Acredito que por muitas vezes a criatividade é superestimada. Muitas pessoas acreditam que a criatividade é um espírito que baixa em uma pessoa na hora da necessidade e vai embora depois de terminada a obra. Quando o que acontece é exatamente o contrário.
Se você perguntar para qualquer grande autor ou criador, vai reparar que todos tratam seu processo criativo como um músculo que deve ser sempre trabalhado e exercitado para não ficar atrofiado e fora de forma.
Baseado em uma série de pesquisas e estudos sobre criatividade, o site Entrepreneur preparou um infográfico com 21 formas de despertar seu espírito criativo e fazer com que você não dependa de um espírito que baixa em você para por uma ideia em prática. Se liga:
Pergunta a 3 pessoas: Leve seu problema para outras pessoas não contaminadas com o seu projeto. Novas perspectivas podem levar a novas soluções.
Pense como um gênio: O que uma pessoa foda no seu ramo faria no seu lugar?
Faça apostas pequenas: Comece pensando pequeno e não tente inventar a roda.
Pegue a pior ideia: Aceitar alguns riscos às vezes vale a pena. Tentar remendar uma ideia considerada ruim pode te levar a uma boa solução para o seu problema.
Questione tudo: Faça testes para entender porque tal coisa funciona daquele jeito. Com as suas perguntas você pode entender o método para criar uma fórmula que dê certo.
Copie: Construa seu projeto baseado em modelos clássicos e que você já sabe que dão certo.
Escreva: Teve alguma ideia boa durante a noite? Acorde e ponha no papel. Tente registrar todos os seus brainstorms. Não deixe boas ideias irem embora com o vento.
Pratique: Quer ser um escritor? Escreva todo dia. Quer ser um desenhista? Desenhe todo dia. Trabalhe todo dia naquilo em que você quer ser bem sucedido para criar intimidade e desenvoltura para resolver processos simples. Essa facilidade, vai te ajudar a focar apenas nas partes mais complicadas e não em como colocar o lápis no papel.
Se desconecte: Deixar o trabalho de lado faz com que sua mente relaxe e facilita a criação de novas conexões para quando você voltar ao projeto.
Olhe para fora: Aprenda o que outras pessoas podem te ensinar e que você não sabe ainda.
Diga talvez: Esteja aberto a todas possibilidades que aparecerem no caminho.
Ligue para um amigo: Novos projetos precisam de novas pessoas envolvidas. As vezes, uma pessoa extra pode ajudar a chegar em soluções que você sozinho não conseguiria.
Foque: Tente se tornar mestre de uma arte de cada vez, não de todas ao mesmo tempo.
Ande: Caminhadas ajudam seu corpo e mente a relaxarem e ainda ajudam você ter novas ideias.
Sonhe e pense besteira: Deixe sua mente viajar para o mais longe possível para abrir novas possibilidades e caminhos a serem traçados.
Não espere: Você deve considerar suas possibilidades, mas não deve ficar esperando para sempre.
Esqueça a perfeição: Aja mais, julgue menos. A perfeição vem com o tempo e prática, não com a espera.
Aproveite o silêncio: Corte a interferência externa e deixe seu intelecto fazer o trabalho sozinho.
Imagine distâncias: Tentar traçar mentalmente aonde você está em relação aos seus objetivos ajuda sua mente a se manter mais criativa.
Refaça seus objetivos: Aonde você queria chegar? Será que isso não mudou no caminho? Trace novos objetivos.
Comece de novo: Jogue tudo fora, limpe sua mente e comece do zero.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso