5 Lições de vida nos 20 anos de Gênio Indomável

5 Lições de vida nos 20 anos de Gênio Indomável

Realizado em 1997, Gênio Indomável garantiu seu lugar entre os clássicos do cinema pela qualidade do seu roteiro e pela atuação emblemática de todos os personagens.

+ Veja 15 grandes lições de vida que você pode aprender com filmes

Para refrescar a sua memória: a história narra o drama de Will, um garoto muito inteligente que, apesar do seu incrível talento para a matemática, trabalha como faxineiro em uma universidade.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Então Sean, interpretado por Robin Williams, se dedica em ajudar Will, vivido por Matt Damon, a construir sua identidade e entender seu papel no mundo.

O filme é repleto de ensinamentos e pensamentos marcantes que fizeram história e continuam influenciando roteiristas no mundo todo. A trama, apesar de simples, é cativante e capaz de fazer muita gente se identificar com os personagens.

Para comemorar os 20 anos do lançamento, separamos as principais lições que você pode aprender com o filme:

Receber ajuda não é uma vergonha…

5 Lições de vida nos 20 anos de Gênio Indomável

Você não é fraco ou incapaz porque aceitou a ajuda de alguém. Na verdade, fraco é quem recusa a ajuda e prefere continuar afundando sozinho. É muito nobre entender e enxergar que precisa segurar na mão de alguém pra sair do lamaçal e esta é uma das principais lições do filme.

…E é corajoso baixar a guarda

5 Lições de vida nos 20 anos de Gênio Indomável

Muitas vezes, levantamos a nossa guarda por traumas passados, por experiências extremamente negativas envolvendo qualquer tipo de relacionamento. Por medo de nos machucarmos outra vez, preferimos não sentir coisa alguma por alguém e não conseguimos nos abrir e fazer novas amizades.

Confiar em alguém parece impossível depois deu ma experiência traumática, mas Gênio Indomável nos mostra que se abrir é algo extremamente corajoso e pode mudar a sua vida.

Escolha bem as pessoas que te cercam

5 Lições de vida nos 20 anos de Gênio Indomável

Manter gente tóxica por perto é extremamente prejudicial para a sua vida. Quando não escolhemos bem quem fica do nosso lado, e acabamos nos juntando com pessoas negativas, invejosas, mentirosas e mesquinhas, a dificuldade de nos tornarmos pessoas bem sucedidas é muito maior.

Por isso, tenha por perto apenas pessoas que acreditam em você e que realmente vão te colocar para cima. Deixe a negatividade do lado de fora.

Todos nós precisamos de amigos verdadeiros que possam impulsionar nossos sonhos e nos ajudar em nossa jornada.

A educação pode vir de qualquer lugar

5 Lições de vida nos 20 anos de Gênio Indomável

Este filme nos ensina que podemos aprender muito em uma biblioteca pública e com a dedicação solitária.

Às vezes, podemos aprender mais do que alguém que passou 4 anos e gastou milhares de reais em uma universidade particular ou anos da sua vida para entrar em uma faculdade pública.

É claro que as probabilidades de aprender mais em uma boa faculdade são maiores, mas, sem dedicação, um diploma não é garantia alguma de inteligência e sucesso.

Por outro lado, uma sala de aula pode te ensinar centenas de coisas que a vida não te ensina. Então, esteja disposto a aprender. O tempo inteiro. Não se feche, não ache que você já sabe o suficiente e nem caia na armadilha da arrogância e pare de estudar.

Devemos parar de nos preocupar com o que os outros dizem

5 Lições de vida nos 20 anos de Gênio Indomável

Para conquistar nosso espaço no mundo, devemos parar de nos preocupar tanto com o que os outros acham da gente. Quando agimos assim, podemos nos perder no caminho e esquecer quem realmente somos. É fácil mudar de personalidade no caminho para um objetivo e, no percurso, esquecer o que realmente queremos e qual é o nosso objetivo primário.

Por isso, se preocupe menos com a forma que os outros te enxerguem e seja fiel ao seu caráter.

Por fim, lembre-se: todos estamos tentando encontrar nosso propósito na vida. Algumas pessoas levam mais tempo que outras, então, não fique frustrado se aos 25 anos você ainda não é quem sonhava ser, mas lute todos os dias da sua vida para conquistar isso.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »