A Páscoa está chegando e não tem coisa melhor do que aproveitar a data para unir dois grandes prazeres na vida: cervejas e chocolate.
+ Harmonização de Cerveja com Chocolate com Bia Amorim
Para quem pensa que essa mistura não é possível, já mostramos aqui com a sommelier Bia Amorim como harmonizar. Agora o foco é apresentar rótulos que combinem com o doce e amargo da iguaria.
O site Beercode reuniu dicas básicas de estilos que combinam com o tipo de chocolate. Dei uma resumida aqui embaixo:
Chocolate Meio Amargo
Combina com cervejas mais potentes como Dry Stout, Schwarzbier, Dunkel ou até mesmo uma Oatmeal Stout. Para chocolates com mais de 60% de cacau, as indicadas são as Imperial Stouts, pois são mais alcoólicas que causam sensação de aquecimento e ajudam a derreter o chocolate na boca.
Chocolate ao Leite
A doçura deste chocolate combina com cervejas tipo Stout, que apresentam notas tostadas de café e chocolate, ou com residual adocicado. Neste caso podemos casar cervejas do tipo Chocolate Stout, Dry Stout ou Robust Porter.
Chocolate Branco
Com estes chocolates, mais doces e pastosos, a harmonização no paladar acontece com as Fruit Lambics, que tem notas frutadas e mais ácidas, para quebrar a gordura do chocolate. Também podemos harmonizar com as Brown Ales que apresentam notas de caramelo, ou Strong Pale Ales, que trazem notas de toffe.
Trufas
No caso de trufas de chocolate, a indicação fica para Belgian Dark Strong Ales e Doppelbocks que se misturam e se confundem com o recheio na boca. Já as trufas mais cremosas, doces e suaves combinam com cervejas mais adocicadas. E para as trufas recheadas com frutas secas, os estilos Scotch Ale e Old Ale, com notas de passas, nozes e amêndoas.
Agora confira uma seleção de cervejas que combinam muito bem com chocolate:
Meantime Chocolate Porter (6,5%)
Estilo: Porter
A cervejaria inglesa criou este rótulo onde o sabor dos maltes torrados combina com o chocolate amargo. Tem consistência licorosa, não é adocicada e quase não é notado lúpulo em seu paladar.
Meantime Chocolate Beer recebeu a medalha de bronze no International Beer Competition em 2005.
Baden Baden Chocolate Beer (6%)
Estilo: Specialty Beer
A edição especial foi criada para o inverno e tem aroma de notas adocicadas de baunilha e chocolate. Ela leva cacau na sua fervura e baunilha na sua maturação, além do malte de cevada e trigo. Na boca, aparecem os amargores de maltes tostados e do lúpulo.
Wäls Petroleum (12%)
Estilo: Russian Imperial Stout
Da cervejaria brasileira que conquistou a primeira medalha de ouro na Copa do Mundo da Cerveja, este rótulo é do estilo Russian Imperial Stout. Produzida com diversos tipos de grãos escuros, corpo aveludado, licoroso e denso. Aromas complexos de chocolate belga, café, toffee e caramelo. Amargor equilibrado.
Espuma de baixa formação e longa durabilidade. Maturada com cacau extra bruto/torrado Belga.
Young´s Double Chocolate Stout (5,2%)
Estilo: Sweet Stout
No quesito combinação com chocolate, este é o primeiro e mais tradicional rótulo que combina o melhor das duas paixões. Feita com barras do tradicional chocolate Cadbury, adicionado junto ao lúpulo durante a fase de cozimento da cerveja, é uma unanimidade entre os especialistas, nota A no site Beer Advocate e 89 Pontos no site Tastings.
Aroma de frutas escuras, chocolate e lúpulos. Rico sabor de chocolate, bem equilibrado, não muito doce, final longo e saboroso.
Black Chocolate Stout (10%)
Estilo: Russian Imperial Stout
Cerveja da americana Brooklyn, elaborada com uma seleção de maltes tostados, produzindo notas intensas de chocolate e café. Densa e alcoólica, Black Chocolat Stout apresenta uma aparência preta opaca e viscosa, com uma espuma de creme bege-escuro consistente.
O chocolate amargo, porém, domina o paladar.
Colorado Demoiselle (6%)
Estilo: Porter
Demoiselle, uma cerveja escura e que leva café na sua formulação. Esta cerveja Porter é feita com maltes importados da mais alta qualidade e o melhor café da região da Alta Mogiana, uma das áreas produtoras de café mais importantes do Brasil e que tem grande produção de cafés finos.
Ela apresenta uma coloração marrom escura, muito próxima do café, com uma espuma caramelo que, sem surpresa, lembra a espuma formada por um bom expresso. Assim que sai da garrafa, é possível sentir o aroma intenso de malte torrado e do café, mas de forma bem equilibrada.
Insana Chocolate Porter (4,9% ABV)
Estilo: Porter
O rótulo da cervejaria paranaense é feito com uma seleção de maltes caramelos e escuros, proporcionando notas que lembram chocolate amargo.
A cerveja ganhou medalha de ouro no estilo no Campeonato Brasileiro de Cervejas de 2013, em Blumenau.
Dogma Orfeu Negro (12% ABV)
Estilo: Russian Imperial Stout
O rótulo ganhou o nome da peça Orfeu Negro da Conceição, que retrata um dos pilares do pensamento de Vinícius de Moraes: o amor absoluto.
A cerveja é de coloração preta, com creme marrom de baixa formação e persistência. No aroma, tem notas de chocolate, madeira e especiarias. No paladar, baunilha, picância, café e chocolate.
Bohemia Oito e Um (4% ABV)
Estilo: Session Stout
A cerveja trata-se de um estilo Session Stout, surpreendendo aqueles que acham que cerveja escura tem que ter mais álcool. Como diferencial, ela tem ingredientes como cacau, hortelã e casca de laranja. No rótulo, um barbudo tatuado com jeitão de hipster segura um relógio marcando justamente este horário: 8h01m.
Tem uma escuma cor de caramelo e de baixa formação e persistência. Notas de café, malte torrado, cítricas da laranja, com uma hortelã ao fundo. Amargor presente da torrefação.
Guinness Draught (4,1% ABV)
Estilo: Dry Stout
A cervejaria localizada em Dublin transformou-se em um símbolo nacional da Irlanda. A Guinness é considerada a Stout mais vendida do mundo.
É uma cerveja de coloração extremamente preta e com espuma bege, com formação alguns segundos após depositada no copo. Tem notas de café e torrefação (do malte). Baixa carbonatação e, apesar de ser do estilo Stout, seu corpo é leve e baixo teor alcoólico. O sabor de café e chocolate amargo acompanham uma aftertaste torrado, amargo e seco.
Mort Subite Framboise (4,5% ABV)
Estilo: Fruit Lambic
Descrição: espontaneamente fermentada, é lentamente amadurecida em barris de carvalho de madeira. O sumo das framboesas mais maduras é adicionado, o que dá a esta tradicional cerveja o sabor frutado extremo de framboesas.
Amazon Beer Stout Açaí (7,2% ABV)
Estilo: Dry Stout
A cervejaria conhecida por incluir ingredientes típicos da Amazônia usou o açaí na receita desta Dry Stout. No aroma e sabor, café, toffe, chocolate e malte torrado. A Açaí Stout foi eleita cerveja do ano pelo Festival Brasileiro da Cerveja 2014.
Moa Imperial Stout (10,2% ABV)
Estilo: Imperial Stout
A cerveja da Nova Zelândia é envelhecida em barricas de carvalho francês que abrigaram vinho Pinot Noir. No aroma, a presença do amadeirado do vinho, chocolate, torrado e caramelo. No paladar, café, dulçor do malte e amargor bem presente, devido ao rótulo bastante lupulado, com mais de 100 IBUs*.
Boon Kriek (4,5% ABV)
Estilo: Fruit Lambic
Esqueça rótulos Ice ou mesmo compostos com cerveja, se você quiser tomar algo refrescante, com sabor de fruta mas sem aquele dulçor enjoativo, tem que escolher uma Fruit Lambic.
O rótulo é produzido por fermentação espontânea e tem adição de cereja. Sabor com notas animalescas (couro), acidez presente, com um toque cítrico para ganhar o paladar, além de baunilha e carvalho.
Dortmund Nostradamus(4,8% ABV)
Estilo: Dry Stout
Feita com maltes torrados, essa cerveja de coloração negra tem aroma e paladar com notas de caramelo, chocolate, toffee e café intenso. É uma boa opção para os dias frios ou para acompanhar carnes defumadas e sobremesas à base de chocolate.
Bodebrown Cacau IPA (6,5%)
Estilo: India Pale Ale
A cervejaria paranaense criou o rótulo em conjunto com Greg Koch, da cervejaria norte-americana Stone Brewing Company. Esta cerveja recebeu toques de Cacau de Ilhéus (Bahia) torrado e triturado, ficando com 6,5% no teor alcoólico.
Ela possui aromas que lembram frutas cítricas, provenientes das adições de lúpulos norte-americanos combinando com o chocolate das adições de cacau. No sabor, encontramos um balanço entre o maltado com caramelo. Conquistou a medalha de ouro no 1º Festival Brasileiro de Cerveja, em 2013.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso