5 vídeos para aprender a lidar com a ansiedade

5 vídeos para aprender a lidar com a ansiedade

Reprodução

O Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgadas no ano passado, 23, 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade e a depressão afeta 5,8% da população.

Os especialistas dizem que os principais culpados para o cenário são: fatores socioeconômicos, como pobreza e desemprego, e ambientais, como o estilo de vida em grandes cidades.

O transtorno de ansiedade é marcado por sintomas como a dificuldade de concentração, problemas no sono e preocupação excessiva. Segundo André Brunoni, psiquiatra do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em entrevista para o jornal Estado, esses sintomas podem levar ao quadro depressivo, caracterizado pelos sintomas do transtorno acrescido de alterações no humor, como apatia, solidão, tristeza, além do isolamento social e dores sem justificativa física.

5 vídeos para aprender a lidar com a ansiedade

Reprodução

Também para o jornal Estado, o especialista da OMS para saúde mental, Dan Chisholm, indicou que é difícil indicar um fator isolado para explicar a alta taxa de transtornos de ansiedade no Brasil e mesmo de casos de depressão. “Ao contrário de outras doenças, existem muitos fatores que atuam de forma conjunta para criar esse cenário”, explicou.

Em sua avaliação, os principais fatores de risco que podem pesar no caso brasileiro incluem a situação econômica do país, os níveis de pobreza, desigualdade, desemprego e recessão. Além disso, existem fatores ambientais, como o estilo de vida em grandes cidades.

Para te ajudar a lidar com os sintomas da doença enquanto, é claro, você busca ajuda profissional, nós separamos 5 vídeos. Veja só:

Como não se preocupar demais com tudo

Se preocupar demais com tudo é um dos principais sintomas da ansiedade. Esse sintoma te faz achar que algo ruim vai acontecer a qualquer momento. Neste vídeo, nós mostramos como você pode aprender a se importar menos com tudo (de uma forma positiva, é claro).

Como diminuir o estresse em 4 truques simples

O estresse é outro sintoma da ansiedade. Vive a ponto de explodir? Então, é bem provável que você seja uma pessoa ansiosa. Veja como lidar com isso!

Assertividade: 7 dicas de como ser objetivo

Você tem problemas para se comunicar e falar em público? Isso também é um sintoma de ansiedade. Então, veja como aprender a ser mais assertivo nas suas conversas.

Como ser mais confiante

A ansiedade pode mexer com a sua confiança. Então, veja como conseguir acreditar em si mesmo em qualquer situação – e de um jeito bem hilário – neste vídeo!

Como melhorar de vida com o poder do não

A ansiedade também te faz se esquecer de suas capacidades e te faz enxergar os problemas de uma maneira distorcida e surreal. Veja como conseguir dizer “não” e como isso pode mudar a sua vida!

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »