6 modelos de currículo para baixar e preencher

6 modelos de currículo para baixar e preencher

Reprodução

Antes de tudo, é preciso explicar o básico: você sabe qual é o real objetivo de um currículo? Ao contrário do que muita gente pensa, um currículo não deve ser um show off de egocentrismo e arrogância – apesar de ele falar exclusivamente sobre você.

A primeira função de um currículo é instigar o recrutador  chamá-lo para uma entrevista de emprego. A segunda função é servir como roteiro da conversa na etapa presencial do processo seletivo. Em qualquer um destes dois momentos, o currículo pode abrir ou fechar as portas de uma oportunidade de trabalho, segundo Lucas Nogueira, gerente sênior da Robert Half, em entrevista para o portal Exame.

Ele ressalta: “Fique atento para não cometer erros gramaticais, de digitação ou de informação, que podem causar má impressão. Não minta, pois, se o recrutador descobrir, provavelmente, ficará em dúvida sobre a veracidade dos demais dados no currículo”.

Por isso, é fundamental ser objetivo! Duas páginas bastam até para quem tem muita experiência na bagagem. O ideal é deixar algumas informações para conversar durante a entrevista e surpreender positivamente o recrutador, segundo Larissa Meiglin, assessora de carreira da Catho. “É importante saber selecionar o que vai entrar no currículo de modo a chamar a atenção do recrutador”, diz ela.

Para te ajudar, selecionamos 6 modelos de currículo para baixar e preencher! Baixe todos os modelos no site da EXAME.

ESTUDANTE

6 modelos de currículo para baixar e preencher

Reprodução

Este formato é indicado para candidatos a estágio e/ou primeiro emprego. Nele, todo o destaque vai para a formação acadêmica – o elemento que mais interessa aos recrutadores de estudantes ou profissionais em sua primeira aventura no mercado de trabalho.

ESTAGIÁRIO

6 modelos de currículo para baixar e preencher

Reprodução

Esta é outra opção para quem está entrando no mercado de trabalho. O diferencial deste modelo é o destaque para área de interesse, formação e idiomas. No campo de informações adicionais pode constar trabalho voluntário, uma possível porta de entrada para empresas que tenham uma área de responsabilidade social forte.

TRAINEE

6 modelos de currículo para baixar e preencher

Reprodução

No campo resumo das qualificações há espaço para falar sobre as aptidões e as habilidades adquiridas e adequadas à área de interesse. Graduação e vivências internacionais podem justificar as competências, além de experiências profissionais.

Muitas vezes o trainee já tem alguma experiência, que pode não ser relacionada à área, mas mesmo assim é um diferencial.

No campo experiência profissional, vale colocar experiência em empresa júnior e trabalhos informais, desde que haja um contato para referências. Erros comuns ocorrem na especificação do nível de proficiência, que deve ser ancorada em testes formais e também no campo de vivência internacional.

Muitas pessoas querem contar toda a história da experiência no exterior. O ideal é apenas mencionar brevemente a escola ou a empresa, o país, o período e deixar para conversar na entrevista.

POSIÇÕES INICIAIS

6 modelos de currículo para baixar e preencher

Reprodução

Se você estiver começando a sua carreira, esta disposição das informações é a mais indicada. Este modelo ajuda a explorar estágios, intercâmbios, cursos complementares, eventos e palestras – tudo que possa já indicar uma possível área de interesse do jovem candidato. Informações adicionais, como trabalhos voluntários, também ganham espaço. E, além disso também é importante lembrar: os recrutadores costumam usar esses dados para verificar se o perfil do jovem profissional está alinhado à cultura da empresa.

ESPECIALISTA OU GESTOR JÚNIOR

6 modelos de currículo para baixar e preencher

Reprodução

De acordo com Francis Nakada, consultor sênior de carreira da Produtive, em entrevista para o portal EXAME, este template vale para quem está formando sua identidade profissional, isto é, começa a direcionar sua carreira para uma determinada área: “Este formato de CV é adequado para essa fase porque tem foco na especialização do profissional, geralmente orientada à sua área de interesse. O modelo também põe em destaque a execução de atividades, além de informar as atribuições e responsabilidades em cada cargo, bem como certificações e cursos relevantes”, explica.

GERENTE

6 modelos de currículo para baixar e preencher

Reprodução

No campo de experiência profissional, é importante que sejam informados os 10 últimos anos ou as 5 passagens por empresas mais recentes. Outra dica de uma assessora de carreira da Catho é que caso a idade do profissional seja omitida, é melhor omitir também o ano de conclusão dos cursos de graduação.
Pretensão salarial, para currículos neste modelo para impressão, só deve entrar no currículo se for uma exigência.

CEO

6 modelos de currículo para baixar e preencher

Reprodução

O currículo do CEO normalmente é enxuto e objetivo, pois o executivo que alcançou esse patamar não precisa se apegar a longas descrições, afirma Francis Nakada, consultor sênior de carreira da Produtive. A sugestão do especialista é destacar as principais ações que trouxeram impacto para a empresa, tais como histórico de fusões ou aquisições, estratégia e planejamento de negócios e resultados.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »