Assumir a bissexualidade pode ser um caminho muito difícil. Afinal, poucos entendem quando alguém assume gostar de mais de um gênero. Em uma sociedade onde normativo é a heterossexualidade, assumir algo diferente disso é um caminho complexo.
- O nosso antiquado medo de sermos chamados de viado na rua
- “Gap do Orgasmo”: por que homens não fazem as mulheres gozarem?
- Conheça seis personagens dos quadrinhos que são bissexuais
O que é a bissexualidade
Uma pessoa que se identifica como bissexual é alguém que sente atração e tem desejos sexuais por ambos os sexos. Não se trata necessariamente de alguém que quer ter relacionamentos duradouros ou conjugais com homens e mulheres, mas sim de quem tem desejo sexual por ambos.
Segundo psicoterapeutas sexuais, a orientação bissexual também não significa necessariamente uma atração igual pelos dois sexos. Podem gostar mais de um, mais do outro, ou igualmente de ambos, sem preferência.
Por que duvidam quando homens falam que são bissexuais?
Recentemente, um estudo chegou à conclusão de que a bissexualidade masculina é real. Parece estranho, não? Mas foi preciso encontrar evidências psicológicas para provar que homens bissexuais de fato têm “padrões de excitação bissexual”. Por quê?
Segundo J. Michael Bailey, professor de psicologia na Northwestern University, em Evanston, Illinois, e responsável pelo estudo, existe uma “controvérsia” sobre se os homens que se identificam como bissexuais são realmente bissexuais. A iniciativa tinha como objetivo acabar com ela.
“Alguns cientistas e leigos duvidam disso”, disse o professor. O motivo: a crença de que os homens que afirmam ser bissexuais “são na verdade heterossexuais ou homossexuais, e que sua alegação de ser bissexual se baseia em uma pressão social para não admitir a homossexualidade exclusiva”.
Resumindo: embora muita gente ache que homens se dizem bissexuais por vergonha de se assumirem gays, a ciência prova que caras bissexuais são definitivamente bissexuais.
Então quem é bi é indeciso?
Não. Algumas pessoas acreditam que o bissexual, na verdade, ainda não sabe exatamente do que gosta e, por isso, se interessa por um gênero ou outro.
Isso é um equívoco. A bissexualidade não é uma fase, é um autoentendimento de que aquela pessoa curte homens e mulheres. Quem é bi até pode ter vontade de estar com mulheres e com homens em épocas diferentes, mas isso não significa que essa pessoa deixou de ser bissexual ao namorar alguém do sexo oposto.
Bissexualidade e promiscuidade, não confundir
Há quem acredite que as pessoas bissexuais têm muito apetite sexual, atiram para todos os lados e, como são insaciáveis, acabam pegando homens e mulheres. Não é assim.
Vários estudos – e, na verdade, basta conversar com alguém fora da sua bolha para ouvir isso também – afirmam e reforçam que a orientação não define o apetite sexual de ninguém. Uma pessoa bissexual pode gostar de fazer sexo tanto quanto você: todos os dias, semanalmente, mensalmente, etc.
Ou seja, mulheres bi não são mais “fáceis”, nem homens bi são promíscuos. São pessoas, apenas, que se sentem atraídas por homens e mulheres – e ficam com eles quando estiverem a fim.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso