Harmonização de Cerveja e Chocolate, com Bia Amorim

Harmonização de Cerveja e Chocolate

 

É meio clichê na Páscoa falar de cerveja e chocolate?

Essa foi a primeira pergunta feita a mim, pela sommelier de cerveja Bia Amorim. Hesitei e não respondi de prontidão. Ela, bem acostumada com o assunto – além de cursos de especialização, e concursos mundiais em que esteve presente, foi gerente de marketing da cervejaria Colorado -, responde que ainda falta muito para que a harmonização de cerveja e chocolate se torne um assunto clichê.

“Porque tem a questão do mito cerveja com comida. Fora do boteco, é difícil de ver alguém chamar amigos em casa para fazer harmonização com cerveja. Ou a pessoa leva vinho para acompanhar os pratos, ou vai tomar a tradicional cerveja pilsen o tempo inteiro antes da refeição, evitando durante a ceia”, resume.

foto blog 1

 

Para a especialista, a brincadeira de harmonização de chocolate com cerveja trás um ar nostálgico, pois resgata aromas e paladares da infância, em uma brincadeira remodelada somente para adultos. “Para a gente continuar nessa mágica, melhor incrementar alguma coisa, fazer algo diferente. É ai que entra a cerveja”.

E não precisa ter paladar refinado, ou ficar como um louco tentando sentir aromas e sabores do líquido fermentado. “A harmonização é sempre experimentar. A regra é simples: põe na boca, dá uma sentida e vê se ficou bom. Se não ficou bom, ou termina de comer a sobremesa, ou de tomar a cerveja”, resume.  As cervejas que mais combinam com chocolate são, geralmente, as escuras.

foto blog 2

 

Segundo Bia, a harmonização de cerveja com chocolate funciona, principalmente, por dois tipos: similaridade e contraste. Ou o doce oferece os mesmos sabores do chocolate, ou por serem opostos, complementam, criando um terceiro sabor. Ao longo do tempo e das experiências, você pode brincar um pouco mais com as sobremesas. As que têm a base de chocolate também harmonizam com cerveja, como mouse, bolo de chocolate, etc.

Ficou curioso? Abaixo seguem as combinações dos quatro clássicos tipos de chocolate. Agora, além de dar um ovo da Páscoa, porque não presentear com uma cerveja acompanhando o doce?

Chocolate Branco: a dica são os estilos Strong, Brown e Fruit.
Harmonização de Cerveja e Chocolate 3

 

Bia Amorim: “O chocolate branco com uma Fruit Lambic de cereja, uma cerveja belga feita com fermentação natural e com acréscimo de suco de fruta, no caso, cereja. Você vai ter a acidez e carbonatação da cerveja quebrando a gordura do chocolate, limpando o paladar”.
► Rótulos: Hoegaarden Rosée, Kriek Boon, Brooklyn Brown Ale, Eisenbahn Strong Golden Ale e Delirium Tremens

Chocolate ao leite: para esse tipo de chocolate, os estilos são Dubbel, Stout, Porter e Doppelbock.
Harmonização de Cerveja e Chocolate 4

 

Bia Amorim: “Por ser um chocolate mais adocicado, a dica é pegar uma Porter, que tem o torrado do café aparecendo em sua composição. A mistura do leite e a cremosidade do chocolate com o sabor tostado do café da cerveja, assemelha-se ao Mocha, criando um terceiro sabor”.
► Rótulos: Wäls Dubbel, Way Cream Porter, Baden Baden Stout, Fuller´s London Porter e Paulaner Salvator.

Chocolate Meio Amargo: pedem cervejas com sabores mais marcantes, como uma Stout, Porter e Schwarzbier.
Harmonização de Cerveja e Chocolate 2

 

Bia Amorim: “Se a cerveja estiver muito gelada, você não vai ter uma experiência legal. Primeiro porque você vai encobrir alguns elementos da cerveja. Segundo porque a cerveja muito gelada vai deixar o chocolate quebradiço, trincando o chocolate”.
► Rótulos: Falke Ouro Preto, Colorado Demoiselle, Young’s Double Chocolate Stout, Guinness, Bamberg Schwarzbier

Chocolates com % de cacau: para chocolates com mais de 60% de cacau, as indicadas são as Imperial Stouts e Tripel.
Harmonização de Cerveja e Chocolate 5

 

Bia Amorim: “As cervejas com mais teor de álcool são mais bem-vindas para os chocolates com maior teor de cacau, pois causam sensação de aquecimento na boca e ajudam a derreter o chocolate”.
► Rótulos: Bierland Imperial Stout, Samuel Smith’s Imperial Stout, Wäls Petroleum, Westmalle Tripel e Tripel Karmeliet

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »