Vegetarianos são menos saudáveis e mais depressivos, aponta pesquisa

Uma polêmica pesquisa promete abalar tudo o que você já ouviu falar sobre alimentação saudável. Um estudo realizado pela Universidade de Medicina de Graz, na Áustria, apontou que os vegetarianos são menos saudáveis do que aqueles que comem carne. A pesquisa utilizou dados do levantamento “Austrian Health Interview Survey”, que compara hábitos alimentares e estilo […]

Estudo polêmico promete rever seus conceitos. Confira!

Uma polêmica pesquisa promete abalar tudo o que você já ouviu falar sobre alimentação saudável. Um estudo realizado pela Universidade de Medicina de Graz, na Áustria, apontou que os vegetarianos são menos saudáveis do que aqueles que comem carne.

A pesquisa utilizou dados do levantamento “Austrian Health Interview Survey”, que compara hábitos alimentares e estilo de vida de vegetarianos e “carnívoros”. Ela concluiu que pessoas que não comem carne são mais propensas a desenvolver câncer, alergias e problemas como depressão e ansiedade.

Os 1.320 indivíduos estudados na pesquisa foram separados por idade, sexo, nível sócio-econômico e quantidade de carne ingerida: 330 eram vegetarianos; 330 eram carnívoros que comiam grande quantidade de frutas e legumes; 330 comiam pouca carne; e 330 tinham a carne como alimento principal de sua dieta.

Os pesquisadores constataram que os vegetarianos consumiam menos álcool e tinham menores índices de massa corporal, mas ainda assim apresentavam um estado total de saúde física e mental mais deficiente do que os outros. Os que comiam menos carne também tinha práticas de saúde menos intensas, afirmaram os pesquisadores. Eles evitavam consultas médicas para check-ups e ações preventivas tais como vacinas.

Vegetarianos são menos saudáveis e mais depressivos

“Nosso estudo mostrou que os adultos austríacos que consomem uma dieta vegetariana são menos saudáveis ​​(em termos de câncer, alergias e distúrbios de saúde mental), têm uma qualidade de vida menor e também precisam de mais tratamento médico”, escreveram os autores.

O trabalho, porém, vem sendo criticado por pessoas que o acusam de ter uma ligação com a indústria da carne.

“Nós realmente notamos que os vegetarianos sofriam mais com certas condições como asma, câncer e doenças mentais do que as pessoas que comiam carne, mas não podemos dizer qual é a causa e qual é o efeito”, disse Nathalie, epidemiologista e coordenadora da pesquisa. “É preciso que haja um estudo mais aprofundado antes que esta questão possa ser respondida”, conclui.

E aí, você apoia a pesquisa ou acha que ela foi forjada?

Fonte: O Globo

Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso