Desde sempre, escutamos que “homem não chora”. Quantas vezes na sua vida você já se sentiu obrigado a engolir o choro, controlar as lágrimas e fazer pose de machão para não deixar as lágrimas escaparem?
Se as mudanças na ideia de masculinidade e as quebras de paradigmas que a sociedade atual te apresentou não te convenceram a chorar de vez em quando, veja 9 benefícios do choro para a sua vida – todos comprovados pela ciência.
Confira um vídeo que fala sobre o choro masculino
Benefícios do choro para a sua vida
Desintoxica o corpo
Existem três tipos diferentes de lágrimas:
- Lágrimas de reflexo
- Lágrimas contínuas
- Lágrimas emocionais
As lágrimas de reflexo eliminam os agentes externos, como a fumaça e a poeira, dos seus olhos. Lágrimas contínuas lubrificam seus olhos te ajudam a protegê-los contra infecções. Lágrimas emocionais podem ter muitos benefícios para a saúde. Enquanto lágrimas contínuas contêm 98% de água, lágrimas emocionais contêm hormônios do estresse e outras toxinas. Os pesquisadores teorizaram que o choro esvazia essas coisas do seu sistema, embora ainda não existam muitas pesquisas nesta área.
Ajuda a te acalmar
Chorar pode ser um dos seus melhores mecanismos para o auto-controle e para você conseguir se acalmar sozinho. Os pesquisadores descobriram que o choro ativa o sistema nervoso parassimpático, e ele ajuda seu corpo a descansar e digerir as coisas. Os benefícios não são imediatos, no entanto. Muitas lágrimas podem cair antes de você sentir os efeitos calmantes do choro.
Entorpece as dores
Chorar durante um tempo libera oxitocina e opióides endógenos, também conhecidos como endorfina. Esses produtos químicos sensíveis podem te ajudar a aliviar a dor física e emocional. Uma vez que as endorfinas são liberadas, seu corpo pode entrar em um estágio um tanto adormecido. A oxitocina pode te dar uma sensação de calma ou bem-estar. É outro exemplo de como o choro acalma.
Melhora o humor
Além de te ajudar a aliviar a dor, chorar pode mesmo levantar seus ânimos. Parece contraditório, mas quando você soluça, você absorve muitas doses de ar frio. Respirar um ar mais frio pode ajudar a regular e até diminuir a temperatura do seu cérebro. Um cérebro relaxado e fresco é mais prazeroso para seu corpo e mente do que um cérebro superaquecido. Como resultado, seu humor pode melhorar depois de uma choradeira.
É um pedido de ajuda – Benefícios do choro
Se você está se sentindo péssimo, chorar é uma maneira de deixar que aqueles ao seu redor saibam que você precisa de apoio. Isso é conhecido como benefício interpessoal. Desde quando você era um bebê, chorar era necessário para você pedir ajuda.
Em outras palavras, chorar te ajuda a ativar sua rede de apoio social quando as coisas ficam difíceis.
Te ajuda a se recuperar do luto
A fase do luto, seja derivada de uma perda física ou emocional, envolve períodos de tristeza, entorpecimento, culpa e raiva. Chorar é particularmente importante durante os períodos de luto. Pode até te ajudar a processar e aceitar a perda de um ente querido.
Aliás, todo mundo atravessa o processo de luto de maneiras diferentes. Porém, você acha que seu choro é extremo ou começa a interferir com sua vida cotidiana, pode ser uma boa ideia consultar um médico.
Restaura o equilíbrio emocional
Chorar não é só uma resposta para algo triste. Às vezes você pode chorar quando você está extremamente feliz, assustado ou estressado. Pesquisadores da Universidade de Yale acreditam que chorar dessa forma pode ajudar a restaurar o equilíbrio emocional. Quando você está incrivelmente feliz ou assustado com alguma coisa e chora, talvez seja a maneira do seu corpo se recuperar de uma experiência emocional forte.
Ajuda a respirar – Benefícios do choro
O primeiro grito do bebê ao nascer, por exemplo, é muito importante. Os bebês recebem seu oxigênio dentro do útero através do cordão umbilical. Uma vez que um bebê é entregue, eles devem começar a respirar por conta própria. O primeiro choro é o que ajuda os pulmões de um bebê a se adaptarem à vida no mundo exterior.
Chorar também ajuda o bebê a limpar qualquer líquido extra nos pulmões, nariz e boca.
Dessa forma, você pode usar essa metáfora pra sua vida.
Ajuda a dormir
Chorar também te ajuda a dormir. Em um pequeno estudo sobre o sono infantil, 43 participantes usaram uma técnica conhecida como “choro controlado” para colocar seus bebês na cama. Com essa técnica, os bebês choraram por um número definido de minutos antes da intervenção de seus pais. O choro aumentou o comprimento do sono e reduziu o número de vezes que os bebês acordaram durante a noite.
Assim, mais uma lição que você pode aprender com os choro dos bebês.
Quando eu devo buscar ajuda?
Chorar em resposta a algo que faz você feliz ou triste é normal e saudável. O choro excessivo, entretanto, é algo que você deve conversar com um médico.. Se o choro começa a interferir com suas atividades diárias, pode ser um sinal de depressão.
- Outros sintomas de depressão incluem:
- Sentimentos de tristeza ou desesperança
- Sentimentos de irritabilidade ou frustração
- Mudanças no apetite, perda ou ganho de peso
- Falta de energia
- Problemas para dormir ou dormir demais
- Dores ou dores inexplicáveis
- Pensamentos de morte ou suicídio
Aliás, não deixe de procurar ajuda, mas também não abra mão de derramar umas lágrimas.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso