Cervejas belgas

Estilo: Belgian Golden Strong Ale
Descrição: contrapondo a Deus, esta cerveja tem aromas cítricos e de malte, toque frutado e final completamente seco.

18# Averbode (7,5% ABV)

Cerveja Averbode - Cervejas belgas

Estilo: Belgian Pale Ale
Descrição: um mosteiro belga tinha produzia tradicionalmente  o rótulo até parar. A cervejaria da Delirium conseguiu voltar a produção neste começo de ano, entregando este rótulo fantástico.

19# Tripel Karmeliet (8% ABV)

Tripel Karmeliet - cervejas belgas

Estilo: Belgian Tripel
Descrição: A Tripel Karmeliet é uma famosa cerveja belga, conhecida pelas suas magníficas e generosas notas florais e cítricas. Ela ainda é fabricada com uma receita de cerveja autêntica de 1679.

20# Gouden Carolus Cuvée van de Keizer Blauw (10,5% ABV)

Cerveja Golden Carolus - Cervejas belgas

Estilo: Belgian Dark Strong Ale
Descrição: A Gouden Carolus Cuvée van de Keizer Blauw é uma cerveja especial, fabricada apenas no dia 24 de fevereiro de cada ano, data do aniversário do imperador Charles V.

21# Orval (6,2% ABV)

Cerveja Orval - Cervejas belgas

Estilo: Belgian Specialty Ale
Descrição: Ao contrário de todas as demais cervejarias trapistas, a Orval produz apenas um único tipo de cerveja. Ela é intensamente aromática e seca. Entre a primeira e a segunda fermentação, há um processo adicional de dry-hopping. Em razão disso, essa cerveja adquire um pronunciado aroma lupulado e um extra amargor.

22# Chimay Blue (9% ABV)

Cerveja Chimay Blue - Cervejas belgas

Estilo: Belgian Dark Strong Ale
Descrição: Elaborada por monges trapistas na Abadia de Scourmont, Bélgica, a Chimay Blue é uma cerveja forte e bem aromatizada. Pode ser guardada até 5 anos e melhora com o tempo como um vinho.

23# Cantillon Kriek (5% ABV)

Cerveja Cantillon - Cervejas belgas

Estilo: Fruit Lambic
Descrição: a cerveja recebe adição de 150 quilos de cereja em barris que totalizam 650 litros de lambic que, via de regra, descansam há 18 meses. Assim que a mistura é feita, o barril é lacrado e cinco dias depois começa a fermentação.

24# Duchesse de Bourgogne (6,2% ABV)

Cerveja Duchesse Bourgogne - Cervejas belgas

Estilo: Flanders Red Ale
Descrição: Uma cerveja que passa por envelhecimento em barricas de carvalho e o produto final é um blend entre safras de 8 e 18 meses. O rótulo é uma homenagem à Mary, a duquesa de Borgonha que nasceu no século 15 nos arredores de Bruxelas.

25# De Dochter van de Korenaar Embrasse Peated Oak Aged (10% ABV)

Cerveja Embrasse Peated Oak Aged - Cervejas belgas

Estilo: Belgian Strong Dark Ale
Descrição: Uma versão da Embrasse, uma Belgian Dark Strong Ale, porém maturada em barris de single malte de whisky escocês Ardbeg. Aqui, o aroma de whisky e turfa bem perceptiveis.

26# Vedett Extra White (4,7% ABV)

Cerveja Vedett - Cervejas belgas

Estilo: Witbier
Descrição: no estilo que considero porta de entrada para o mundo das cervejas especiais, este rótulo oferece laranja e limão, com sementes de coentro.

Confira também alguns rótulos brasileiros no estilo Belga

27# Wals Dubbel (7,5% ABV)

Cerveja wals dubbel Cervejas belgas

Estilo: Belgian Strong Ale
Descrição: o rótulo da cervejaria mineira conquistou o ouro no World Beer Cup 2014, uma das maiores competições cervejeiras do mundo.

28# Gordelícia (7,5% ABV)

gordelícia - cervejas estilo belga

Estilo: Belgian Golden Strong Ale
Descrição: o rótulo irreverente é um dos primeiros da cervejaria Urbana e traduz muito bem o estilo belga. É a minha cerveja carisma.

29# Eisenbahn Pale Ale (4,8% ABV)

Cerveja Eisenbahn - Cervejas belgas

Estilo: Belgian Pale Ale
Descrição: uma das poucas que representam o estilo belga no Brasil, ela é de alta fermentação, com sabores frutados e lupulados.

30# Jupiter Tanger (7,5% ABV)

Cerveja Jupiter - Cervejas belgas

Estilo: witbier
Descrição: o rótulo é feito com casca de tangerina e especiarias, além de levar cominho. Oferece alta drinkability e ideal para temperaturas altas.

Colaboração: Kadu Mendes, do site Brejada

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »