A web é o espaço onde a divulgação de ofensas racistas e sexistas são amplamente difundidas. Qual seria então a melhor forma de combater este mal?
Um site da Lituânia promoveu um vídeo desafiador para mostrar como as pessoas reagem ao racismo. Em uma sala de espera, um homem negro pede para a pessoa que entra – ambos vão supostamente participar de uma seleção para um casting – que traduza uma mensagem que ele acabou de receber em seu Facebook.
O homem, que na verdade é um ator, revela que chegou à Lituânia há pouco tempo e ainda não consegue entender muito bem a língua local. As pessoas facilmente se dispõem a ajudá-lo, mas a reação de todas é de extrema surpresa e embaraço diante de uma mensagem racista e ofensiva.
Enquanto algumas se negam a traduzir o texto ofensivo, outras traduzem constrangidas, pedindo desculpas pelo texto.
No vídeo, esta a seguinte descrição: “Esta é uma experiência em vídeo dedicada a promover o nosso website recém-lançado (em lituano apenas). O site é um “manual” digital, cheio de conselhos sobre como todos nós podemos reagir a racismo, homofobia, outro tipo de bullying, abuso e discurso de ódio online, nos meios de comunicação, nas ruas, nas escolas, trabalho, etc”.
Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar. (Nelson Mandela)
Depois de ver a mensagem, você consegue enxergar o racismo com outros olhos?
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso