Dando um rolê na internet, vi uma mensagem foda lá na página Geração de Valor: “Não confunda persistência com ser chato para caramba”. Olha, achei ela tão boa que resolvi fazer um artigo falando só sobre isso.
Essa frase vale para tudo: Negócios, faculdade, vida pessoal e ACIMA DE TUDO para a pegação. Explico.
Vira e mexe, a gente incentiva os leitores a não desistirem. “Cai sete vezes, levante oito” ou falamos sobre como você deve levar alguns nãos, antes de conseguir ou sim, e coisas do tipo.
Porém, existe uma máxima que deve vir antes de qualquer um desses conselhos: O bom senso.
Vou dar dois exemplos onde a persistência pode te tornar um babaca:
- Você tenta realizar uma venda para um cliente, porém ele diz não tem dinheiro. Inconformado, você tenta a qualquer custo fazer com que ele compre com você;
- Você se declara para uma garota, fala que está afim dela, porém recebe um não. Inconformado, você continua insistindo e enchendo o saco dela para que ela fique com você.
São dois casos bem extremos, porém, acontecem com mais frequência do que você imagina. Quantas vezes você não passou em uma loja para comprar apenas um item – como um tênis por exemplo – e os vendedores tentam a todo custo te vender algo a mais e que você não precisa? Uma meia, um cinto, um carro e um apartamento na praia?
No caso da garota, sou testemunha. São vários e-mails e perguntas que recebemos de leitores reclamando que receberam nãos ou que estão afim de uma “mina que se faz de difícil”. Difícil, amigo, é aceitar a rejeição.
A diferença entre ser persistente e ser chato
Aqui que entramos com o bom senso. Não existe fórmula. A diferença varia de acordo com cada caso, pessoa e momento.
Você deve ter a sensibilidade para sacar onde está essa linha tão tênue que separa a persistência da chatice.
Mesmo assim, acredito que você possa ter objetivos mais amplos também. Por exemplo, se você queria muito um emprego em uma empresa e não conseguiu, que tal tentar outra? Que tal esperar uns meses antes de mandar currículo de novo e bater na porta? Vá para um plano B.
O mesmo vale para as garotas. Se você sonha em achar uma mulher para casar e ter filhos, pare de perder tempo enchendo o saco de uma mina que te disse não. Não se deve implorar a atenção e o afeto. Essas coisas se ganham naturalmente.
Vá atrás de uma outra mulher que te curta e te queria. Bem mais fácil do que tentar vencer alguém pelo cansaço – o que provavelmente não vai acontecer e vai só te fazer infeliz.
Se você quer muito algo, vá lá faça o seu melhor e se esforce. Porém, tente não se tornar um pé no saco na vida dos outros enquanto luta pelo o que quer. Ninguém é obrigado a ser prejudicado apenas para satisfazer as suas vontades.
Pare de ficar dando murro em ponta de faca e ficar recebendo não atrás de não. Vai só te fazer mal. Busque seu sim em outras alternativas e seja feliz.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso