Dicas de última hora para sobreviver ao Enem 2018

Dicas de última hora para sobreviver ao Enem 2018

Então você está procurando por dicas de última hora para sobreviver ao Enem 2018? Relaxa, você não está sozinho.

Se mesmo depois de ter estuado o máximo que pôde, você ainda tem dúvidas sobre como relaxar durante a prova e conseguir se sair bem, esta matéria é para você!


ENEM 2018 | 9 Dicas para MANDAR BEM NA PROVA

Nós selecionamos algumas dicas que vão te ajudar a relaxar antes e durante a prova e, quem sabe, te fazer pontuar ainda mais no Exame Nacional do Ensino Médio! Aliás: já que a prova vai acontecer em dois finais de semana, você já pode usar todas essas dicas ao longo da semana seguinte ao primeiro dia de prova. Boa sorte!

Durma. DURMA mesmo. DURMA muito

Dicas de última hora para sobreviver ao Enem 2018

Entre as dicas de última hora para sobreviver ao Enem 2018, esta é uma das mais importantes.

A ansiedade pode te impedir de dormir bem, mas dormir é muito necessário para pensar com clareza na hora da prova. Não recorra aos extremos para conseguir dormir se estiver com insônia. Pelo contrário: faça exercícios físicos.

Treine bastante! Corra, faça academia, musculação, dança, jogue bola…enfim, faça qualquer atividade física para cansar o corpo – e consequentemente a mente – e conseguir dormir.

Exagerar nos estudos e passar noites sem dormir pode levar o seu corpo à exaustão, fazendo com que todo seu esforço seja desperdiçado.

Não sofra para aprender algo de última hora

Dicas de última hora para sobreviver ao Enem 2018

Você já estudou tudo o que podia, já leu tudo o que podia, já aprendeu tudo o que podia. Tentar, desesperadamente, aprender algo novo ou difícil ou um dia antes da prova não é uma boa ideia: o efeito dessa atitude pode ser absurdamente negativo.

Você pode, pelo nervosismo, se confundir ainda mais e até duvidar da sua capacidade perante fatos e conceitos já estudados.

Uma das mais honestas dicas de última hora para sobreviver ao Enem 2018.

Assista filmes e séries

Dicas de última hora para sobreviver ao Enem 2018

Uma das dicas de última hora para sobreviver ao Enem 2018 mais divertidas.

Assistir filmes é uma opção de lazer econômica, e que, além de te fazer relaxar, também pode te deixar mais criativo (o que é uma ótima ideia para a hora da redação do Enem).

Relaxar vendo séries e filmes pode proporcionar bons momentos de relaxamento entre os períodos de estudos. Além disso, o hábito de assistir filmes aumenta o poder de concentração.

Se você quiser aproveitar esse tempo para reforçar os seus conhecimentos, escolha filmes e séries que abordam fatos históricos. Mas nada de exagerar e fazer verdadeiras maratonas. Lembre-se de descansar.

Antecipe-se

Dicas de última hora para sobreviver ao Enem 2018

Verifique o local da prova com alguns dias de antecedência e planeje a sua rota, considerando os meios de transporte disponíveis e os possíveis imprevistos. Não corra o risco de atrasar!

No dia da prova, acorde cedo, alimente-se bem e dirija-se ao campus com tranquilidade, levando os documentos e materiais necessários. Chegue com algumas horas de antecedência e localize a sua sala. Assim, você evitará atrasos e toda a ansiedade que eles causam.

Coma direito

Dicas de última hora para sobreviver ao Enem 2018

Nos dias anteriores ao Enem, alguns descontam a ansiedade na comida, outros continuam comendo normalmente, e ainda há os que não comem nada.

Mas com a prova se aproximando, é fundamental comer bem para o seu corpo não te trair.

Nos dias que antecedem a prova, uma boa ideia é tomar chá de cidreira e de camomila. No entanto, vale lembrar: os chás podem tranquilizar demais aqueles que não estão acostumados com a bebida, provocando sonolência. Portanto, o indicado é tomar na noite anterior ao exame.

Já no dia do vestibular, o importante é evitar alimentos que aumentam a ansiedade. Evite café, chá mate ou bebidas feitas à base de cola.

Também é importante saber o que comer no dia da prova

Dicas de última hora para sobreviver ao Enem 2018

No dia do Enem, prefira alimentos um pouco mais leves porque as comidas muito gordurosas ou apimentadas podem causar desconforto na digestão.

Também é bom ficar longe de alimentos muito ricos em fibras, como mamão, caqui e ameixa, que podem fazer o candidato perder muito tempo com idas ao banheiro desnecessárias no meio da prova.

Por fim, a melhor entre as dicas de última hora para sobreviver ao Enem 2018 (no quesito alimentação) é: tome um excelente café da manhã.

O ideal é consumir alimentos ricos em carboidratos, porque a glicose é a principal fonte de energia para o cérebro – e o que o faz funcionar bem.

Uma boa ideia é beber leite desnatado no café da manhã, comer um pão francês ou torradas com geleia.

Durante o exame, prefira comer um biscoito sem recheio, barras de cereais, barras de frutas ou frutas desidratadas.

Administre o tempo com calma e inteligência

Dicas de última hora para sobreviver ao Enem 2018

O que professores e especialistas da área orientam é que você comece a prova pelas questões que ele considera mais fáceis, já que tanto elas quanto as mais difíceis possuem o mesmo peso, ou seja, o mesmo valor de pontos.

E num processo seletivo como o vestibular, o interessante é que se acumule o maior número de pontos e não que se responda os questionamentos mais complicados.

Inicie fazendo uma leitura da prova, começando pela matéria que tenha mais facilidade e vá alternando as matérias a cada grupo de questões.

Deixe de lado as perguntas mais longas ou complicadas. Vá resolvendo as que você considera mais fáceis e marque com algum sinal ou símbolo as outras que conheça o assunto, mas que acredita levar mais tempo para resolver. É importante também não ficar muito tempo numa questão só.

Após a conclusão de todas as perguntas consideradas fáceis, volte nas que foram sinalizadas e comece a resolver.

Quando terminar, faça uma espécie de revisão de todas as questões que já foram respondidas até o momento. Após essa conferência, passe as mesmas para o cartão de resposta.

Agora, com o restante do tempo, é hora de “brigar” com as perguntas que foram deixadas de lado.

Pronto! Com essas dicas, você com certeza vai se sair ainda melhor na prova!

Mas, antes de fechar a matéria, dê uma repassada nessas informações igualmente importantes:

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA OS DIAS DE PROVA

Dicas de última hora para sobreviver ao Enem 2018

Datas: As provas do Enem 2018 serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro, dois domingos seguidos. Em outubro, os participantes terão acesso ao Cartão de Confirmação da Inscrição, documento que informa o local de prova do Enem.

Dia 4/11: 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 45 questões de Ciências Humanas; Redação.

Dia 11/11: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões de Matemática.

Horários: Os portões dos locais de prova do Enem 2018 serão fechados às 13h, horário oficial de Brasília. As provas começam às 13h30, com duração de 5h30 no primeiro dia e 5h (novidade) no segundo.

O horário de verão vai começar no dia da primeira prova do Enem, 4 de novembro. Alguns estados terão que adiantar seus relógios em uma hora. Veja abaixo quando serão fechados os portões do Enem de acordo com o horário local de cada estado:

13h: estados do Sul, Sudeste e Goiás e Distrito Federal
12h: estados do Nordeste e Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Amapá
11h: Amazonas, Rondônia e Roraima
10h: Acre

O que levar: Documento de identidade e caneta de tinta preta são obrigatórios! O cartão é opcional, assim como alimentos e água. Se levar o celular, desligue-o e guarde-o no envelope dado pelo fiscal de prova. Lápis, borracha, gorro, boné, fone de ouvido e outros materiais escolares e eletrônicos são proibidos.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »