Saber construir bem seus pensamentos e trabalhar seus argumentos de forma clara pode parecer, para muitos, um dom. Mas, na verdade, a boa dicção e a oratória são frutos de exercícios diários e de hábitos desenvolvidos ao longo da vida.
Ler, por exemplo, é um hábito que, além de expandir sua criatividade, também te ajuda a articular melhor suas frases e transformar seus pensamentos em argumentos fáceis de compreender.
O tema não importa: crie o hábito de ler livros de ficção, fantasia, biografias ou auto-ajuda. Em pouco tempo, você já vai sentir a diferença no seu vocabulário e segurança para falar em público.
Para acelerar ainda mais esse processo, existem livros com dicas específicas para você falar melhor. Selecionamos seis que certamente vão te ajudar na sua vida profissional e pessoal.
Guia Definitivo Para Não Quebrar a Cara: (ou Pelo Menos Tentar) – o livro do MHM
Os melhores conselhos nem sempre vem em palavras gentis e tapinhas de boa sorte nas costas. Às vezes, o que a gente realmente precisa é de um bom tapa na cara para acordar para a vida. E o propósito deste livro é esse.
Não agredir as pessoas gratuitamente, mas sim levantar sua atenção para algumas boas lições da vida que você talvez tenha ignorado. Ou até mesmo tenha ouvido, mas deixo passar porque se distraiu com a música do momento ou um novo vídeo no YouTube.
Este livro é um convite a prestar atenção novamente a estes bons conselhos. A sentar e refletir sobre algumas cagadas que você fez – ou pode fazer – e que poderiam ser facilmente evitadas. E quem sabe assim você não consegue evitar futuras burradas e viver uma vida mais leve?
A Arte de Falar em Público
Autor: José Carlos Leal
Este talvez seja o livro mais didático da lista. Inclusive, suas dicas estão relacionadas à área do Direito: ele conta exemplos de debates e defesas e explica, de forma detalhada, onde cada lado errou.
Como Falar Corretamente e Sem Inibições
Autor: Reinaldo Polito
O especialista em oratória Ronaldo Cavalli, em entrevista para o portal Exame, sugeriu a leitura desde livro por considerar que o autor escreveu “a bíblia da oratória”.
Segundo Cavalli, o autor escreveu os padrões do falar em público com base em décadas de experiência.
A Arte de Argumentar
Autor: Antonio Suarez Abreu
Este livro é um guia de bolso para consultar sempre que você precisar se preparar para um debate ou discussão. Presente na lista obrigatória de vários cursos sobre o assunto, o livro é um dos clássicos didáticos de argumentação.
Como Falar em Público e Influenciar Pessoas no Mundo dos Negócios
Autor: Dale Carnegie
Este é um clássico. A linguagem do livro é bem simples e didática (diferente, por exemplo, do primeiro livro desta lista), e o autor compartilha experiências de seu cotidiano para exemplificar seus ensinamentos.
Como Conquistar Falando
Autor: Oliveira Marques
O livro foi escrito em 1980 mas continua extremamente atual. Em suas páginas, você vai ler dicas e táticas de oratória que valem até os dias de hoje.
29 Minutos para falar bem em Público
Autor: Rachel Polito e Reinaldo Polito
Reinaldo Polito é considerado um dos mais importantes especialistas em oratória em todo o mundo e neste livro, em parceria com Rachel Polito, mestre em comunicação, escreveu este livro prático pra você aprender a organizar o raciocínio.
Entre várias técnicas ensinadas no livro, você vai aprender a improvisar, elaborar uma boa apresentação, conversar em qualquer ambiente e gesticular com naturalidade.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso