20 arrependimentos mais comuns que as pessoas têm antes de morrer

20 arrependimentos mais comuns que as pessoas têm antes de morrer

Feche os olhos e imagine que você está no seu próprio funeral – um pouco mórbido, eu sei. Mas há uma razão para isso. Agora pense no que você gostaria que as pessoas falassem sobre você.

Que tipo de vida você quer levar, e que lembrança gostaria de deixar no mundo? As pessoas morrem com todos os tipos de arrependimentos e, muitas vezes, elas relatam quais são eles em seus leitos de morte.

Pode parecer bem deprimente falar sobre isso, mas a verdade é que essa lista de arrependimentos, por mais triste que seja, é importante para te fazer enxergar os erros que anda cometendo em vida, e a necessidade de fazer o que você tem vontade antes que seja tarde demais.

Ter se preocupado demais com o que os outros pensam

20 arrependimentos mais comuns que as pessoas têm antes de morrer

É somente quando você percebe como as pessoas se preocupam muito mais com seus próprios problemas do que com as atitudes, erros e acertos dos outros, que você percebe quanto tempo passou cuidando e desperdiçando energia se preocupando com isso.

Tudo bem, é normal se importar com o que as pessoas pensam – a maioria de nós se importa profundamente com o que as pessoas que amamos e respeitamos pensam de nós. Na verdade, é difícil: não há muitas centenas de anos, o banimento foi o pior castigo possível. Nós precisávamos do grupo apenas para sobreviver, então nossa boa posição com esse grupo poderia realmente significar a diferença entre a vida e a morte.

Porém, hoje em dia, se preocupar em excesso com o que os outros pensam é apenas um desperdício de energia, e um empecilho para agirmos da forma que realmente gostaríamos de agir.

Não ter conquistado coisas

Você não precisa ganhar um Oscar, construir um negócio ou correr uma maratona, mas ter pequenas conquistas pessoais é importante, e muita gente parece se arrepender de não deixar uma pequena marca no mundo.

Não dizer que ama alguém

20 arrependimentos mais comuns que as pessoas têm antes de morrer

A gente sabe que almas gêmeas são “coisas do passado”, e que nem sempre é possível, ou sequer real, viver a vida inteira com a mesma pessoa, a amando inconscientemente.

Porém, dizer o que você sente para alguém o salvará daquele angustiante sentimento de “mas e se…”, uma angústia que pode te perseguir pela vida inteira.

Diga o que você sente.

Não ter acreditado em si mesmo

Às vezes, é muito fácil pensar que, se você fizer de tudo para agradar a todos, você será mais querido, sua namorada não te trairá ou você vai conseguir ser elogiado com mais frequência. Acho que a idade provavelmente nos ensina a sers gentis, mas não à custa de nossa própria felicidade.

Se defenda, e defenda os seus ideias.

Não ter seguido uma paixão

20 arrependimentos mais comuns que as pessoas têm antes de morrer

É tão fácil ser seduzido por um salário estável, uma rotina sólida e uma vida confortável, mas a que custo? Será que, no fim da vida, valerá a pena abdicar de um sonho?

Transformar uma última conversa em uma briga

A vida é curta e você nunca sabe quando será a última vez que falará com alguém que você ama. São esses momentos que realmente permanecem claros na mente das pessoas, e são eles que importam.

Não ter dado liberdade para os filhos seguirem seus sonhos

A percepção de que o amor, a compaixão e a empatia são muito mais importantes do que os conflitos de valores ou sistemas de crenças podem atingir os país de uma forma difícil.

Então, se tiver filhos, tente permitir que eles sigam seus sonhos e, por mais que não concorde com eles, tente equilibrar a sua percepção de mundo com a visão de mundo dos seus filhos.

Não ter vivido o momento

Observar as crianças crescendo faz com que você perceba como o tempo é precioso e curto. À medida que envelhecemos, muitos de nós vivemos cada vez menos no presente.

Não importa o quanto, por exemplo, eu tenha feito e realizado em minha vida, eu geralmente me vejo olhando para as vidas de outras pessoas e pensando que elas são melhores.

E, no fim das contas, essa preocupação é inútil e cruel. Se comprar é sair do momento presente e fugir para a vida dos outros, e isso é extremamente perigoso.

Viva o seu próprio momento.

Ter trabalhado demais

20 arrependimentos mais comuns que as pessoas têm antes de morrer

O sucesso financeiro ou a conquista de uma carreira não correspondem necessariamente a uma vida plena. Antes de morrer, muitas pessoas acabam se lamentando pelo tempo gasto em excesso com o trabalho.

É claro que é importante conquistar uma profissão muito desejada, crescer no trabalho e alavancar a carreira. Ganhar dinheiro, aliás, é fundamental para uma vida segura. Mas será que exagerar não é perigoso? A falta de equilíbrio pode te fazer se afastar dos amigos, das pessoas que ama e também dos seus hobbies e paixões.

Tome cuidado.

Não ter viajado o bastante

É possível viajar em qualquer idade, com crianças ou não, mas muitos não o fazem por todos os tipos de razões, como falta de dinheiro, contas, filhos, etc.

Porém, antes de morrer, é bem possível que você comece a repensar nas oportunidades perdidas. Será que era mesmo impossível fazer aquela viagem, ou você que não abriu mão de gastar menos dinheiro em determinado mês?

Será que te faltava tempo, ou te sobrava a ideia de que você teria tempo no futuro?

Adiar é não fazer.

Não ter ouvido os próprios instintos

Tomar suas próprias decisões (e se sentir confiante nas decisões que toma)  te dá satisfação e alegria da vida. Ir contra o seu intestino só gera ressentimento e amargura.

Não ter cuidado da própria saúde

Prematuros problemas de saúde ou envelhecimento sempre fazem as pessoas se perguntarem se poderiam ter comido de forma saudável ou se exercitado mais.

Então, evite esse arrependimento. Coma melhor, faça execícios e cuide da sua saúde antes que seja tarde demais.

Ter se arriscado pouco

Todo mundo tem sua própria ideia do que é arriscado, mas você sabe quando está vivendo demais em sua zona de conforto. Em retrospectiva, algumas pessoas sentem que perderam muitas aventuras que a vida tinha a oferecer.

Ter perdido tempo

20 arrependimentos mais comuns que as pessoas têm antes de morrer

Muitas pessoas dizem que o tempo acelera à medida que envelhecemos. As seis semanas de férias de verão que tivemos quando crianças certamente pareciam durar a vida toda. Se o tempo acelerar, é ainda mais importante aproveitar ao máximo cada momento.

Ter se preocupado demais

Muitos de nós nos preocupamos com todos os tipos de coisas: trabalho, relacionamentos, dinheiro, saúde. Algumas preocupações são reais, mas muitas são desnecessárias.

Não importa que tipo de preocupação você tenha, a resposta em seu corpo é sempre a mesma: um aumento nos seus níveis de cortisol.

E um aumento no nível de cortisol é algo que você definitivamente não quer. O cortisol compromete o sistema imunológico. Como resultado, você se torna mais suscetível a doenças.

Pesquisadores também descobriram uma relação entre cortisol e diabetes, osteoporose e doenças cardíacas. Além disso, o estresse e o medo podem causar depressão, transtorno bipolar, transtorno do pânico e esgotamento.

Então, vamos encarar: se você não parar de se preocupar, vai morrer. – e não sou eu falando: é o seu corpo.

Não ter dado valor aos amigos de verdade

As conseqüências de “tomar as pessoas como garantidas” são sempre difíceis de lidar.

Não ter passado tanto tempo com a família

Algumas pessoas se envolvem demais com o trabalho, mudam-se para outras partes do mundo, envelhecem com ressentimentos contra os membros da família e percebem que suas prioridades estão no lugar errado.

Ter se levado a sério demais
20 arrependimentos mais comuns que as pessoas têm antes de morrer

A vida é mais divertida quando você pode rir de si mesmo.

Ter feito pouco pelas outras pessoas

Fazer coisas pelos outros só torna a vida mais significativa.

Não ter se sentido feliz o suficiente

A percepção de que a felicidade é um estado de espírito que você pode controlar, às vezes, isso não ocorre com as pessoas até que seja tarde demais.

É claro que depressão e ansiedade, por exemplo, são questões sérias de saúde mental. Mas, se você estiver enfrentando essas doenças, precisa buscar tratamento e perceber que ser feliz é uma questão de perspectiva – e se você não estiver feliz, precisa procurar ajuda.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »