Como fazer um Tiramisù

Como fazer um Tiramisù

Que tal uma receita de sobremesa simples, rápida e gostosa de comer? Com ajuda do Canal do Youtube Carecas na Cozinha recomendaremos o Tiramisù, o famoso doce italiano.

+ Cervejas que combinam com chocolate
+ Cervejas para beber no inverno

O nome vem do italiano Tirami sù, que significa literalmente “puxa-me para cima”. Ele, provavelmente deve ao fato dos ingredientes necessários para a sua preparação serem muito energéticos: ovos, açúcar, café e queijo mascarpone.

Segundo uma das possíveis origens, o Tiramisù foi criado nos finais do século XVI para homenagear o Duque da Toscana, Cosme III de Médicis, aquando da sua chegada a Siena, para que guardasse uma boa recordação da cidade. Os pasteleiros de Siena prepararam para a ocasião uma sobremesa com os ingredientes mais nobres, ou seja: o queijo mascarpone, o chocolate e o café.

Outra lenda conta que durante o Renascimento se considerava o Tiramisù como um afrodisíaco potente, motivo pelo qual as venezianas o preparavam para os seus amantes ao cair da noite, para lhes proporcionar mais energia.

Como fazer um Tiramisù

Como fazer um Tiramisù

Nessa sugestão, um tiramisù, clássico italiano que custa os olhos da cara em qualquer lugar, você aprende a receita sem segredo e ganha as dicas do mestre: nesse caso, a escolhida foi acompanhar com uma boa cerveja Stout. Ela puxa para um sabor torrado, com café e chocolate.

Ela foi feita para ser tomada um pouco menos gelada, o que é ideal para um doce geladinho à base de queijo e ovos, que também tem essas notas de café e cacau. Essa e outras dicas você vê por lá em todos os programas dos caras.

Receita de Tiramisù

6 gemas;
250 gramas de açúcar
1 pacotinho de açúcar de baunilha (ou gotas da essência a gosto);
500g de queijo mascarpone;
2 pacotes de biscoito (ou bolacha) champagne;
1 xícara de chá de café bem forte;
1 xícara de café com vinho do porto;
Cacau em pó para polvilhar.

Bata as gemas com metade do açúcar até aerar. Incorpore a outra metade, adicione o açúcar de baunilha ou as gotas da essência e termine de incorporar. Lentamente, incorpore o queijo mascarpone aos poucos, de baixo para cima, para evitar perder o ar. Reserve.

Como fazer um Tiramisù

Misture o café e o vinho do porto, molhe rapidamente (muito rapidamente) as bolachas e vá intercalando camadas (bolachas umedecidas, creme de ovos e mascarpone). Por cima do mascarpone, polvilhe rapidamente um pouco de cacau em pó.

Termine sempre com o cacau em pó!

Carecas na Cozinha: receitas para quem não é chef, não tem tempo e quer comer e beber bem!

Alessandro Pisa é professor universitário e mestre cervejeiro. Rafael Gonçalves também é professor e especialista em pães. Juntos, os dois (que não são chefs) desmistificam receitas na internet e, de quebra, dão dicas de harmonização em todas as receitas. E tudo tem dois formatos: um rapidinho, com um minuto, e outro mais completo, pra você aprender o passo a passo e entender a lógica por trás da combinação com a cerveja.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »