Picanha deve pesar no máximo 1 kg. Mito ou realidade?

Saiba se você não esta comprando coxão duro por picanha

Um dos dilemas dos churrasqueiros de plantão é na hora de escolher a sua peça mais nobre para assar. Afinal, picanha deve pesar no máximo 1kg? Para desvendar (ou não) este mito, fomos visitar a fazenda da Marfrig, em Porto Feliz, para conversar com Renato Galindo, especialista no assunto e gerente de linhas especiais da empresa.

“Esse é um dos grandes mitos que já inventaram. Picanha não tem peso determinado, pois ela vai variar de acordo com o tamanho da carcaça do animal. Um gado premium Wagiu, por exemplo, de 25 arrobas, vai oferecer uma picanha de até R$ 2,5 kg”, revela Renato.

Talvez a lenda da picanha com peso delimitado foi difundido por causa dos supermercados tradicionais, que trabalham com gado comum e um peso padrão de corte. Neste caso, o máximo que você vai encontrar é uma picanha de 1,5 kg. Ainda assim, acima do valor considerado limite.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Picanha deve pesar no máximo 1 kg. Mito ou realidade

“A picanha nada mais é do que a continuação do mesmo músculo do coxão duro, por isso se você cortá-la maior, vai atingir o coxão duro, propriamente dito. Existem muitas pessoas de má fé que acabam cortando junto, por isso o tamanho bem maior em alguns casos”, aponta Galindo.

Como ver se você não está sendo enganado?

Mas, na hora de comprar no supermercado, é preciso ficar atento em uma série de coisas que podem denunciar a qualidade ou origem da carne.

Picanha deve pesar no máximo 1 kg. Mito ou realidade 2

Renato Galindo indica escolher peças no supermercado com até 1,5 kg e com considerável cobertura de gordura. Para o especialista, uma picanha selecionada e de qualidade, deve custar acima de R$ 50. Neste caso, a diferença é sentida na maciez e suculência da peça.

Evite peças muito grandes, que podem conter coxão duro. É bom deixar de lado a picanha com muito sangue na embalagem e excessivamente vermelhas, pois pode ser sinal que carne velha, que já passou do resfriamento ideal e pode comprometer a qualidade final do produto. Se estiver rígida, não é um produto de qualidade.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »